Image Map

21 abril 2015

Curso: "O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

O curso "O ensino da arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental" teve início nessa terça-feira dia 14 de abril de 2015.
Nesse primeiro encontro os educadores tiveram a oportunidade de analisar a proposta de leitura e releitura como ações de contato com a arte e produções artísticas, além da releitura de obras de arte na história da arte a partir da obra "Almoço na relva" de Édouard Manet
Foram advertidos pelas formadoras que esta pratica não é plágio! E não é contemporânea.
1ª etapa
Apresentação da imagem e convite à apreciação livre. 
Dentre as várias formas apresentadas no quadro para onde olho primeiro? Para onde segue meu olhar depois? 
O que mais chama a atenção nesta obra? (anote as palavras-chave) 
Esta obra foi produzida por um adulto ou uma criança? 
Interpretação: Hipóteses sobre o significado. 
Obs.: Não pergunte o que o artista quis dizer com a obra. 
2ª etapa
Descrição do que é perceptível na imagem.
3ª etapa:
Análise 
O que será que são essas formas maiores? 
As linhas que se cruzam, o que representa? 
Tem uma figura principal na figura? 
Onde estão estas imagens? Em que ambiente? 
As imagens saltam da tela, ou seja, parece que tem uma imagem mais na frente e outra mais atrás? (tridimensionalidade). 
É pequeno ou foi pintado em uma parede inteira? (A Santa Ceia pega uma parede inteira.)
4ª etapa
Leitura interpretativa 
Nessa etapa cada um interpreta de acordo com o que sente e pensa sobre ela. A fruição, a retirada do prazer, o “saborear”, o desfrutar é diferente de uma pessoa para outra. Nessa fase, entram em cena emoções, referências pessoais e visões de mundo. 
Que sentimentos a imagem expressa? 
Que aspectos de sua vida se relacionam a ela? 
Qual sua opinião sobre a obra? 
5ª etapa:
Apresentar o contexto de produção da pintura; 
Falar sobre o artista; 
Apresente mais obras do artista; 
Se for adequado, fale sobre o movimento artístico; Em que época da história da arte essa obra foi produzida? 
6ª etapa
Proponha ao grupo de alunos a construção de obras que materialize a leitura. Produzir reconstruindo e ampliando algum fragmento do quadro, a partir das discussões e observações das obras que apareceram durante a leitura, produzir uma obra. 
7ª etapa:
Organize as produções para que o grupo todo possa apreciar e perceba que a leitura de uma obra possibilita a concepção de outros e diferentes trabalhos. 
8ª etapa:
Avaliação 
Conversa informal sobre as experiências e as vivencias.
Propostas para produção
EXPERIMENTAÇÃO 
Instalação: montar um quadro com cabos de vassoura, quadro, biombo, batente da porta para a delimitação de espaço. Materiais para composição da instalação: tecidos, linhas e outros materiais.
Colagem: papéis coloridos, linhas, objetos
Modelagem: utilizar arame
Desenho e pintura: materiais de uso comum para colorir (cola, lápis, gizes, tintas).
Arquivo utilizado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário