Image Map

24 junho 2015

O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: vamos por a mão na massa!!!

Terça-feira, dia 09 de junho, realizamos mais um encontro para discussões sobre Arte e produções artísticas nas escolas municipais de Marília. A apresentação do tema escolhido – esculturas – se deu a partir da obra abaixo de Francesco Tonucci - Frato.
A partir dela, discutimos sobre a relação entre a manipulação dos materiais que possibilitam a construção de formas tridimensionais e as diferentes denominações que recebem as técnicas aplicadas para dar um formato, ou seja, uma escultura.
Considerada uma das três artes clássicas, a escultura é a técnica de representar em relevo total ou parcial, objetos e seres através da reprodução de formas.
Utiliza-se de materiais como: gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, modelagem, moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.
Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até algo abstrato, tradicionalmente, como arte, o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. 
Durante o encontro diferentes técnicas e materiais forma apresentados aos professores por meio de manipulação, experimentação e de vídeo. Para a manipulação, escolhemos os materiais: gesso, argila e arame e aplicamos as técnicas de modelagem e moldagem. Os profissionais discutiram as diferentes possibilidades de aplicação das ações em sala de aula e de uso dos materiais. Por Silvana Paulina de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário