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31 maio 2014

Atribuição de estagiários da rede municipal de Marília

           
No dia 30 de maio de 2014, nas dependências da Secretaria Municipal de Marília foram atribuídas 32 vagas de Estagiários remunerados de Pedagogia, para trabalharem nas escolas de Educação Infantil, com atendimento de crianças de 4 meses à 5 anos de idade e escolas do Ensino Fundamental.
O Diretor de Gestão Escolar, Prof. Joaquim Bento Feijão, ressaltou a importância de um trabalho colaborativo dentro das escolas, e que estes estagiários contribuirão efetivamente para o desenvolvimento integral das crianças, juntamente com os professores. 
Segundo a educadora Gislaine Alexandre Passerini, “o processo de formação é contínuo, inicia-se antes mesmo do curso de graduação, nas interações com atores que fizeram e fazem parte de sua formação. E este processo sofre influência dos acontecimentos históricos, políticos, culturais, possibilitando novos modos de pensar e diferentes maneiras de agir perante a realidade que o professor está inserido”.
É o momento de adquirir novos aprendizados no ambiente escolar, uma relação entre professor – criança e estagiários, juntos trabalhando no desenvolvimento desta criança.

Provinha Brasil: instrumento pedagógico para avaliação do processo de alfabetização e de Matemática

Nos dia 27 e 28 de maio, os 1609 alunos das turmas de 2º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Marília participaram da Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil. A prova é um dos indicadores sobre o sistema educacional brasileiro produzido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb. Governo Federal, governos estaduais e municipais têm atuado em consonância a fim de reduzir desigualdades, atingir as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional. O município de Marília participará das duas fases de aplicação da referida avaliação. Nesta primeira fase, houve grande envolvimento das escolas e a colaboração dos pais para a participação efetiva dos alunos.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP –, a avaliação diagnóstica visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças das escolas públicas brasileiras. Conforme Portaria Normativa nº 10, de 24 de abril de 2007, a avaliação tem os seguintes objetivos: avaliar o nível de alfabetização das crianças; oferecer um diagnóstico com intenção preventiva e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.

HEC dos professores de Educação física

A iniciativa desse encontro não é nova. Teve inicio a partir da pesquisa para a dissertação de Mestrado da educadora Maria Luiza Salzani Fiorini intitulada "CONCEPÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA" orientada pelo Prof. Dr. Eduardo José Manzini. Ao término da pesquisa ocorrida em 31 de Janeiro de 2011, os professores sentiram a necessidade de dar continuidade aos encontros e manifestaram esse desejo a partir dos dados coletados na avaliação institucional de 2013.
Em 17/04/14 resolvemos retomar os encontros. Iniciamos com a presença da referida pesquisadora com o objetivo de apresentar aos demais professores de educação física da rede a conclusão da pesquisa realizada na EMEF Professor Américo Capelozza com a participação dos professores: Iurandi Lima Costa e Vanderléia Ricci. Para ver post: clique aqui
A partir desse pontapé inicial, nos questionamos: como continuar? Por onde seguir? O que abordar? Foram os próprios professores que nos incentivaram e nos mostraram o caminho a seguir.
Afinal das contas, por que somos educadores e educadoras? 
Há um ditado chinês que diz que, se dois homens vem andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um; porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia, e, ao se encontrarem, eles trocam as ideias, cada homem vai embora com duas. Quem sabe é esse mesmo o sentido do nosso fazer: repartir ideias, para todos terem pão...
Mário Sérgio Cortella (1999)

Nunca duvide da força de um pequeno grupo de pessoas para transformar a realidade. Na verdade eles são a única esperança de que isso possa acontecer. Margaret Mead

No dia 29/05/14 o professor Wellington T. da Costa da EMEF Professora Cecília Alves Guelpa, gentilmente nos recebeu em sua escola para assistirmos suas aulas e trocarmos ideais e experiências.

Todos os professores receberam o plano de aula, com atividades planejadas para alunos de primeiro ano em que foram trabalhadas as seguintes atividades:
  1. Coelhinho sai da toca - simples, dupla, trio; 
  2. Coelhinho sai da toca - Dentro, fora, metade; 
  3. Coelhinho sai da toca - 1, 2, 3 (em círculo); 
  4. Estou aqui, por que? 
  5. Desenhar com barbante; 
  6. Soprar a bolinha; 
  7. Pensa rápido - sentado; 
  8. Jogando com o alfabeto; 
  9. Bola ao arco; 
  10. Estafeta da caixinha de fósforo; 
  11. Desenhar o corpo; 
  12. Formar letras com o corpo (grupos); 
  13. Pé de Elefante.

26 maio 2014

Reunião com professoras coordenadoras de EMEF e EMEFEI

O ensino da Língua materna nas escolas tem se tornado cada vez mais motivo de discussão, dúvida e crítica. Por um lado há pontos de vista levantados pelos linguístas argumentando sobre a importância exagerada que se dá ao ensino da gramática e a norma padrão da língua. Por outro lado nos deparamos com a exigência de estudar e ensinar gramática na escola, mas não encontramos material coerente para tal exercício, resultando numa enorme confusão a respeito da necessidade ou não de ensinar gramática. A partir de tais indagações, novos materiais didáticos têm surgido numa tentativa de transformar o ensino da gramática numa atividade contextualizada, embora seja esse um desafio ainda em evidência. O estudo de gramática é uma necessidade no ensino de toda e qualquer língua. O que se deve pôr em questão é como se deve trabalhar tal conteúdo e até onde ele se torna importante para os estudantes da língua. Sobre isso Sírio Possenti comenta: "O objetivo da escola é ensinar o português padrão, qualquer outra hipótese é um equivoco. A tese de que não se deve exigir dos alunos o domínio do dialeto padrão baseia-se no preconceito de que teriam dificuldades em aprender, o que não é verdade. O dialeto não padrão os alunos já sabem, e falar em não ensinar o padrão equivale a tirar o português das escolas." (POSSENTI, Sírio em "Sobre o ensino do português na escola")
Referência:
POSSENTI, Sírio em Observações sobre gramática e texto

Arquivo utilizado:

24 maio 2014

“Oficinas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental”

Iniciamos o segundo módulo do curso “Oficinas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental”. O tema desenvolvido nesse módulo são as estratégias de leitura. 
O objetivo é refletir junto aos professores como podemos desenvolver atividades significativas para o ensino da leitura, visto que se faz urgente repensar as práticas de leitura na escola a fim de não formarmos mais analfabetos funcionais. Dessa forma, as oficinas propõem momentos teóricos e práticos de modo a instrumentalizar o professor no exercício da práxis. 
As oficinas são estendidas a todos os professores de 1º, 2 º e 3º anos e para os professores coordenadores. Serão cinco encontros que vislumbram acerca do ensino da leitura e ocorrem uma vez por semana na secretaria municipal da educação: manhã, das 8h00 às 11h00 e à tarde das 14h00 às 17h00. 

Arquivo utilizado:

23 maio 2014

Segundo encontro de formação do Projeto Khan Academy


Princípios da Khan Academy:
O processo ensino / aprendizagem deve ser:
Personalizado para atender às necessidades particulares de cada aluno. 
Focado no domínio para formar uma compreensão de base forte sobre os conceitos.
Interativo para incentivar a aprendizagem; o aluno se sente ativo.
Autônomo para que o aluno se sinta responsável pelo seu aprendizado, além de possibilitar a escolha de conteúdos e de momentos para trabalhar.
Reunião com Equipe Gestora – Coordenadores e Diretores
Objetivo:
• Refletir sobre a função da equipe gestora com o intuito de favorecer o sucesso do projeto Khan Academy 
• Discutir ações que podem ser incorporadas na rotina de trabalho dos líderes da instituição
Arquivo utilizado:

22 maio 2014

Primeiro encontro de capacitação do Projeto Khan Academy

A Secretaria Municipal da Educação de Marília firmou parceria com a Fundação Lemann para iniciar a partir deste mês mais um projeto piloto envolvendo desta vez quatro escolas de ensino fundamental: Américo Capelozza, Cecília Alves Guelpa, Nelson Gabaldi e Roberto Caetano Cimino que passam a adotar uma nova metodologia de ensino da matemática utilizando a Plataforma Khan Academy.
A Khan Academy é uma organização educacional sem fins lucrativos criada em 2008 pelo norte-americano Salman Khan. Sua missão é oferecer educação de alto nível para qualquer pessoa em qualquer lugar, por meio de vídeo-aulas e plataforma de exercícios online. Todo conteúdo é aberto e gratuito. A Fundação Lemann – em parceria com o Instituto Natura, Instituto Península, o Ismart e a Fundação Telefônica – trouxe a Khan Academy para o Brasil, traduzindo para os vídeos e levando a ferramenta de exercícios para escolas públicas. Atualmente há mais de 1000 aulas em português – de Matemática, Biologia, Química e Física. A plataforma de exercícios de matemática da Khan Academy está disponível em português e pode ser acessada aqui. Adaptativa ela permite o aprendizado em qualquer ritmo.
Hoje demos início a primeira formação dos professores dos 3º, 4º e 5º anos das quatro escolas que farão parte do projeto piloto. 
Atividade Inicial:

