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05 março 2014

EMEI CRIANÇA FELIZ - PREMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO - 3º LUGAR

O "Prêmio Construindo a Nação" tem como objetivo dar estimulo, reconhecimento e difusão, às ações realizadas por escolas e seus alunos, da iniciativa privada e da rede pública, em intervenções onde os alunos são os empreendedores, os agentes da mudança, na melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas escolas, dentro de temas relevantes para a vida de todos os envolvidos, abrangidos pelas oito metas do milênio da ONU e, indo além, alcançando toda sorte de dificuldades sejam sociais, educativas, culturais, de saúde, preservação ambiental, sustentabilidade entre outras que possam ser beneficiadas pela participação de jovens brasileiros em idade escolar.
Criado em 2000 no Estado de São Paulo e ampliado a partir de 2006, o prêmio alcançou 25 estados . Ate o ano de 2011, cinco mil cento e quarenta escolas de todo o Brasil estão participando, mobilizando e envolvendo mais de seis milhões e meio de estudantes.
PROJETO: “ FAZ BEM VIVER BEM E É PRA JÁ!” (INFANTIL II- MANHÃ)
A EMEI Criança Feliz, localizada no Santa Antonieta, acaba de conquistar o 3º lugar no “Prêmio Construindo a Nação”, do Instituto da Cidadania Brasil. A entrega será dia 17 de março, às 14h30, na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes do metrô, centro da capital paulista. 
Com o Tema “Faz Bem Viver Bem E É Pra Já!”, o projeto foi realizado pelas turmas de Infantil II do período da manhã das professoras: Donata, Fabiana, Karen, Mirtes e Tatiane. A escolha deste tema aconteceu a partir de observações em relação ao estilo de vida das crianças, que desde pequenas já tem tendência a serem sedentárias devido a rotina de trabalho dos pais, falta de costume e falta de informação. A proposta desse Projeto foi de estimular as crianças e familiares a mudar esta situação, buscando um estilo de vida mais saudável no que diz respeito a alimentação, prática de exercícios físicos e lazer, direitos fundamentais aos homens garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.
As ações realizadas: apresentação do projeto aos pais através de reuniões; trabalho sobre a alimentação, destacando a importância da alimentação adequada, preferências alimentares, estudo do cardápio da escola e pesquisa com os pais sobre a alimentação; Visita ao Ceasa, onde escolheram e compraram frutas e realização da salada de frutas; Trabalho sobre a saúde enfocando o sedentarismo e a importância da prática de atividades físicas, realização de jogos e brincadeiras coletivas, ginástica com a participação dos familiares e das demais turmas da escola, passeio com a participação dos pais pelo bairro (caminhada e ciclismo) e visita a uma academia; também trabalharam com o lazer através de pesquisas sobre atividades que a família realiza nos momentos em que os pais não estão trabalhando, buscando incentivá-las em proporcionar momentos de lazer; passeio ao Bosque Municipal. Todas as etapas vivenciadas durante o Projeto foram registradas a partir de atividades variadas, ressaltando os relatos e conclusões das crianças, através de confecção de painéis de fotos e desenhos, elaboração de textos coletivos, ilustrações e confecção de jogos e registros em fichas.
A culminância do Projeto se deu com a organização de uma Exposição Pedagógica, na qual foram apresentados os resultados de todo o trabalho realizado durante a execução do Projeto, onde pais, demais alunos, funcionários e comunidade tiveram a oportunidade de apreciar.
As ações cotidianas dos alunos evidenciaram que a prática apreendida não ocorreu somente durante a realização do Projeto, mas perdurou após seu encerramento.
A partir dessa proposta surgiram novos projetos na escola objetivando a qualidade de vida dos alunos e comunidade.
Fotos:

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