Image Map

24 novembro 2013

Alunos constroem casa com caixinhas de leite

Um projeto da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Geralda Cesar Vilardi, na zona Oeste de Marília, mobilizou os alunos da unidade de ensino por cerca de sete meses. Por meio da reciclagem e do reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como caixas de leite e tampas de garrafas pet, os alunos construíram uma casa. A ação, além de divertir as crianças da escola, também possibilitou o envolvimento das famílias com o aprendizado dos estudantes. Em anos anteriores, os alunos da EMEF já tinham produzido puffs com garrafas pet e até brinquedos. Para este ano, segundo a professora Lilian Castilho Fonseca, o ideia era elaborar alguma coisa diferente. 
“Foi quando encontrei pela internet o projeto de uma casa feita com caixas de leite e resolvemos aplicar a proposta aqui na escola”. De acordo com a professora, os alunos da escola arrecadaram 870 caixas de leite. “Eles já trouxeram as caixinhas limpas de casa. Com isso, já iniciamos o envolvimento das famílias, que ajudaram as crianças a separar e limpar o material”, destacou. 
Os cerca de 90 alunos dos 4º anos envolvidos com a construção da casa queriam produzir um espaço para que os mais novos – os alunos do 1º ano – pudessem brincar. 
“A partir disso, os pais doaram cola quente e ofereceram ajuda para montar a casa. Um pai que é montador de móveis ajudou com a porta e as janelas”, disse Lilian. O mais importante, segundo a professora, é a consciência de sustentabilidade desenvolvida pelas crianças e retransmitidas por elas para suas famílias. “As crianças perceberam a quantidade de lixo que produzidos e que pode ser descartada na natureza”, lembrou. Os alunos também produziram um painel com tampas de garrafas pet com o nome da escola. Agora, eles estão em fase de produção de uma bandeira do Brasil com a mesma técnica. Fonte
Casinha de caixa de leite (Projeto Reciclagem)
PROFESSORES:
LILIAN
ALESSANDRA
ADILSON

JUSTIFICATIVA
A finalidade da reciclagem é poder obter produtos sem que seja necessário recorrer aos recursos naturais existentes e assim contribuir para um planeta mais limpo e sustentável. 
OBJETIVOS
O projeto tem o objetivo de despertar a reflexão da comunidade sobre a importância da reciclagem, e assim, incentivar todos os envolvidos a participar mais dos programas de reciclagem e colaborar separando em casa o material para doar;
Estimular os alunos a pesquisar os assuntos abordados no Projeto (sustentabilidade, meio ambientem reciclagem, materiais reciclados ou não etc.);
Reduzir o descarte das embalagens no lixo;
Reconhecer a importância de termos atitudes hoje, para que tenhamos um “MEIO AMBIENTE” digno para as futuras gerações;
Construir materiais e brinquedos e objetos variados com materiais que seriam descartados. 
RECURSOS MATERIAIS 
  •  Caixas de leite, embalagens de amaciante, tampinhas de garrafa PET, entre outros
  • Cola quente, cola e tesoura.
  • Linha de nylon
  • Máquina fotográfica digital.
  • Material de papelaria diverso.
  • Internet.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR 
  • O conteúdo de todas as Áreas dos Conhecimentos pode ser aproveitado para trabalharmos com a reciclagem. Por exemplo, textos pesquisados sobre os materiais, duração, etc.; tabelas, estimativa e quantidade acumulada, impacto ambiental e social das ações, confecção de objetos, entre outras.
CULMINÂNCIA 
  • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano na exposição de final de ano na escola;
  • Doação de 3 casinhas feitas com caixas de leite longa vida para os primeiros anos;
  • Confecção cortinas e composições de desenhos com tampinhas que podem ser usados como tapete ou quadros na escola. 
MÃOS À OBRA
Demos início ao trabalho. Todos os alunos sabem o propósito de nosso trabalho com a reciclagem. Num primeiro momento, confeccionar 3 casinhas de caixas de leite, uma para cada um dos primeiros anos. O projeto da casinha é de conhecimento de todos e estudado na matemática. Para começar, organizamos as turmas em grupos, de forma que cada qual ficasse responsável por um trabalho: separar o jornal para encher as caixas de leite, separar as tampinhas, encher as caixas com jornal, colar as caixas com os professores e armazenar em sala. O passo posterior será começar a fazer as paredes da casinha. Todos os alunos se envolveram nas atividades e, num instante, demos conta do trabalho.
Fotos:

2 comentários:

  1. Tenho orgulho em dizer que foi minha esposa quem fez este projeto com os alunos dela! Foram meses de trabalho que valeram a pena!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Você deve se orgulhar mesmo! Belíssimo trabalho!
    Secretaria Municipal da Educação - Marília
    Volte sempre!

    ResponderExcluir