Image Map

12 dezembro 2016

Seminário Final de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa

Nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, aconteceu o Seminário Final de formação dos professores alfabetizadores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), com a presença dos professores alfabetizadores, coordenadora local e orientadoras de estudo.
O município de Marília possuía 211 vagas para participar do programa, inscreveram-se no período de 04 e 05 de outubro 147 professores, mas efetivamente participaram dos encontros 83 docentes. 
Nesse ano, o Programa trouxe uma novidade. A possibilidade do(a) professor(a) coordenador(a) também participar como bolsista do PNAIC. Das 19 escolas da rede, 13 professoras coordenadoras se inscreveram, mas efetivamente participaram dos encontros 10 profissionais.
No Seminário Final, foram apresentados 83 trabalhos envolvendo a prática pedagógica, selecionados entre 19 escolas da rede, que aderiram ao PNAIC. Os trabalhos envolviam temáticas como: Projeto Dia das Mães, trabalho com a estrutura dos quadrinhos, mediação de leitura, experiência científica sobre o desmatamento e erosão do solo, exposição pedagógica sobre os seres vivos, projeto de leitura, projeto passeio ao viveiro municipal: palestra com agrônomo, passeio na fazenda experimental da UNIMAR (projeto meio ambiente), projeto de reciclagem e exposição pedagógica, leitura: carrinho da leitura e sacola da leitura, atividade de leitura com os pais, projeto “vem que eu te conto um conto”, trabalho com dobraduras, maquete representativa da sala de aula e comparação com a planta baixa, caixa das sensações, elaboração de auto retrato, livro coletivo, trabalho com quebra-cabeça, convite, dramatização com dedoche, jogo da memória, jogo de sequencia numérica, construção de livro, roda de leitura, cozinhando com a matemática, exploração do gênero receita (salada de frutas), medidas convencionais e não convencionais, trabalho com rimas, exposição: cores e valores (biografias e obras dos autores: Sylvia Orthof e Maurício de Sousa), entre outros.
Aperfeiçoar a formação profissional dos professores é uma medida de suma importância em qualquer esforço visando melhorar a qualidade da educação. A valorização e qualificação dos professores é considerada fundamental para a melhoria da qualidade da educação, assumida pelos Estados Membros da UNESCO, incluindo o Brasil, em dois dos seis objetivos (objetivos 2 e 6) do Marco de Ação de Dacar (2000 - Declaração sobre Educação para Todos, Dacar).
É de importância vital estabelecer vínculos entre os resultados das avaliações de aprendizagem e a formação dos professores, tanto a inicial como a educação continuada, a fim de que o processo de aprendizagem em sala de aula possa ser efetivamente renovado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário