Ocorreu nessa segunda-feira, dia 13 de abril, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, o Encontro de Formação dos professores coordenadores do Ensino Fundamental – ciclo I. Estavam presentes a supervisora pedagógica do ensino fundamental, os membros da equipe técnica de área e os professores coordenadores.
O tema da reunião versou sobre alfabetização. Definida como fundamental para o sujeito, a alfabetização e seu complexo processo, não tem se efetivado adequadamente. Iniciamos retomando o panorama histórico de como se consolidou o processo de alfabetização ao longo do tempo, e depois discutimos quais as correntes teóricas fundamentaram e fundamentam as ações práticas pedagógicas do docente na escola.
Introduzimos a discussão da alfabetização como um processo discursivo que a priori não traz modelos, métodos e/ou receitas, pois vista por este prisma, a alfabetização passa a ser a busca e construção de sentidos. Sendo assim, não há como prever o que o professor deverá fazer, mas podemos propor algumas alternativas de trabalho que considere a linguagem como espinha dorsal do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Dentro desse contexto, apresentamos a descoberta de texto, desenvolvido pelo Prof. Élie Bajard, como uma possibilidade interessante de abordagem para o ensino da leitura e da escrita. Por Joice Ribeiro Machado da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário