Image Map

16 março 2014

Leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Com o objetivo de refletir sobre os processos de leitura e escrita com os professores de 1º, 2º e 3ºs anos do Ensino Fundamental e professores coordenadores, inicia-se no dia 28 de março as “Oficinas Pedagógicas”. A atividade de formação consiste em fundamentar os professores sobre a importância da leitura e de como encaminhar atividades significativas com os estudantes. Desse modo, serão oferecidos também momentos práticos, instrumentalizando o professor para que ele possa valorizar ainda mais os modos de ler na escola.
As oficinas terão dez encontros e estão dividas em dois módulos: o primeiro pretende contemplar a leitura e a escrita na perspectiva do renomado Élie Bajard, com a sessão de mediação e a descoberta do texto; o segundo abordará o ensino das estratégias de leitura que muito contribui para a formação do leitor proficiente.
Carga horária: 30 horas.  
Público alvo: professores de 1º, 2º e 3ºs anos. 
Horário: será oferecido em período contrário:  
Manhã: das 8h00 às 11h00  
Tarde: das 14h00 às 17h00  
Local do curso: Sede da Secretaria Municipal da Educação.
OFICINAS

CONTEÚDOS


MÓDULO I
28/03
A sessão de mediação.
02/04
Descoberta do Texto.
09/04
Descoberta do Texto.
16/04
A escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
23/04
A escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


CONTEÚDOS


MÓDULO II
02/05
Leitura
07/05
Estratégias de leitura - Conhecimento prévio.
16/05
Estratégias de leitura - Conexões.
21/05
Estratégias de leitura - Visualização.
28/05
Estratégias de leitura - Inferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário