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14 fevereiro 2015

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO CURSOS DO PROINFO INTEGRADO - 2015


O Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO foi instituído pela Portaria Ministerial nº 522, de 09 de abril de 1997 com a finalidade de promover o uso pedagógico das tecnologias aplicadas à educação nas escolas públicas de ensino fundamental e médio.
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo postula a integração e a articulação de três dimensões: 
1. infra-estrutura - distribuição dos equipamentos tecnológicos às escolas (computadores, impressoras e outros equipamentos de informática). 
2. formação de professores - Curso de Introdução à Educação Digital - 40horas e curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - 100 horas e elaboração de projetos - 40 horas. 
3. recursos educacionais multimidiáticos - oferta de conteúdos educacionais multimídia e digitais que são disponibilizados no próprio computador, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola e por outros meios utilizados pela SEB.
Para atender a dimensão formação de professores, os cursos devem ser implantados e implementados pelas Secretarias Municipais de Educação, através de professores tutores locais, que atuam nas escolas/município, na área de informática educacional, como formador/multiplicador e que tenham conhecimento de informática, preferencialmente sistema operacional Linux Educacional. Esses requisitos, estabelecidos pela SEB/MEC, são fundamentais para que haja garantia da qualidade do processo de formação dos demais professores das redes municipais de ensino. 
Curso 1: Introdução à Educação Digital – 60 horas
Curso 2: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 60 horas 
Curso 3: Elaboração de Projetos – 40 Horas. 
Curso 4: Redes de Aprendizagem – 40 Horas.
Objetivos: O curso Redes de Aprendizagem tem como objetivos gerais:  
  • promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada.  
  • compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
  • compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.

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