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15 maio 2015

HORÁRIO DE ESTUDO EM CONJUNTO – DA REESCRITA AO TEXTO DE AUTORIA

Nessa segunda-feira, dia 11 de maio, ocorreu o encontro quinzenal entre os coordenadores do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Marília e a Equipe Técnica Pedagógica da área de EMEF com a finalidade de realizar estudos referentes à produção textual. O foco das discussões foi o ensino da escrita de texto narrativo por meio de textos literários para os alunos das turmas do terceiro ano. O trabalho visou promover a reflexão acerca da prática de reescrita de textos, as diferentes propostas de reescrita que ocorrem na rede municipal hoje e o quanto esta prática poderá auxiliar no encaminhamento e na construção do texto de autoria. 
As ações tiveram como ponto de partida a reflexão sobre os provérbios, analise e modificações destes por meio do acréscimo de conectores que justificam ou se opõem a uma ideia anterior. 
Compreendemos que o reconhecimento dos organizadores textuais ajudam na compreensão dos textos, pois facilitam a localização de argumentos e conclusões, relações de sinonímias etc. Quando discutimos esses elementos com os alunos, essa conversa auxiliará na produção de textos, pois seu uso contribui para o estabelecimento da coesão textual. Além das atividades propostas, é interessante explorar o sentido desses e de outros organizadores nos textos lidos com os alunos.
Em continuidade as discussões, foram apresentadas aos coordenadores e diretores presentes as estratégias de leitura: sumarização e síntese, como atividades que contribuem para a constituição de ações mentais. Essas ações auxiliarão na composição do texto escrito, pois oferece oportunidade para que o aluno perceba como o texto é constituído.
Ao longo da conversa apresentadas as definições das duas estratégias e a aplicação destas com o grupo.
Compreendemos que a habilidade da sumarização parte do pressuposto de que precisamos sintetizar aquilo que lemos. E, para que isso seja possível é necessário aprender o que é essencial em um texto, ou seja, buscar a essência, separando-a do detalhe. Ao elencar aquilo que é importante na narrativa, o professor poderá mostrar ao aluno as ideias principais do texto, aumentando, assim, a chance de compreender melhor a história lida. 
A estratégia de síntese significa mais do que resumir um texto, pois ao resumir anotamos as ideias principais de um parágrafo ou de um texto parafraseando-o. A síntese ocorre quando articulamos o que lemos com nossas impressões pessoais, reconstruindo o próprio texto, elencando as informações essenciais e modelando-as com o nosso conhecimento (SOUZA, Renata (org.) Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, Mercado de Letras, 2010).
Destacou-se a importância de se trabalhar as estratégias distintamente para que o aluno perceba as peculiaridades de cada texto e enfatizar a necessidade das ações de leitura para possibilitar ao aluno o contato com os textos que circulam na sociedade e os literários.
O encontro também contou com a presença do Diretor de Gestão Escolar, Joaquim Bento Feijão, que contribui orientando o grupo quanto a utilização das atividades complementares. Por Silvana Paulina de Souza

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