21 maio 2014

Educação Matemática nos Anos Iniciais

O contexto atual possui exigências crescentes relacionadas à capacidade de lidar com as mais diferentes dimensões da vida das pessoas. O conhecimento matemático torna-se cada vez mais necessário no momento em que a generalização da tecnologia e dos meios de informação baseados em dados quantitativos e espaciais em diferentes representações são amplamente utilizados. Por isto, adequações e atualizações são necessárias na Educação Matemática.
Diante dessas solicitações, à escola cabe apresentar aos alunos as mais diferentes possibilidades de Aprendizagem Matemática. É preciso que, por meio de ações educativas, haja um trabalho na educação Matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo, reconhecendo sua importância em nossa cultura.
Por compreender o conhecimento histórico dessa área como um conjunto de conceitos e procedimentos que comportam métodos de investigação e raciocínio, formas de representação e comunicação, a Secretaria Municipal da Educação de Marília, preocupada com a formação dos alunos, propôs capacitações aos educadores da rede retomando as discussões sobre a importância da formação de conceitos matemáticos por meio do “fazer matemático” e da “resolução de problemas”; do estudo das quatro etapas do esquema de Polya; da análise dos tipos de erros; da retomada das orientações gerais dessa Secretaria e análise das expectativas para cada ano do Ensino Fundamental – Ciclo I e, por fim, a apresentação do Projeto "EMAI - Educação Matemática nos Anos Iniciaiselaborado pela Secretaria Estadual da Educação.
O EMAI compreende um conjunto de ações que têm como objetivo articular o processo de desenvolvimento curricular em Matemática, a formação de professores, o processo de aprendizagem dos alunos em Matemática e a avaliação dessas aprendizagens, elementos chave de promoção da qualidade da educação. No texto de apresentação do projeto estão explicitados os três pilares de atuação: organização e desenvolvimento curricular; formação de professores; e avaliação das ações e do desempenho dos alunos.
Por suas especificidades, as oficinas de Formação dos professores da rede municipal do ensino fundamental foram divididas por anos. A primeira, realizada no dia 16 de maio, abordou os conteúdos relacionados ao 3º ano.

Virada Cultural 2014 - Programação

PROGRAMAÇÃO:
DIA 24/05

PALCO INTERNO - TEATRO SAGRADO CORAÇÃO
Av. Nelson Spielmann, 746
18h - ABERTURA OFICIAL
18h15 - Chemical Funk - Danças Urbanas (Dança)
20h - Fanfarra Funk (Música)
21h30 - EcoTeatral - Sala de Espera (Teatro)
23h - Edson Júnior (Stand Up)


PALCO EXTERNO 

Avenida das Indústrias (em frente ao Poupatempo)
19h - DJ Chico Leibholz (Música)
19h30 - Banda em Balde (Música)
21h - Sandália de Prata (Música)
22h30 - Daúde - Código Daúde (Música)

AUDITÓRIO MUNICIPAL "PROF. OCTÁVIO LIGNELLI" (Intervenções locais)
Av. Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal - entrada pelo Museu de Paleontologia).
19h - Orquestra Mariliense de Viola Caipira
20h30 - Samba de Bamba - samba de raiz
21h30 - Grupo de Capoeira Marília Brasil com Mestre Pereira
22h20 – Banda Poderoso Chefão (Rock’n roll clássico) 

SALA DE PROJEÇÃO MUNICIPAL CINE CULTURA: (Intervenções locais)
Av. Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal - entrada pelo Museu de Paleontologia).
20h - O Troco* 11min, Brasil, 2008. Direção: André Rolim. Classificação: Livre. Pontos MIS 
20h15 - Dois em Um* 90min, França, 2008. Direção: Nicolas Charlet e Bruno Lavaine. Classificação: 14 anos. Pontos MIS 
22h - Proibido Proibir* 105min, Brasil, 2007. Direção: Jorge Durán. Classificação: 16 anos. Pontos MIS 

DIA 25/05
PALCO EXTERNO 
Avenida das Indústrias (em frente ao Poupatempo)
0h - Geraldo Azevedo - Voz & Violão (Música)
15h - DJ Chico Leibholz (Música)
15h30 - Moxine (Música)
17h - Vanguart - Especial Raul Seixas (Música)
18h30 - Raimundos (Música)

PALCO EXTERNO 
Avenida das Indústrias (em frente ao Poupatempo)
0h - Geraldo Azevedo - Voz & Violão (Música)
15h - DJ Chico Leibholz (Música)
15h30 - Moxine (Música)
17h - Vanguart - Especial Raul Seixas (Música)
18h30 - Raimundos (Música)

BIBLIOTECA MUNICIPAL "JOÃO MESQUITA VALENÇA"
Centro Cultural - Av: Sampaio Vidal, 24510h - Contação de Histórias "O segredo da Tartanina" com Havana Martins
10h40 - Contação de Histórias "Histórias para lembrar" com Simone de Lima 

AUDITÓRIO MUNICIPAL "PROF. OCTÁVIO LIGNELLI"
Av. Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal - entrada pelo Museu de Paleontologia).
11h30 - Espetáculo “O Museu da Emília” com Grupo ELAM de Teatro (Uma adaptação livre do conto “O Museu da Emília” de Monteiro Lobato)

SALA DE PROJEÇÃO MUNICIPAL CINE CULTURA:
Av. Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal - entrada pelo Museu de Paleontologia).
0h - Calígula Drama/Erótico, 156min, EUA/Itália, 1979. Direção: Tinto Brass/Bob Guccione/Giancarlo Lui. Classificação: 18 anos
11h - Kirikou - Os Animais Selvagens* Animação, 75min, França, 2005. Direção: Michel Ocelot e Bénédicte Galup. Classificação: livre. Pontos MIS 
14h - O Pequeno Italiano* Drama, 99min, Rússia, 2006. Direção: Andrei Kravchuk. Classificação: 12 anos. Pontos MIS 

PRAÇA MÁRIO COSENTINO, PRÓXIMO AO PALCO EXTERNO
14h - Oficina de pintura em azulejos com Davi Antiqueira Ferreira - 30 vagas
* Filmes cedidos pelo Museu da Imagem e do Som da Secretaria de Estado da Cultura, dentro do Programa Pontos MIS .

Festas Juninas – 2014


Data
Escola
Horário
31/05
(Sábado)
EMEI Favo de Mel
14h00
EMEI Monteiro Lobato            (Bem Me Quer)
14h00
05/06
(Quinta feira)
EMEI Chapeuzinho Vermelho

9h00
14h00



06/06
(Sexta feira)
EMEI Irmão Maurício

9h00
EMEI Pingo de Gente
19h00
EMEF Edméa Sola

10h00
15h00
EMEI Beija Flor

14h00
EMEI Bem Te Vi

9h00
14h00
Restaurante Infantil
14h00







07/06
(Sábado)
EMEI Arco Íris
13h00
EMEI Balão Mágico
13h30
EMEI Estrelinha Dourada
14h00
EMEI Fernando Mauro
14h00
EMEFEI Antonio G. Egéa
14h00
EMEF Américo Capelozza
14h00
EMEF Edméa Sola     (externa)
14h00

EMEF Isaltino de Campos
13h00
EMEF Mário Covas
14h00
EMEF Myrthes Pupo
14h00
EMEF Nicácia Gil
Das 11h00 às 15h00
EMEF Nivando M.
13h00
EMEF Olímpio Cruz
13h00

08/06
(Domingo)
EMEI Roda Pião
(Bem Me Quer)
14h00
EMEI Sementinha
14h00
EMEF Reny Pereira Cordeiro
12h00
13/06
(Sexta feira)
EMEI Amor Perfeito
19h00
EMEI Curumim

15h00






14/06
(Sábado)
APAE
15h00
EMEI 1,2...Feijão com Arroz
13h30
EMEI Branca de Neve
14h00
EMEI Copo de Leite
14h00
EMEI Mãe Cristina
13h00
EMEI Primavera
13h00
EMEI Raio de Sol
13h30
EMEI Saci Pererê
(Bem Me Quer)
14h00
EMEI Walt Disney
14h00
EMEF Cecília Guelpa
14h00
EMEF Célio Corradi
13h30
EMEFEI Chico Xavier
13h00
EMEF Geralda Vilardi
14h00


15/06
(Domingo)

Lar da Criança
13h00
EMEI Leda Casadei
14h00
EMEI Príncipe Mikasa
13h00
EMEF Antonio Ribeiro
14h00
18/06
(Quarta feira)
EMEI Meu Anjo
18h30

19/06
(Quinta feira)
EMEI Ciranda Cirandinha
14h00
EMEI Sambalelê
14h00
EMEI Sítio do Pica Pau
13h30
EMEF Antonio Moral
13h00
EMEFEI Roberto Cimino
13h30
27/06
(Sexta feira)
EMEI Nossa Sra da Glória
19h00
05/07
Sábado
EMEF Nelson Gabaldi
14h00
06/07
(Domingo)
EMEF Paulo Freire
14h00

EMEI Criança Feliz
13h00
EMEI Cantinho do Sossego
13h30