Nesta segunda-feira - 27 de abril - ocorreu, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, mais um Encontro de Formação dos Professores Coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental.
Desenvolvido pelos membros da Equipe Técnica de Área, conjuntamente à Supervisora Pedagógica da Educação Básica, o tema da reunião abordou questões reflexivas sobre alfabetização e os eixos norteadores deste processo - Valorização da cultura escrita; oralidade; leitura; apropriação do sistema de escrita e produção de texto: eixos, que se entrecruzam a todo instante na prática pedagógica.
Nosso intuito, ao possibilitar reflexões a respeito das implicações teóricas nas práticas das professoras alfabetizadoras, é compreender o diálogo entre a proposta curricular e a prática pedagógica, com o objetivo de contribuir para que o trabalho realizado nas nossas escolas efetivamente se manifeste na alfabetização das crianças, resultando em uma maior autonomia no seu processo de escolarização.
Retomando a discussão acerca da alfabetização enquanto um processo discursivo, que como tal não postula métodos ou receitas, destacamos nossa preocupação voltada para a formação de sujeitos, competentes no uso da língua, para além dos limites do código. Por Camila Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário