Image Map

04 dezembro 2016

Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2016

O que uma criança de 6 anos precisa aprender em Matemática? Alguém tem dúvida de que as crianças já tiveram alguma experiência matemática antes de entrar na escola? Essas foram as questões norteadoras do encontro ocorrido neste sábado, 03/12. 
Na sociedade atual, ler e escrever com compreensão inclui ler o mundo com lentes matemáticas.
O foco do Pnaic-Matemática é a aprendizagem significativa e o ensino por meio de atividades e situações-problema, sua concepção e desenho levou em conta o que sabemos sobre processos de aprendizagem, metodologias e experiências didáticas.
O material do Pnaic aborda vários temas fundamentais: organização do trabalho pedagógico; quantificação, registros e agrupamentos; construção do sistema de numeração decimal; operações na resolução de problemas; geometria; grandezas e medidas; educação estatística; saberes matemáticos e outros campos do saber.
Esse último tratando das relações da disciplina com a realidade e as conexões matemáticas que é uma tendência mundial do ensino da matemática. Seu ponto de partida é o que as crianças de 6 anos podem e devem aprender nas séries iniciais e o que elas já sabem e podem aprender da matéria nessa idade. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário