17 dezembro 2016
13 dezembro 2016
12 dezembro 2016
Seminário Final de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa
Nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, aconteceu o Seminário Final de formação dos professores alfabetizadores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), com a presença dos professores alfabetizadores, coordenadora local e orientadoras de estudo.
O município de Marília possuía 211 vagas para participar do programa, inscreveram-se no período de 04 e 05 de outubro 147 professores, mas efetivamente participaram dos encontros 83 docentes.
Nesse ano, o Programa trouxe uma novidade. A possibilidade do(a) professor(a) coordenador(a) também participar como bolsista do PNAIC. Das 19 escolas da rede, 13 professoras coordenadoras se inscreveram, mas efetivamente participaram dos encontros 10 profissionais.
No Seminário Final, foram apresentados 83 trabalhos envolvendo a prática pedagógica, selecionados entre 19 escolas da rede, que aderiram ao PNAIC. Os trabalhos envolviam temáticas como: Projeto Dia das Mães, trabalho com a estrutura dos quadrinhos, mediação de leitura, experiência científica sobre o desmatamento e erosão do solo, exposição pedagógica sobre os seres vivos, projeto de leitura, projeto passeio ao viveiro municipal: palestra com agrônomo, passeio na fazenda experimental da UNIMAR (projeto meio ambiente), projeto de reciclagem e exposição pedagógica, leitura: carrinho da leitura e sacola da leitura, atividade de leitura com os pais, projeto “vem que eu te conto um conto”, trabalho com dobraduras, maquete representativa da sala de aula e comparação com a planta baixa, caixa das sensações, elaboração de auto retrato, livro coletivo, trabalho com quebra-cabeça, convite, dramatização com dedoche, jogo da memória, jogo de sequencia numérica, construção de livro, roda de leitura, cozinhando com a matemática, exploração do gênero receita (salada de frutas), medidas convencionais e não convencionais, trabalho com rimas, exposição: cores e valores (biografias e obras dos autores: Sylvia Orthof e Maurício de Sousa), entre outros.
Aperfeiçoar a formação profissional dos professores é uma medida de suma importância em qualquer esforço visando melhorar a qualidade da educação. A valorização e qualificação dos professores é considerada fundamental para a melhoria da qualidade da educação, assumida pelos Estados Membros da UNESCO, incluindo o Brasil, em dois dos seis objetivos (objetivos 2 e 6) do Marco de Ação de Dacar (2000 - Declaração sobre Educação para Todos, Dacar).
É de importância vital estabelecer vínculos entre os resultados das avaliações de aprendizagem e a formação dos professores, tanto a inicial como a educação continuada, a fim de que o processo de aprendizagem em sala de aula possa ser efetivamente renovado.
10 dezembro 2016
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - 2016
No encontro ocorrido nesta quinta-feira, dia 08/12/16, dando prosseguimento aos estudos iniciados na formação anterior (03/12), as orientadoras de estudos do PNAIC aprofundaram as reflexões sobre como e porque fazer um trabalho com o tratamento da informação desde os anos iniciais.
Para cada informação que se quer comunicar há uma linguagem mais adequada - aí se incluem textos, gráficos e tabelas. Logo no início do Ensino Fundamental, as crianças precisam aprender a ler e interpretar esses tipos de recursos com o qual elas se deparam no dia a dia. Além disso, esse é um conteúdo importante da Matemática que vai acompanhá-las durante toda a escolaridade no estudo de diversas disciplinas.
Existem vários tipos de gráficos (como os de barras, de setor e de linha) e tabelas (simples e de dupla entrada). O uso de cada um deles depende da natureza das informações. É importante que os alunos sejam apresentados a todos eles e estimulados a interpretá-los.
07 dezembro 2016
Curso para gestores escolares
Coordenador pedagógico e diretor escolar, este curso a distância é voltado para a sua prática. Ele é gratuito, totalmente online, com 4 módulos e 40 horas de atividades. As atividades discutem como integrar o currículo aos recursos digitais e mostram a importância do coordenador na superação desse desafio. A intenção é ajudar na organização de equipes de professores para refletir sobre formas mais eficazes e atrativas de incluir tecnologia nas atividades escolares.
No curso, você aprenderá mais sobre:
1) a presença das tecnologias digitais no mundo contemporâneo e as diferentes formas de incorporação dessas tecnologias pela escola;
2) a plataforma, a partir da reflexão sobre os modos de utilização de objetos digitais e ferramentas em sala de aula; e
3) o uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAS) nas práticas escolares e a articulação da tecnologia com/no currículo, entre outros temas. Os concluintes recebem ainda um certificado de participação validado pelo MEC. Fonte
TECNOLOGIA E CURRÍCULO
A tecnologia está em presente no dia a dia e nos traz muitas facilidades de acesso à informação, de serviços e de comunicação. Para os estudantes, então, é parte de tudo, eles não sabem viver sem ela e não existe separação entre o real e o virtual! Mas em sala de aula, a situação é outra. Precisamos adaptar parte das nossas práticas para inserir um novo modo de ensinar neste contexto tão diferente
Para apoiar você, professor, a superar esse desafio, criamos um curso a distância oferecido gratuitamente aqui na plataforma Escola Digital. São 4 módulos e 40 horas de atividades que têm com objetivo colaborar na introdução da tecnologia na escola, relacioná-la com conteúdos escolares e incluir os recursos digitais nos seus planos de aula. Você também vai estudar sobre as formas de criar conteúdos no computador ou orientar seu alunos a serem também protagonistas nesse processo.
Os concluintes recebem ainda um certificado de participação validado pelo MEC. Não é necessário inscrição e nem esperar a formação de turmas, você se organiza para estudar quando quiser. Fonte
06 dezembro 2016
04 dezembro 2016
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2016
O que uma criança de 6 anos precisa aprender em Matemática? Alguém tem dúvida de que as crianças já tiveram alguma experiência matemática antes de entrar na escola? Essas foram as questões norteadoras do encontro ocorrido neste sábado, 03/12.
Na sociedade atual, ler e escrever com compreensão inclui ler o mundo com lentes matemáticas.
O foco do Pnaic-Matemática é a aprendizagem significativa e o ensino por meio de atividades e situações-problema, sua concepção e desenho levou em conta o que sabemos sobre processos de aprendizagem, metodologias e experiências didáticas.
O material do Pnaic aborda vários temas fundamentais: organização do trabalho pedagógico; quantificação, registros e agrupamentos; construção do sistema de numeração decimal; operações na resolução de problemas; geometria; grandezas e medidas; educação estatística; saberes matemáticos e outros campos do saber.
Esse último tratando das relações da disciplina com a realidade e as conexões matemáticas que é uma tendência mundial do ensino da matemática. Seu ponto de partida é o que as crianças de 6 anos podem e devem aprender nas séries iniciais e o que elas já sabem e podem aprender da matéria nessa idade. Fonte
Assinar:
Postagens (Atom)