Image Map

30 abril 2015

Capacitação para professores de Língua Inglesa

Teve início no mês de março na Secretaria Municipal da Educação a capacitação para os professores de Língua Inglesa do município. São 16 professores que ministram aulas de Inglês para todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Serão 12 encontros com a duração total de 40 horas no primeiro semestre com o objetivo de auxiliar os professores durante as aulas de Inglês, ampliando o conhecimento da língua e proficiência na conversação.
Para o segundo semestre está proposto encontros com a duração de 20 horas para oficinas pedagógicas com o objetivo de vivenciar situações reais, concretas e significativas na área de Língua Inglesa. Por Míriam Rita Servilha. 

29 abril 2015

Reunião de Professoras Coordenadoras de EMEF

Nesta segunda-feira - 27 de abril - ocorreu, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, mais um Encontro de Formação dos Professores Coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. 
Desenvolvido pelos membros da Equipe Técnica de Área, conjuntamente à Supervisora Pedagógica da Educação Básica, o tema da reunião abordou questões reflexivas sobre alfabetização e os eixos norteadores deste processo - Valorização da cultura escrita; oralidade; leitura; apropriação do sistema de escrita e produção de texto: eixos, que se entrecruzam a todo instante na prática pedagógica. 
Nosso intuito, ao possibilitar reflexões a respeito das implicações teóricas nas práticas das professoras alfabetizadoras, é compreender o diálogo entre a proposta curricular e a prática pedagógica, com o objetivo de contribuir para que o trabalho realizado nas nossas escolas efetivamente se manifeste na alfabetização das crianças, resultando em uma maior autonomia no seu processo de escolarização.
Retomando a discussão acerca da alfabetização enquanto um processo discursivo, que como tal não postula métodos ou receitas, destacamos nossa preocupação voltada para a formação de sujeitos, competentes no uso da língua, para além dos limites do código. Por Camila Pereira

22 abril 2015

ESCOLA DE GESTORES E OS CONSELHOS ESCOLARES

As professoras Elianeth Dias Kanthack Hernandes e Graziela Zambão Abdian, da UNESP-Marília ministraram, no dia 22 de abril, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, no período da manhã, o Curso de Capacitação Escola de Gestores, para os diretores da rede municipal de ensino. 
Com a coordenação da Supervisora de Ensino da Educação Básica, Profª Márcia Vinholo e a Assessora Especial de Políticas Educacionais, Profª Luzimabille Zaparolli, o encontro foi iniciado com o retrospecto da última reunião, que aconteceu no mês de março, e em seguida, as professores Elianeth e Graziela continuaram abordando a construção democrática, junto aos diretores, de uma minuta de lei, que regerá os Conselhos Escolares em todas as escolas municipais.
Os diretores foram divididos em quatro grupos que analisaram e os temas:
· O diretor com membro nato; 
· O diretor como presidente;
· A composição do Conselho: suplentes;
· A participação dos alunos nos Conselhos Escolares;
· A duração do mandato dos membros.
O encontro foi encerrado após debate e apresentação das propostas de cada grupo. Por Márcia Vinholo

Inscrições abertas para o Congresso Internacional de Educação de Brasília

Serão 40 atividades abrangendo áreas como:
Para conhecer a programação completa do evento: Clique aqui

21 abril 2015

Prêmio da educação

Em reconhecimento ao trabalho realizado à frente da Secretaria de Educação de Marília, a secretária professora Doutora Fabiana Rodrigues Cruvinel foi agraciada com diploma e troféu. Para receber o mérito, a educadora participou do 50º Painel Latino Americano de Integracion, realizado pela CIPIS – Câmara Internacional de Pesquisas e Interação Social, que aconteceu em Curitiba, Paraná, nesta sexta-feira, 17.
O evento teve como objetivo apresentar os principais programas, projetos e avanços integracionista na área da Educação realizados em nosso Município.
A homenagem é concedida pela CIPIS que há 50 anos promove a integração entre as Américas, a homens, mulheres, instituições e empresas que, incansavelmente com seu trabalho engrandeceram seu país.
No vídeo abaixo a professora Fabiana fala sobre o prêmio.

Curso: "O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

O curso "O ensino da arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental" teve início nessa terça-feira dia 14 de abril de 2015.
Nesse primeiro encontro os educadores tiveram a oportunidade de analisar a proposta de leitura e releitura como ações de contato com a arte e produções artísticas, além da releitura de obras de arte na história da arte a partir da obra "Almoço na relva" de Édouard Manet
Foram advertidos pelas formadoras que esta pratica não é plágio! E não é contemporânea.
1ª etapa
Apresentação da imagem e convite à apreciação livre. 
Dentre as várias formas apresentadas no quadro para onde olho primeiro? Para onde segue meu olhar depois? 
O que mais chama a atenção nesta obra? (anote as palavras-chave) 
Esta obra foi produzida por um adulto ou uma criança? 
Interpretação: Hipóteses sobre o significado. 
Obs.: Não pergunte o que o artista quis dizer com a obra. 
2ª etapa
Descrição do que é perceptível na imagem.
3ª etapa:
Análise 
O que será que são essas formas maiores? 
As linhas que se cruzam, o que representa? 
Tem uma figura principal na figura? 
Onde estão estas imagens? Em que ambiente? 
As imagens saltam da tela, ou seja, parece que tem uma imagem mais na frente e outra mais atrás? (tridimensionalidade). 
É pequeno ou foi pintado em uma parede inteira? (A Santa Ceia pega uma parede inteira.)
4ª etapa
Leitura interpretativa 
Nessa etapa cada um interpreta de acordo com o que sente e pensa sobre ela. A fruição, a retirada do prazer, o “saborear”, o desfrutar é diferente de uma pessoa para outra. Nessa fase, entram em cena emoções, referências pessoais e visões de mundo. 
Que sentimentos a imagem expressa? 
Que aspectos de sua vida se relacionam a ela? 
Qual sua opinião sobre a obra? 
5ª etapa:
Apresentar o contexto de produção da pintura; 
Falar sobre o artista; 
Apresente mais obras do artista; 
Se for adequado, fale sobre o movimento artístico; Em que época da história da arte essa obra foi produzida? 
6ª etapa
Proponha ao grupo de alunos a construção de obras que materialize a leitura. Produzir reconstruindo e ampliando algum fragmento do quadro, a partir das discussões e observações das obras que apareceram durante a leitura, produzir uma obra. 
7ª etapa:
Organize as produções para que o grupo todo possa apreciar e perceba que a leitura de uma obra possibilita a concepção de outros e diferentes trabalhos. 
8ª etapa:
Avaliação 
Conversa informal sobre as experiências e as vivencias.
Propostas para produção
EXPERIMENTAÇÃO 
Instalação: montar um quadro com cabos de vassoura, quadro, biombo, batente da porta para a delimitação de espaço. Materiais para composição da instalação: tecidos, linhas e outros materiais.
Colagem: papéis coloridos, linhas, objetos
Modelagem: utilizar arame
Desenho e pintura: materiais de uso comum para colorir (cola, lápis, gizes, tintas).
Arquivo utilizado:

Sexto encontro multidisciplinar dos transtornos da aprendizagem e transtornos da atenção

O evento ocorrerá de 11 a 13 de Junho de 2015. Reserve estas datas em sua agenda e venha participar.
Público Alvo
  • Estudantes
  • Fonoaudiólogos
  • Psicólogos
  • Pedagogos
  • Psicopedagogos
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Demais interessados
O 6º Encontro Multidisciplinar dos Transtornos da Aprendizagem e Transtornos da Atenção: Desafios Psicoeducacionais tem por objetivo reunir professores e pedagogos da rede pública e particular de ensino e profissionais das áreas da neurologia infantil, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e terapia ocupacional para discutir temas referentes a avaliação e intervenção no contexto clínico e educacional com os transtornos de aprendizagem e com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

Encontro de formação de professores - Projeto Khan Academy

Ocorreu no dia 16 de abril de 2015, mais um encontro de formação do Projeto Khan Academy. Participam do referido projeto as EMEFs: Américo Capelozza, Roberto Caetano Cimino, Nelson Gabaldi e Governador Mário Covas.
Os objetivos desse encontro foram:
 Conhecer a Fundação Lemann e a Khan Academy 
• Explorar a Plataforma Khan Academy 
• Refletir sobre os diferenciais da Khan Academy na aprendizagem dos alunos 
• Refletir sobre o uso dos relatórios da plataforma e a tomada de decisões do professor 
• Conhecer os combinados de acompanhamento do projeto

Curso de capacitação para gestores das escolas municipais

No dia 13 de abril de 2015, no Auditório da Secretaria Municipal da Educação, nos períodos: manhã e tarde, ocorreu o Curso de Capacitação – PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), para os diretores das EMEF’s, EMEI’s e EMEFEI’s, com o orientandor Vanderley Neris Santiago.
O objetivo desta capacitação foi o esclarecimento e orientação sobre as regras, a execução, aplicação, prestação de contas e auditorias do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), conforme determina a legislação do programa.

CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

Em reunião extraordinária, realizada no dia 14 de abril, o Conselho Municipal de Educação de Marília debateu propostas para a elaboração do Plano Municipal de Educação.
Na oportunidade, o presidente comentou sobre a reunião com a Dirigente de Ensino, Profª Ivanilde, na qual foram solicitados os dados da rede estadual para compor o diagnóstico do Plano e a indicação de representantes da DE para a elaboração do texto base preliminar. 
Os grupos de estudo dos eixos temáticos, representados na ocasião por membros da comissão, por integrantes do CME e da DE relataram os avanços na escrita do texto base preliminar e definiram a organização da Conferência Municipal de Educação, que será realizada no dia 13 de maio de 2015, nas dependências da UNIMAR.

14 abril 2015

Reunião com professoras coordenadoras de EMEF

Ocorreu nessa segunda-feira, dia 13 de abril, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, o Encontro de Formação dos professores coordenadores do Ensino Fundamental – ciclo I. Estavam presentes a supervisora pedagógica do ensino fundamental, os membros da equipe técnica de área e os professores coordenadores.
O tema da reunião versou sobre alfabetização. Definida como fundamental para o sujeito, a alfabetização e seu complexo processo, não tem se efetivado adequadamente. Iniciamos retomando o panorama histórico de como se consolidou o processo de alfabetização ao longo do tempo, e depois discutimos quais as correntes teóricas fundamentaram e fundamentam as ações práticas pedagógicas do docente na escola. 
Introduzimos a discussão da alfabetização como um processo discursivo que a priori não traz modelos, métodos e/ou receitas, pois vista por este prisma, a alfabetização passa a ser a busca e construção de sentidos. Sendo assim, não há como prever o que o professor deverá fazer, mas podemos propor algumas alternativas de trabalho que considere a linguagem como espinha dorsal do processo de aprendizagem da leitura e da escrita. 
Dentro desse contexto, apresentamos a descoberta de texto, desenvolvido pelo Prof. Élie Bajard, como uma possibilidade interessante de abordagem para o ensino da leitura e da escrita. Por Joice Ribeiro Machado da Silva

10 abril 2015

ATRIBUIÇÃO DE ESTAGIÁRIOS REMUNERADOS

No dia 6 de abril de 2015, na Secretaria Municipal da Educação, às 14h30, ocorreu a atribuição para Estagiários remunerados do Curso de Pedagogia e dos Cursos relacionados à área de Informática. 
A Supervisora Escolar da Educação Básica Márcia Vinholo, conjuntamente com a Assessora Especial de Políticas Educacionais Luzimábile Zaparolli foram auxiliadas pelos técnicos da SME: Adriana Teruel, Viviane Silva e Celso Santos.
O processo de atribuição iniciou primeiramente com esclarecimentos aos estagiários sobre a legislação pertinente.
A atribuição das 05 vagas para a área de Informática foi realizada no período da manhã e as 49 vagas do Curso de Pedagogia no período da tarde. 
A apresentação dos estagiários para início das atividades está programada para o dia 13 de abril de 2015, nas respectivas unidades escolares que escolheram: EMEIs, EMEFs ou EMEFEIs

Exposição de painéis sobre a Dengue

No dia 13/04, nos principais supermercados de cada região da cidade, EMEIs e EMEFs farão a exposição de painéis informativos sobre a Dengue. Os cartazes, produzidos com as crianças, têm o objetivo de continuar chamando a atenção da comunidade sobre o perigo da doença e os cuidados necessários para evitá-la. 
Além desta ação, as crianças estão constantemente envolvidas em outras atividades significativas como o preenchimento semanal da “Planilha do Agente Mirim contra a Dengue”, ação conjunta com a família que tem por objetivo a checagem de possíveis focos do mosquito nas residências, dentre outras.
Equipe Pedagógica de EMEI
09/04/2015

SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Dos dias 06/04/15 a 10/04/15 aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal da Educação a SIPAT 2015.  O objetivo desse evento é refletir sobre a importância de se eliminar os acidentes do trabalho, criando uma visão vigilante nos colaboradores, para que os mesmos possam atuar de forma interativa, reconhecendo e corrigindo condições e práticas inseguras. 
Considerada por alguns como apenas um problema a mais para ser resolvido dentro das atividades de uma empresa, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes pode vir a se transformar numa importante alavanca de integração, além de auxiliar na redução dos riscos no trabalho.
A SIPAT abordou temas voltados para os problemas que são identificados no cotidiano das empresas e procurou abordar os temas que ainda estejam pendentes dentro da mesmas.
A SIPAT buscou encontrar o melhor caminho para que o evento atingisse seus objetivos.
Programação do evento:
Segunda-feira - 06/04/15
Palestra: Motivação
Palestrante: Marlon Silvio Manzano - Bombeiro Militar

Terça-feira - 07/04/15
Palestra: Stress no trabalho
Palestrante: Silvana Lusia Navas Pires - Psicóloga
Palestra: Trânsito educativo
Palestrante: Prof. Agenor Perineti - Projeto "A vida em primeiro lugar".

Quarta-feira - 08/04/15
Palestra: Ética e cidadania: profissionalismo e relações interpessoais
Palestrante: Prof. Joaquim Bento Feijão - Diretor de Gestão Escolar da Secretaria Municipal da Educação.
Palestra: Saúde vocal
Palestrante: Leiliane Moreira Alves - Fonoaudióloga

Quinta-feira - 09/04/15
Palestra: Gestão financeira e familiar
Palestrante: Eduardo Rino - Economista / coordenador do Núcleo Tecnológico da UNIVEM

Sexta-feira - 10/04/15
Palestra: Postura / relaxamento /alongamento
Palestrante: Cláudia Tedde - Fisioterapeuta

09 abril 2015

“PRÊMIO INTEGRACIÓN LATINOAMERICANO 2015 - Mérito Educacional -

A Secretária da Educação de Marília Profª Drª Fabiana Rodrigues Cruvinel receberá nos próximos dias 17 e 18 de abril o prêmio Integratión Latinoamericano 2015 (Troféu e Diploma) por sua liderança, atenção, inovações, dedicação e seriedade na aplicação de recursos para o desenvolvimento na área Educacional em nossa Cidade durante sua profícua gestão, reconhecida e destacada por todos os Munícipes. 
A referida outorga, será no transcorrer do “L PANEL LATINO AMERICANO DE INTEGRACIÓN” que abordará o tema: “Educación, Cultura y Acción Social los Parámetros Fundamentales para la Integración Latino Americana” na Cidade de Curitiba - Paraná e contará com presenças de ilustres personalidades ligadas a área da Educação dos principais países da América Latina. 

01 abril 2015

Reunião de coordenadoras de EMEF

Na última segunda – feira, dia 30, na sede da Secretaria da Educação de Marília realizou-se a reunião com diretores e coordenadores das EMEFs e EMEFEIs para refletir sobre os resultados da Prova do SAREM realizada em setembro de 2014. A reunião foi dirigida pela Supervisora de Educação Básica, Rosemary Corrêa G. de C. Batista que apresentou os resultados da avaliação de Língua Portuguesa, compreensão e produção de texto. O encontro teve como finalidade parabenizar o grupo pelas conquistas e orientar a rede municipal para os avanços que devemos e podemos obter. Durante a apresentação das questões que compunham a prova de compreensão, a Supervisora chamou a atenção do grupo para a média da rede e as ações para sanar as dificuldades. Sobre as produções textuais, foram destacados os parâmetros de correção, as conquistas e as dificuldades dos alunos. Os encontros com coordenadores e diretores ocorrem quinzenalmente e têm como objetivo refletir sobre as ações pedagógicas e os resultados obtidos pela rede.