Image Map

10 fevereiro 2014

I ENCONTRO EDUCAÇÃO E SAÚDE: DEFICIÊNCIA AUDITIVA

O avanço na Área da Saúde e o concomitante desenvolvimento tecnológico possibilitaram tanto o diagnóstico como a intervenção precoces junto à crianças com perdas auditivas. Este desenvolvimento tecnológico permitiu a utilização de dispositivos eletrônicos que possibilitam o acesso aos sons da fala, entretanto, só a tecnologia não é suficiente para o desenvolvimento das crianças com perda auditiva, mas é essencial a participação da família e da equipe escolar neste processo. 
O aluno deficiente auditivo apresenta diferentes características quanto ao tipo e grau da perda auditiva, utilização de recursos de acesso aos sons de fala, como é o caso dos aparelhos de amplificação sonora individual, implante coclear e sistema de frequência modulada. 
Outro aspecto importante é estes alunos necessitam de estratégias de comunicação que possibilitem a sua participação no contexto escolar. Neste sentido, os professores necessitam de informações específicas ao receberem pela primeira vez um aluno com perda auditiva em sua sala de aula. 
Exatamente para atender a esta demanda é que está sendo organizado o I Encontro Educação e Saúde: Deficiência Auditiva. Este evento tem como objetivo apresentar importantes informações relacionadas à deficiência auditiva e sobre os dispositivos eletrônicos de acesso aos sons de fala, para os professores que atuarão com alunos deficientes auditivos.
Esse evento foi organizado pela equipe do Centro Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado Profa. “Yvone Gonçalves” em parceria com a Dra. Eliane M. C. Delgado Pinheiro, responsável pela área de Audiologia Educacional (Departamento de Fonoaudiologia/ UNESP/Marília) e teve como público alvo professores e coordenadores da rede de ensino e professores responsáveis pelo atendimento educacional especializado.
O I Encontro Educação e Saúde: Deficiência Auditiva ocorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2014 (8h00 às 17h00), no Anfiteatro da UNESP/Campus II situado a Avenida Vicente Ferreira, 1278.
A programação abordou os seguintes temas:
-Audição e Perda Auditiva
-A importância do olhar especializado do professor para o aluno deficiente auditivo
-Implante Coclear, Aparelho de Amplificação Sonora Individual e Sistema de Frequência Modulada, 
-Depoimento de uma mãe de criança com perda auditiva
-Workshop sobre o Sistema de Frequência Modulada 
As informações sobre a deficiência auditiva abordadas neste evento poderão auxiliar o professor a conhecer melhor o aluno com perda auditiva e com isto propor práticas pedagógicas que possibilitem seu desenvolvimento.
Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário