Com o objetivo de refletir sobre os processos de leitura e escrita com os professores de 1º, 2º e 3ºs anos do Ensino Fundamental e professores coordenadores, inicia-se no dia 28 de março as “Oficinas Pedagógicas”. A atividade de formação consiste em fundamentar os professores sobre a importância da leitura e de como encaminhar atividades significativas com os estudantes. Desse modo, serão oferecidos também momentos práticos, instrumentalizando o professor para que ele possa valorizar ainda mais os modos de ler na escola.
As oficinas terão dez encontros e estão dividas em dois módulos: o primeiro pretende contemplar a leitura e a escrita na perspectiva do renomado Élie Bajard, com a sessão de mediação e a descoberta do texto; o segundo abordará o ensino das estratégias de leitura que muito contribui para a formação do leitor proficiente.
Carga horária: 30 horas.
Público alvo: professores de 1º, 2º e 3ºs anos.
Horário: será oferecido em período contrário:
Manhã: das 8h00 às 11h00
Tarde: das 14h00 às 17h00
Local do curso: Sede da Secretaria Municipal da Educação.
OFICINAS
|
||
CONTEÚDOS
|
||
MÓDULO
I
|
28/03
|
A sessão de mediação.
|
02/04
|
Descoberta do Texto.
|
|
09/04
|
Descoberta do
Texto.
|
|
16/04
|
A escrita nos anos
iniciais do Ensino Fundamental.
|
|
23/04
|
A escrita nos anos iniciais do
Ensino Fundamental.
|
CONTEÚDOS
|
||
MÓDULO II
|
02/05
|
Leitura
|
07/05
|
Estratégias de leitura - Conhecimento
prévio.
|
|
16/05
|
Estratégias de leitura - Conexões.
|
|
21/05
|
Estratégias de
leitura - Visualização.
|
|
28/05
|
Estratégias de leitura - Inferência.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário