Image Map

10 abril 2017

Merenda escolar tem estoques totalmente regularizados; rede serve 54 mil refeições diárias

Prefeito Daniel Alonso conversa com merendeiras,
durante visita à Emef da zona sul

Com esforços conjuntos de várias secretarias e setores, município vence desafio e paga fornecedores

A secretaria municipal da Educação, em conjunto com a secretaria municipal da Fazenda, anunciaram a regularização de 100% dos estoques de merenda escolar em Marília. O serviço superou as dificuldades enfrentadas nos meses de fevereiro e março, com as entregas de todos os alimentos previstos no encerramento do mês. Por dia, são servidas mais de 54 mil refeições na cidade. A aquisição foi de 80 toneladas, sendo 20 mil quilos de carnes.

Os alimentos beneficiam alunos das 35 Emeis (escolas municipais de ensino infantil), 19 Emefs (fundamental) e três entidades conveniadas. Ao todo, a rede conta com cerca de 19 mil crianças. A Secretaria de Educação também é responsável pela alimentação dos alunos das cerca de 60 escolas estaduais no município.

Crianças durante o intervalo saboreiam merenda escolar
em Marília; qualidade acima da média nacional

A merenda escolar de Marília é preparada com base em cardápios balanceados e supera a média dos indicadores nutricionais recomendados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. São servidos arroz, feijão, massas, quatro tipos de carnes, legumes, saladas e frutas.

O secretário da Fazenda, Levi Gomes, destacou que a gestão do estoque será criteriosa e não há mais risco de desabastecimento. “Foram adquiridas 80 toneladas de alimentos. Recebemos onze toneladas de carne, somente nesta última semana de março. Está sendo feito um gerenciamento para que nunca mais volte a faltar merenda de qualidade para as crianças”, disse.

Ele lembrou que os desafios estão sendo superados e a gestão olha para frente. Porém, por questão de transparência, é preciso informar a população que em janeiro não havia estoque de nenhum item necessário para a merenda. Também não foram preparadas licitações para aquisição, como deveria ter ocorrido ao término do ano.

Além disso, os pagamentos aos fornecedores estavam atrasados. Em alguns casos, a inadimplência vinha desde junho de 2016, o que dificultou as compras necessárias para o ano letivo de 2017. O secretário municipal da Educação, professor Beto Cavallari, destacou o esforço conjunto das secretarias, sob a liderança do prefeito Daniel Alonso, para que o problema fosse superado.

“Educação, por meio da coordenação da Divisão de Alimentação, junto à Fazenda, Planejamento Econômico, enfim, todos nós trabalhamos muito para que essa situação anterior fosse superada. Muito já foi feito lá na coordenação da Divisão de Alimentação e o resultado é visto no prato de cada aluno da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em Marília”, disse o professor.

Em visita recente à escola na zona sul, o prefeito Daniel Alonso elogiou os servidores pela dedicação e cuidado com a merenda escolar. “É um investimento muito grande para a qualidade que desejamos. São servidas quatro tipos de carne; carne vermelha, frango, peixe e carne suína. O mais importante é o amor com que tudo é preparado, podemos constatar isso nas escolas”, disse Daniel.

Como custeio da merenda escolar, os municípios recebem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, apenas R$ 0,30 para os alunos matriculados nas escolas de ensino infantil, fundamental, médio e educação de jovens e adultos (EJA). Em Marília, para obtenção da qualidade desejada, esse valor é suplementado pela Prefeitura Municipal.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Divulgação / Imprensa PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário