Image Map

30 novembro 2016

Segundo encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Ocorreu neste sábado 26/11 o segundo encontro do PNAIC edição 2016. Entendemos que para que ocorra um processo de alfabetização bem sucedido, o professor deve olhar para os cinco eixos com especial atenção, pois os mesmos trarão ao longo do estudo clareza sobre como as crianças aprendem e percebem o processo de leitura e escrita ao longo do Ciclo da Alfabetização. São eles:
Compreensão e valorização da cultura escrita
Ao trabalhar as capacidades propostas neste eixo, o professor estará introduzindo seus alunos no mundo letrado. Trata-se do processo de letramento que não deve ser trabalhado separado do trabalho específico da alfabetização, isso significa promover simultaneamente a alfabetização e o letramento. 
Apropriação do sistema de escrita 
Este eixo aborda capacidades que devem ser trabalhadas com os alunos em sala de aula de forma sistemática. Aqui há várias capacidades que já devem ser introduzidas, trabalhadas e consolidadas logo no primeiro ano do processo de alfabetização.
Leitura 
Ao longo do trabalho com essa capacidade os alunos vão alcançando níveis gradativos, que vão desde a decodificação de palavras e textos escritos até a leitura com fluência e compreensão, que é a meta principal no ensino da leitura.
Produção escrita
Neste processo estão inclusas capacidades que começam a ser adquiridas no processo de alfabetização proporcionando ao aluno alcançar a condição letrada, permitindo-lhe uma ativa participação nas práticas sociais próprias da cultura escrita.
Desenvolvimento da oralidade
Cabe à escola contribuir para que a criança aprenda a interagir oralmente de acordo com as regras de convivência dos diversos espaços sociais, já que em muitos casos isso só será oportunizado a ele no ambiente escolar.
Além de retomar os Cinco Eixos Norteadores para a Alfabetização e o Letramento, relembramos também as capacidades que devem ser desenvolvidas a partir de cada um desses eixos conforme descrito nos quadros a seguir:




Nenhum comentário:

Postar um comentário