Image Map

27 novembro 2014

FORMATURA DAS EMEIs CURUMIM E IRMÃO MAURÍCIO

Aconteceu no dia 27/11, nas EMEIs Curumim e Irmão Maurício, as festas de encerramento do ano letivo.
Os eventos marcam o encerramento de um trabalho desenvolvido durante todo o ano de 2014 com crianças de 4 meses a 1 ano e 7 meses de idade, onde o conhecimento é compreendido como um processo em construção, sendo que o brinquedo e demais rotinas desenvolvidas, são veículos que possibilitaram a exploração do mundo. Todas as ações foram organizadas de forma pedagógica, proporcionando ao bebê seu desenvolvimento integral. Assim, os estímulos visuais, sonoros e táteis disponibilizados, auxiliaram na formação e interação das crianças.
A EMEI Curumim realizou a festa no Espaço José Marques Beato, 245, às 19h00, com apresentações de todas as turmas de músicas natalinas.
A EMEI Irmão Maurício, realizou sua festa no Buffet Vila Romana, situado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3061, às 19h00, com apresentações de todas as turmas.
Os eventos contaram com a participação de pais e comunidade. Por Ana Cristina e Andréia Tejo.

25 novembro 2014

Décimo encontro do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa - PNAIC

O objetivo deste encontro foi oferecer elementos aos professores para que elaborem uma revisão do que foi abordado nos cadernos anteriores e, além disso, somem esforços para trabalhar com seus alunos no sentido de que possam:
• utilizar caminhos próprios na construção do conhecimento matemático em resposta às necessidades concretas e a desafios próprios dessa construção; 
• reconhecer regularidades em diversas situações, compará-las e estabelecer relações entre elas e as regularidades já conhecidas; 
• perceber a importância da utilização de uma linguagem simbólica na representação e modelagem de situações matemáticas como forma de comunicação; 
• desenvolver o espírito investigativo, crítico e criativo, no contexto de situações-problema, produzindo registros próprios e buscando diferentes estratégias de solução; 
• fazer uso do cálculo mental, exato, aproximado e de estimativas;
• utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação potencializando sua aplicação em diferentes situações.


Convite - Formatura da Educação Infantil 2014

Acontece neste final de semana um dos eventos mais aguardados do ano: a tradicional Festa de Formatura da Educação Infantil da cidade de Marília.
O evento será realizado no dia 28 de novembro, às 20h00, no CMEEC - Centro Municipal Educacional Esportivo Cultural Profª Neusa Maria Bueno Ruiz Galetti, na Avenida Santo Antonio , 2701.
Será uma festa cheia de brilho e encantamento marcando o encerramento da Educação Infantil, e o início de uma nova etapa: o Ensino Fundamental.
Esse ano, o tema da festa será “Uma viagem pelo o universo encantado das histórias infantis”.
Na noite de sábado, alunos das EMEIs: Arco-Íris, Bem-me-quer, Chapeuzinho Vermelho, Dr.Fernando Mauro, Monteiro lobato, Príncipe Mikasa, Sítio do Pica Pau Amarelo e Walt Disney apresentarão números que remetem ao mundo encantado do cinema, com personagens encantadores, belíssimas imagens , cores e magias.

Aniversário do Museu de Paleontologia

Fotos do evento:

Agenda de eventos em dezembro das EMEFs e EMEFEIs

A Avaliação Institucional é um processo que, entre outras funções, auxilia a Secretaria Municipal da Educação na identificação dos aspectos institucionais que precisam ser melhorados e do que precisa ser preservado, desenvolvendo uma cultura de constante aprimoramento. Para tanto, funcionários, pais de alunos, docentes, coordenadores e diretores da escola contribuem respondendo um questionário que aborda questões referentes ao ensino e práticas pedagógicas; gestão, orientando ações futuras. A visita às escolas é parte integrante desse processo. 
Nosso objetivo é "[...] Escutar é também não interromper as pessoas quando elas não falam na velocidade que a gente gostaria ou com a clareza que a gente desejaria e, principalmente, quando elas não dizem o que a gente pensava que diriam. [...] Escutar é esperar o tempo que cada um tem de falar – e de silenciar. Eliane Brum".

24 novembro 2014

Torneio Khan Academy

Pessoal, faltam 6 dias para encerrar o Torneio Khan Academy!! Vamos usar a plataforma com nossos alunos para aumentar as chances de premiação!

Reunião de Professoras Coordenadoras e Diretoras de EMEIs, EMEFEIs e CMEIs

Aconteceu na última terça-feira, dia 18 de novembro de 2014 a reunião de Professoras Coordenadoras e Diretoras de EMEIs, EMEFEIs e CMEIs da Rede Municipal de Educação de nossa cidade. O objetivo deste encontro foi refletir sobre o trabalho de Professor Coordenador em nossas Unidades Escolares.
Num passado não muito remoto, essa figura nem sequer existia. Começou a aparecer nos quadros das Secretarias de Educação quando os responsáveis pelas políticas públicas perceberam que a aprendizagem dos alunos depende diretamente de maneira como o professor ensina. Ao longo da década de 1980, um acirrado debate em torno da democratização do ensino colocou em evidencia a formação dos professores, como meio de garantir a elevação dos padrões de qualidade da educação. 
Isso resultou numa revisão do trabalho do coordenador pedagógico, que passou a assumir um papel preponderante na formação docente. É ele que está na escola, ao lado do professor, e que possui todas as condições para de fato concretizar as políticas de formação permanente de professores.
Sabendo que o Professor Coordenador/Coordenador Pedagógico é corresponsável pela sala de aula, pelo trabalho realizado pelo professor e pelos resultados dos alunos. Ele faz parte do corpo de professores e sua função principal se divide entre a formação de professores e a gestão do Projeto Político Pedagógico da escola. 
Isto implica considerar os professores como sujeitos intelectualmente ativos, ou seja, reconhecer que os professores, assim como as crianças, também constroem conhecimentos a partir de suas representações e que suas aprendizagens também acontecem por aproximações sucessivas. Afinal de contas, “formar não é ensinar às pessoas determinados conteúdos, mas sim trabalhar coletivamente em torno da resolução de problemas. A formação faz-se na ‘produção’, e não no ‘consumo’, do saber” (NÓVOA, 1988).
“O que me interessa fortemente (...) não é dar receitas, mas é propor desafios, é discutir aspectos que eu considero necessários e permanentemente presentes na prática docente, que eu chamei de saberes fundamentais.” Paulo Freire 
Equipe Pedagógica de EMEI
18/11/2014.

20 novembro 2014

Reunião de encerramento do Projeto piloto Khan Academy nas EMEFs de Marília em 2014


Salman Khan, fundador da Khan Academy
(Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
Educação é algo que se pode dar de graça', diz criador da Khan Academy
O cientista da computação e matemático acredita que a educação é um direito humano, como comida, água e abrigo. Por isso, diz, seu objetivo é oferecer "educação gratuita, de nível internacional, para qualquer pessoa em qualquer lugar".  
"Esperamos que os funcionários sejam criativos e inovadores, mas eles passaram dez ou doze anos de suas vidas sentados passivamente na sala de aula" Salman Khan, - fundador da Khan Academy
Ainda no ensino médio, ele entrou para o time de luta greco-romana do colégio em que estudava, e notou as diferenças entre treinadores de luta e do professor de matemática. "O treinador falava apenas durante cinco minutos, depois nós praticávamos, e aí os alunos mais velhos, ou o próprio treinador, nos dizia onde estávamos errando. Na aula de matemática o aluno senta e espera o que o professor tem a fazer por ele."
O sistema de Khan permite que o aluno trabalhe individualmente e o professor monitore o desempenho de todo o grupo em tempo real. Assim, é possível deixar que os estudantes mais avançados continuem progredindo, e ajudar com mais eficácia os que têm dificuldades, já que o programa mostra exatamente qual é o conteúdo que eles ainda não dominaram. Fonte
Nesta quarta-feira 19/11/14 a Secretaria Municipal da Educação de Marília teve a honra de receber representantes das quatro escolas que fizeram parte do projeto piloto utilizando a plataforma Khan Academy, a saber: EMEFs Américo Capelozza, Cecília Alves Guelpa, Nelson Gabaldi e Roberto Caetano Cimino, além de representantes das secretarias municipais de Garça e Salto Grande para socialização de práticas utilizando a metodologia de ensino hibrido. 
Foram trocas importantes e riquíssimas que nos motivaram a iniciar o ano de 2015 agregando mais escolas ao referido projeto. 
Agradecemos a parceria com a Fundação Leman e ao nosso tutor Fernando Mello Trevisani por todo o apoio e orientação.
Fotos e vídeos da socialização das experiências com o ensino híbrido:





19 novembro 2014

Consciência negra o ano todo

Novembro é o mês da consciência negra, mas relações raciais e o respeito à diversidade devem ser trabalhados o ano todo.
Lei Federal 10.639/03
Em março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e tem o objetivo de promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro.
A escola é o lugar de construção, não só do conhecimento, mas também da identidade, de valores, de afetos, enfim, é onde o ser humano, sem deixar de ser o que é, se molda de acordo com sua sociedade. O Brasil, formado a partir das heranças culturais européias, indígenas e africanas, não contempla, de maneira equilibrada, essas três contribuições no sistema educacional. Por isso, ter como meta a efetiva realização das prerrogativas dessa Lei é essencial para a construção de uma sociedade mais igualitária. Fonte

18 novembro 2014

Saúde na Escola: Prefeitura realiza entrega de óculos aos alunos da EMEF “Prof. Paulo Freire”

O prefeito Vinicius Camarinha e os secretários municipais da Educação e da Saúde – Fabiana Cruvinel e Luiz Takano (respectivamente) realizaram nesta terça-feira (18) a entrega de óculos aos alunos da EMEF “Prof. Paulo Freire”, que apresentaram esta necessidade física durante o teste de acuidade visual. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola e visa a prevenção, promoção e atenção à saúde das crianças, valorizando o bom desenvolvimento escolar. 
“Mais uma vez o nosso governo se preocupa com a saúde e a qualidade de vida da população. Desde o início, foram inúmeras ações voltadas para este fim, como por exemplo, os mutirões de ortopedia, mamografia e catarata, e agora, a nossa preocupação é direcionada a cuidar da acuidade visual das crianças da rede municipal”, destaca o prefeito Vinicius Camarinha.
O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, surgiu como uma ação conjunta entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde das crianças, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças da rede pública de ensino.
PROJETOS
Dentre todas as ações propostas, o PSE vem realizando o Projeto Olhar Brasil. Este projeto está inserido nas duas escolas de ensino fundamental: EMEF Prof. Paulo Freire e EMEF Prof. Isaltino de Campos, e contando com o apoio de duas Unidades de Saúde da Família da área de abrangência: USF Parque dos Ipês e USF Parque das Nações.
A primeira etapa do “Projeto Olhar Brasil” foi a realização do teste de acuidade visual em todas as crianças das duas escolas, totalizando 928 crianças. Um total de 52 crianças realizou avaliação oftalmológica com o médico especialista do município (Dr. Emerson) e 20 apresentaram necessidade do uso de óculos.

Segunda etapa de aplicação da Provinha Brasil 2014

A Secretaria Municipal da Educação recebeu no final da tarde de ontem o material de aplicação da segunda etapa de aplicação da Provinha Brasil. 
Em abril de 2008, foi aplicada a 1ª edição desta avaliação. A cada edição busca-se a melhoria do instrumento tanto para fins diagnósticos como para avaliação da aprendizagem.
A partir de 2011, incluiu instrumentos para monitoramento das habilidades de Matemática. Nesse sentido, ao implementar o instrumento de Matemática, o intuito foi garantir que fosse realizado o diagnóstico do processo de alfabetização de uma maneira ampla, e, ao mesmo tempo, que se permita o desenvolvimento de atividades e a reorganização da prática pedagógica dessa área de conhecimento. Desse modo, compreende-se que a participação nessa avaliação traz benefícios para todos os envolvidos no processo educativo: alunos, professores alfabetizadores e gestores.
Em 2013, por conta das ações do PNAIC, o Inep está desenvolvendo um Sistema online para apoiar as redes de ensino que queiram lançar seus resultados da Provinha Brasil, gerar relatórios e analisar os dados de forma mais sistematizada. O referido sistema está em fase de finalização e em breve estará acessível às escolas e redes. 
A Provinha Brasil deve ser aplicada a todos os alunos matriculados no segundo ano ou da segunda série do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Fonte
Objetivos:
  • estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino;
  • planejamento de cursos de formação continuada para os professores;
  • investimento em medidas que garantam melhor aprendizado;
  • desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas;
  • melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.
Todas as escolas da rede municipal de educação de Marília receberão os pacotes de prova via malote amanhã dia 19/11/14. A aplicação ocorrerá no dia 21/11/14 (sexta-feira).

17 novembro 2014

ENCERRAMENTO DO CICLO DE PALESTRAS DA SEMANA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Encerrou-se, no último dia 14, o ciclo de palestras da “Semana da Educação de Jovens e Adultos”, promovida pela Secretaria Municipal da Educação, no período de 10 a 14 de novembro de 2014
O último dia do evento, contou com a presença de João Carlos Venâncio, Mestre pela UNESP de Presidente Prudente e membro da Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania, que apresentou a palestra: “Políticas públicas na Educação de Jovens e Adultos: algumas questões”. No mesmo dia, a mestranda da UNESP de Presidente Prudente, Alessandra Fonseca Farias, abordou o tema: “Perspectivas da Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos”.
Ao final das palestras, a Supervisora Rosemary fez o discurso de encerramento, agradecendo as riquíssimas contribuições dos palestrantes, a presença dos professores da Rede Municipal da Educação e dos alunos do curso de Pedagogia da FAIP, acompanhados pelas professoras: Catarina e Juliane.
A semana da Educação de Jovens e Adultos alcançou com sucesso os seus objetivos, pois oportunizou eventos culturais aos alunos e fortaleceu a formação dos educadores da EJA, agregando informações acerca de importantes temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na educação de pessoas adultas.
Os sinceros agradecimentos a todos que contribuíram na realização do evento, de modo especial à Secretária Municipal da Educação, Professora Doutora Fabiana Rodrigues Cruvinel e ao Prefeito Vinícius de Almeida Camarinha pelo carinho e apoio sempre dados à Educação de Jovens e Adultos. Por Odirlei de Oliveira

Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA 2014

Entre os dias 17 e 26 de novembro de 2014 os alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de Marília participarão da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. Essa avaliação se insere no âmbito das ações do “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC".
O principal objetivo dessa avaliação é concorrer para a melhoria da qualidade do ensino e reduzir as desigualdades no ciclo de alfabetização, para isso, o Inep irá aferir o nível de alfabetização dos educandos ao final do 3º ano e coletar dados relativos aos fatores associados que possibilitem a contextualização do desempenho de cada escola. A ANA contemplará a avaliação de cinco eixos: a) infraestrutura das instituições; b) formação de professores; c) gestão; d) organização do trabalho pedagógico e; e) desempenho.
A ANA será realizada em dois momentos: no primeiro serão disponibilizados questionários contextuais que serão respondidos via on-line pelos professores das turmas avaliadas e diretores de escolas. No segundo, serão aplicados testes de desempenho para aferir a alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização Matemática dos alunos que estão cursando o 3º ano do ensino fundamental.
Os testes foram construídos tendo por base uma Matriz de Referência que contempla os conhecimentos básicos para esse nível de ensino. Os testes de Língua Portuguesa são compostos por 17 questões de múltipla escolha e 3 questões de escrita e os testes de Matemática são compostos por 20 questões de múltipla escolha. Metade da turma avaliada responderá as questões de Língua Portuguesa e a outra metade responderá as questões de Matemática. Todos responderão os itens de escrita.
 Fonte
Datas de Aplicação
Escolas
17/11/14 – segunda-feira
EMEF Américo Capelozza
EMEF Célio Corradi
EMEF Geralda César Vilardi
EMEF Myrthes Negreiros
EMEF Nelson Gabaldi
EMEF Nivando Mariano dos Santos
18/11/14 – terça-feira
19/11/14 – quarta-feira
EMEF Antonio Moral
EMEF Antonio Ribeiro
EMEF Cecília Guelpa
EMEF Mário Covas
EMEF Paulo Freire
EMEF Reny Pereira Cordeiro
20/11/14 – quinta-feira
24/11/14 – segunda-feira
EMEF Chico Xavier
EMEF Edméa Sola
EMEF Nicácia Garcia Gil
EMEF Olímpio Cruz
EMEF Roberto Caetano Cimino
EMEF Isaltino de Campos
25/11/14 – terça-feira
26/11/14 – quarta-feira
EMEF Isaltino de Campos

16 novembro 2014

“AS ATIVIDADES DO LER E DO ESCREVER PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA”

Dando continuidade ao ciclo de palestras da “Semana da Educação de Jovens e Adultos”, no dia 13/11, ocorreu, no Auditório da Secretaria Municipal da Educação, a palestra: “As atividades do ler e do escrever para a aprendizagem da língua materna”, ministrada por Stela Miller, Professora Doutora da UNESP de Marília.
A referida professora abordou aspectos relacionados ao ensino do ler e do escrever para jovens e adultos, destacando a importância de se propor atividades de leitura e escrita de textos em contextos reais de uso, integrando a ação do aluno com um objetivo real. Stela destacou ainda que: “Escola que prepara para a vida, e é parte integrante da vida do aluno, organiza a aquisição da leitura e da escrita por meio de atividades vitais: motivadas pelo desejo de comunicação com o outro, cumprindo diversas finalidades conforme a situação de interação social em jogo no momento da aprendizagem”.
O evento contou com a presença de educadores da Rede Municipal da Educação e alunos do curso de Pedagogia da UNIESP. Por Odirlei de Oliveira

14 novembro 2014

Lançada mais uma edição do curso Gestão para a Aprendizagem

Diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas que queiram implementar ações de impacto em suas escolas já podem se inscrever para mais uma edição do curso Gestão para a Aprendizagem, agora com dois polos para o encontro presencial: Grande São Paulo e Fortaleza.
O curso, com duração de um ano, objetiva formar equipes gestoras para terem como centro de sua gestão o trabalho pedagógico da escola, com foco no aprendizado dos alunos. Para isso, é dividido em três momentos:
- Encontro presencial: carga horária de 12 horas. O cursista poderá escolher o local mais próximo para o encontro: na Grande São Paulo (02 e 03 de fevereiro de 2015) ou em Fortaleza (09 e 10 de fevereiro de 2015).
- À distância: carga horária de 90 horas, compostas de leituras conceituais, participação em fóruns de discussões e atividades práticas que deverão ser realizadas na própria escola. 
São dois módulos: um obrigatório de 30 horas sobre Gestão Estratégica e um escolhido pelo candidato, de 60 horas. Os temas opcionais são Gestão Pedagógica e Formação de professores; Gestão Pedagógica e Planejamento; Gestão de Resultados; Gestão de Pessoas e Liderança ou Gestão de Pessoas e Clima escolar.
- Acompanhamento para ação (45 horas): implementação do plano de ação no segundo semestre de 2015, com acompanhamento de um formador.
Podem se inscrever equipes gestoras de escolas públicas que ofereçam Ensino Fundamental. Não serão aceitas inscrições individuais.
Leia o edital atentamente o edital e candidate-se!
Para mais esclarecimentos, envie um email para inscricao@eloseducacional.com.
CRONOGRAMA
29/10/2014 – Divulgação do edital e início das inscrições.
01/12/2014Prazo final para inscrições.
05/12/2014 – Divulgação dos selecionados por email.
10/12/2014 – Data final para pagamento da taxa de matrícula e envio do termo
de compromisso. As escolas que não realizarem o pagamento até esta data perderão sua vaga para uma escola da lista de espera.
18/12/2014 – Lista final das escolas inscritas divulgada no site http://www.eloseducacional.com 
Início do curso:
O curso será iniciado pelo encontro presencial, a ser realizado em dois polos:
Grande São Paulo: 02/02 e 03/02/2015 das 8h às 17h (horário a confirmar) ou Fortaleza: 09/02 e 10/02/2015, das 8h às 17h (horário a confirmar)
Endereços dos encontros presenciais na Grande São Paulo e em Fortalezaserão confirmados após a matrícula.

Formatura do PROERD





13 novembro 2014

SEMANA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INICIA CICLO DE PALESTRAS.

Teve início no dia 12 de novembro um ciclo de palestras abordando temas referentes à formação do educador para atuação na Educação de Jovens e Adultos, um dos eventos da Semana da EJA promovida pela Secretaria Municipal da Educação de Marília. 
Na abertura do ciclo de palestras estiveram presentes a Secretária Municipal da Educação, Professora Doutora Fabiana Rodrigues Cruvinel, Joaquim Bento Feijão, Diretor de Gestão Escolar e a Secretária Municipal da Juventude e Cidadania Professora Doutora Tereza Cristina Albieri Baraldi. 
No primeiro dia do ciclo, José Carlos Miguel, Professor Doutor da UNESP de Marília, trabalhou o tema: “Fundamentos da Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos”, apresentando importantes conceitos e defendendo a ideia da necessidade do trabalho específico no ensino da Matemática, considerando os saberes e motivações do alunado da EJA.
O evento contou com a presença dos educadores da Rede Municipal da Educação e alunos do curso de Pedagogia da UNIMAR, acompanhados pela Professora Doutora Myrian Lúcia Ruiz Castilho. Por Odirlei de Oliveira


Arquivo utilizado:

12 novembro 2014

SESI APRESENTA O ESPETÁCULO TEATRAL “VILA MAR” AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Dando continuidade à programação da “Semana da Educação de Jovens e Adultos” promovida pela Secretaria Municipal da Educação de Marília, os alunos da EJA tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo teatral: “Vila Mar”, apresentado pelo Núcleo de Artes Cênicas do SESI.
O espetáculo, dirigido por Fátima Campidelli, contou um pouco da história da cidade de Marília, relacionando temas como a influência da estrada de ferro no desenvolvimento do município e fazendo alusão a lugares como o “Rio do Peixe”, as igrejas, vales, praças e personagens como: “Pé de veludo” e “Peixeira Catita”. O espetáculo contou com a participação do público, que num clima de grande interatividade e descontração, aproveitou cada momento, enriquecendo as falas, danças e expressões corporais dos personagens. O dinamismo, a beleza da apresentação, riqueza dos diálogos, canções, adereços e desenvoltura dos atores fizeram com que o espetáculo se tornasse inesquecível para todos, algo reforçado pela fala de vários alunos da Educação de Jovens e Adultos, que afirmaram ter gostado e aprendido muito com a apresentação.
Parabéns ao Núcleo de Artes Cênicas pelo brilhante trabalho e os sinceros agradecimentos ao SESI de Marília pela oportunidade dada aos alunos da EJA da Rede Municipal de Educação. Por Odirlei de Oliveira

11 novembro 2014

ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRECIAM SESSÃO DE CINEMA NO SHOPPING ESMERALDA.

No dia 10 de novembro cerca de 140 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Educação estiveram no Shopping Esmeralda para apreciarem uma sessão de cinema no Cine Esmeralda. 
Na ocasião foi exibido o filme: “Tristeza do Jeca”, obra que faz parte da filmografia de Amácio Mazzaropi, grande ator e produtor brasileiro, que, ao todo, fez 32 longas-metragens. Seus filmes retratam histórias que abordam temas como: racismo, religião, política e até ecologia, fazendo uso de uma “linguagem bem popular” com muita simplicidade e bom humor. Mazzaropi deixou uma marca indelével na cultura nacional e seus filmes ainda atraem público no interior de todo país.
A sessão de cinema faz parte da programação da Semana da Educação de Jovens e Adultos, que ocorre no período de 10 a 14 de novembro de 2014, promovida pela Secretaria Municipal da Educação. A referida semana contará com atividades culturais voltadas aos alunos adultos e com um Ciclo de palestras, nos dias 12, 13 e 14/11, voltadas a educadores e alunos de cursos de Pedagogia, abordando temas pertinentes à formação dos professores que atuam ou pretendem atuar na EJA.
Rubens Ewald Filho comenta o filme "Tristeza de Jeca"


09 novembro 2014

Reunião com professoras coordenadoras de EMEF e EMEFEI



O QUE É RESOLVER UM PROBLEMA?
Para George Polya:
“Resolver um problema é encontrar os meios desconhecidos para um fim nitidamente imaginado. Se o fim por si só não sugere os meios, se por isso temos de procurá-los refletindo conscientemente sobre como alcançar o fim, temos um problema. Resolver um problema é encontrar um caminho onde nenhum outro é conhecido de antemão, encontrar um caminho a partir de uma dificuldade, encontrar um caminho que contorne um obstáculo, para alcançar um fim desejado, mas não alcançável imediatamente, por meios adequados.”

Objetivos da formulação e da resolução de problemas
  • Fazer o aluno pensar produtivamente;
  • Desenvolver o raciocínio do aluno;
  • Ensinar o aluno a enfrentar situações novas;
  • Dar oportunidade aos alunos de se evolver com as aplicações da matemática;
  • Tornar as aulas de matemática mais interessantes e desafiadoras;
  • Equipar o aluno com estratégias para resolver os problemas;
  • Dar uma boa base matemática às pessoas;
  • Liberar a criatividade do aluno;
Vídeos utilizados:

07 novembro 2014

Semana da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal da Educação de Marília

Nono encontro do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

O objetivo deste encontro foi apresentar a Educação Estatística, fornecendo ao professor elementos que permitam o planejamento de práticas pedagógicas que auxiliem a criança a reconhecer e produzir informações, em diversas situações e diferentes configurações, ou seja:
  • ler, interpretar e fazer uso das informações expressas na forma de ícones, 
  • símbolos, signos e códigos em diversas situações e em diferentes configurações (anúncios, gráficos, tabelas, rótulos, propagandas), para a compreensão de fenômenos e práticas sociais;
  • formular questões que gerem pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e qualitativos;
  • coletar, organizar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados (com ou sem o uso de materiais manipuláveis ou de desenhos);
  • ler e interpretar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráficos;
  • elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras e pictóricos para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias;
  • produzir textos a partir da interpretação de gráficos e tabelas;
  • problematizar e resolver situações a partir das informações contidas em tabelas e gráficos;
  • reconhecer e diferenciar situações determinísticas e probabilísticas;
  • identificar a maior ou menor chance de um evento ocorrer.
Leitura deleite:

05 novembro 2014

Reunião de formação pedagógica para Professoras Coordenadoras de EMEIs, EMEFEIs e CMEIs

No dia 04/10/2014 as a 13h30 reuniram-se, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, as Professoras Coordenadoras de EMEIS, EMEFEIS e CMEIs. No primeiro momento tivemos a fala da Profª. Dra. Rosane Michelli de Castro que explicitou a teoria pedagógica que embasou o planejamento e a realização da Aula- passeio, ou seja, foi realizada a discussão de aspectos dos lugares visitados à luz da Teoria Histórico-Crítica. Depois foi entregue a avaliação institucional e realizada uma explanação sobre a mesma destacando pontos fundamentais no que se refere à sua importância, finalidades e formas de realização, tais como: 
- Desconstruir a ideia de avaliação institucional como um instrumento burocrático a ser entregue e sim como forma da instituição em autoconhecer-se e nas possibilidades de tomada de decisão na busca do aperfeiçoamento e aprimoramento da instituição como um todo.
- A avaliação institucional como um processo de reflexão sobre os acertos e erros, potencialidades e dificuldades da instituição, na busca da análise das suas razões e causas; 
- Ela também representa uma maneira ética de convidar os atores internos e externos da instituição para dialogarem entre si e com a comunidade escolar, promovendo a qualidade de ensino;
Foram momentos fundamentais no que concerne à realização da avaliação Institucional como instrumento funcional a favor da melhoria da Educação Infantil oferecida nas escolas, pois conforme Belloni, 1999: “Quando a escola reflete sobre si própria está tomando o seu destino em suas mãos”! (por Marcelo Campos Pereira)


SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo

O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é uma avaliação aplicada aos estudantes do ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo. O resultado da prova, combinado ao fluxo de alunos de cada escola, compõe o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo), indicador que avalia a qualidade da educação no Estado.
Em 2014, o Saresp será realizado nos dias 11 e 12 de novembro. Estarão envolvidos 4.962 alunos matriculados nos segundos, terceiros e quintos anos das EMEFs e EMEFEIs da rede municipal de Marília. Todos os alunos farão provas nas disciplinas de Língua Portuguesa (Linguagens) e Matemática
Os Boletins de Resultados por Escola poderão ser consultados a partir de maio / junho de 2015 no site da SEE/SP.

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PROMOVE SEMANA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A Secretaria Municipal da Educação promoverá, no período de 10 a 14 de novembro, a “Semana de Educação de Jovens e Adultos”.
Sabemos que o fazer pedagógico do professor da EJA, impera sobremaneira no desempenho e motivação de seus alunos, impactando, inclusive, na compreensão da sua subjetividade histórica. Assim, como nos diz Fátima Freire, acreditamos que “(...) a aprendizagem significativa na sala de aula é transformadora porque propicia a construção do saber pela própria pessoa, possibilitando, dessa forma, sua autoria de pensamento e responsabilidade como pessoa que pensa e deseja.” 
Isto posto, é possível perceber o importante papel que a Educação de Jovens e Adultos possui no processo de inclusão social, necessitando, portanto, de um espaço reservado e voltado para a reflexão das especificidades de sua prática docente. Buscando atender a essa premissa, a “Semana de Educação de Jovens e Adultos” proporcionará atividades culturais voltadas aos alunos da EJA da Rede Municipal de Educação nos dias 10 e 11 de novembro e um “Ciclo de palestras” no auditório da Secretaria da Educação nos dias: 12, 13 e 14 de novembro no período noturno. As palestras abordarão assuntos voltados à formação de professores da EJA e serão abertas aos Diretores, Professores Coordenadores, Educadores, alunos de Pedagogia e comunidade em geral.
Para maiores esclarecimentos, segue abaixo a programação da semana:
Dia:
Evento:
Horário:
Local:
10/11
Sessão de cinema
19h30 às 21h30
Shopping Esmeralda
11/11
Espetáculo teatral: “Vilamar”
19h30 às 21h30
SESI
12/11
Palestra: “Fundamentos da Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos”
Palestrante: Prof. Dr. José Carlos Miguel – UNESP Marília
19h30 às 21h30
Auditório da Secretaria Municipal da Educação
13/11
Palestra: “As atividades do ler e do escrever para a aprendizagem da língua materna”
Palestrante: Profª Drª Stela Miller – UNESP de Marília
19h30 às 21h30
Auditório da Secretaria Municipal da Educação
14/11
Palestra: “Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos e a formação de professores: problemas e perspectivas”
Palestrantes: Prof. Me. João Carlos Venâncio (UNESP – Marília) e Alessandra Fonseca Farias (UNESP – Presidente Prudente)
19h30 às 21h30
Auditório da Secretaria Municipal da Educação