Neste primeiro semestre, a Secretaria Municipal de Educação oferecerá oficinas de produção de texto e leitura aos professores de 4º e 5º anos e coordenadores, em dois módulos, nos dias fixados no cronograma abaixo.
O Módulo I compreenderá os conteúdos relacionados à organização da trama de preparação para a produção escrita de textos pelo professor.
O Módulo II será destinado a formas de apoio e atividades de sistematização do ato de ler, a partir dos níveis de conceitos linguísticos e avaliação de competências leitoras.
As oficinas visam possibilitar aos professores participantes, momentos de formação e reflexão sobre a língua materna com foco na integração entre o domínio conceitual dos conteúdos à abordagem metodológica-prática dos mesmos e a significação desses junto aos alunos.
A organização terá como base a proposta de Josette Jolibert e Bajard, a partir da qual pensaremos os critérios de avaliação de texto do SAREM – 2014.
PERÍODOS: MANHÃ DAS 8H00 ÀS 11H00 ó TARDE DAS 14H00 ÀS 17H00
|
||
|
CONTEÚDOS
|
|
MÓDULO – I
PRODUÇÃO
ESCRITA
|
25/03
|
Elementos compositores da trama para preparação
do professor
|
01/04
|
Representação prévia
|
|
08/04
|
Característica do texto que prevejo: linguística
do texto
|
|
15/04
|
Característica do texto que prevejo: linguística
da frase
|
|
22/04
|
Atividades de sistematização metalinguística
|
|
|
||
MÓDULO – II
LEITURA
|
27/05
|
Aprendizado e ensino: o papel facilitador do
professor
|
03/06
|
Competências linguísticas: os níveis
|
|
10/06
|
Projetos de leitura
|
|
17/06
|
Mediação de leitura – Descobertas de texto
|
|
24/06
|
Questionamento de textos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário