Image Map

17 abril 2017

Mês de conscientização sobre o autismo é marcado por ações em Marília

Criança atendida por profissional especializada no Espaço Potencial
Sociedade civil criou o Espaço Potencial na cidade; serviço é mantido com apoio da Prefeitura

Profissionais das áreas de educação, saúde e cidadania destacam em suas agendas, no mês de abril, a conscientização sobre o autismo. Trata-se de uma condição muito mais comum do que parece, verificada em uma a cada cem pessoas. O autismo afeta quatro a cinco vezes mais meninos do que meninas. O combate à desinformação é apontada como “urgente” por educadores e especialistas.

A população de Marília conta com o Espaço Potencial, uma instituição apoiada pela Prefeitura. A entidade participa de uma série de ações, até o próximo dia 26 de abril, incluindo palestras organizadas pela secretaria municipal de Educação.

O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, declarou apoio e lembrou a importância da agenda. “O prédio da secretaria está todo decorado na cor azul. Nosso departamento de Educação Especial trabalha o ano todo em parceria com a equipe do Espaço Potencial. Neste mês, com a programação, o objetivo é envolver ainda mais os professores, coordenadores, diretores de escolas e a comunidade em geral”, disse Beto.

Os encontros estão agendados para os dias 12, 24 e 26, no auditório da secretaria Municipal da Saúde de Marília. Educadores, familiares de autistas e voluntários realizam também pedágios educativos e panfletagens em locais de grande concentração na cidade.

Nos últimos anos as ações têm se intensificado em todo o país, com a realização de eventos, difusão de informação técnica, decoração e iluminação de fachadas na cor azul. No Brasil, já receberam luzes especiais o Cristo Redentor (RJ) a Ponte Estaiada (SP) e os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde, em Brasília.

AGENDA

O primeiro encontro, nesta quarta-feira (12), acontece às 19h. Luzes azuis serão acesas na fachada do prédio da secretaria de Educação. Em seguida, durante palestra, a equipe do Espaço Potencial abordará os “Princípios Básicos para o Trabalho com TEA (Transtorno do Espectro Autista, termo médico que engloba também a Síndrome de Asperger).

No dia 24 (segunda-feira), às 19h, o tema será “Integração Sensorial e Estruturação de Ambiente para a Inclusão do TEA), com a professora Aila Narene Dahwache Criado Rocha, doutora em Educação pela Unesp/Marília, especialista na área e docente em Terapia Ocupacional da instituição.

Educadores da rede municipal e profissionais do Espaço Potencial têm diálogo constante para o bem estar das crianças e jovens atendidos por ambos os serviços (ensino regular e contraturno na entidade)
No encerramento, dia 26 (quarta-feira), a partir das 19h, a advogada Daniela Marinho abordará “Políticas Públicas para Pessoas com TEA”.

Todos os encontros acontecem no auditório da secretaria municipal de Saúde, ao lado do prédio da Educação, localizada à Avenida Castro Alves, 61 (antiga fábrica da Antártica). Mais informações podem ser obtidas no departamento de Educação Especial, pelo telefone 3402-6300 ou no Espaço Potencial (14) 3316-0623 e 3316-0624.

SERVIÇO

A Associação de Pais e Amigos do Autista – Espaço Potencial Marília é uma organização da sociedade civil, filantrópica, fundada em abril de 2009. Dois anos antes, um grupo de pais de crianças e jovens autistas, junto com profissionais voluntários, se uniram na intenção de criar um serviço para oferecer tratamento adequado aos seus filhos.

A decisão ocorreu depois que as crianças e adolescentes já haviam passado por diversas instituições educacionais, sem conseguir atendimento adequado. Passou a existir, desde então, um espaço estruturado para atendimento de intervenção/reabilitação e apoio pedagógico especializado.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.espacopotencial.org.br

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Divulgação / Imprensa PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário