Image Map

07 maio 2015

O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

História da Arte

Arte: Conservemos em mente que tal palavra pode significar coisas muito diferentes, em tempos e lugares diferentes, e que Arte com “A” maiúsculo não existe (GOMBRICH, E. H. A História da Arte. LTC. 1998).

Linha do tempo
Por que pensar o conhecimento histórico da produção artística da humanidade?
Por tudo que já fora dito, mas principalmente por nós reconhecermos que a Arte pode ser vista como objeto da multiplicidade das culturas humanas. Como sujeito histórico, a nossa formação humana acontece nas relações sociais se apropriando dos conhecimentos historicamente produzidos.
Por meio das produções artísticas, pensar nas contribuições específicas de cada artista, de cada época ou de um movimento específico para o desenvolvimento do pensamento humano. É importante lembrar que a constituição da humanidade se deu quando o homem descobriu sua capacidade de simbolizar, de criar linguagens.
Por meio de atividades integradoras, da combinação de técnicas e a experimentação plástica com diversos materiais, discutimos a formação humana. Ao desenvolver a capacidade de observação, análise e relacionamento dos elementos visuais com materialidades e suportes distintos que vão além dos materiais plásticos, por exemplo, os que envolvem o próprio corpo e os sons fazem um movimento antropofágico e avançamos.
Estas foram as discussões que pautaram o terceiro encontro de formação em Arte para professores da rede municipal de ensino de Marília.
Durante o diálogo com professores, as orientadoras do curso, professoras Silvana e Juliana , motivaram o grupo a pensar sobre as especificidades do trabalho em/com Arte Educação em cada fase do desenvolvimento escolar da criança.
As questões foram pautadas nas produções dos professores nos dois primeiros dias de curso e envolveram reflexões sobre:
- a necessidade do envolvimento das crianças nas propostas, da criação de motivos e sentidos para o que será produzido e o papel do professor nesse processo;
- o uso de materiais diversos – é fundamental oferecer condições para as crianças conhecerem, explorarem e testarem diferentes materiais para a composição de suas produções. O professor também precisa planejar a combinação desses materiais evitando possíveis inadequações no oferecimento deles (ex. utilizar cola quente em papel camurça);
- a frustração pode se fazer presente quando o idealizado pelo professor ou mesmo pela criança não é atingido... “não ficou igual ao que pensei...”. Nesse caso, é fundamental motivar as crianças a tentarem de novo, experimentarem novas formas, mudarem a estratégia utilizada, ampliarem suas ideias e compreenderem que há vários caminhos possíveis para realizar o que é proposto/o que se deseja;
- é importante tecer um trabalho livre de padronização, pautado na reflexão e desconstrução de conceitos estereotipados (bonito/feio, certo/errado) e na liberdade de tentar, experimentar, planejar/replanejar; 
- a ampliação do repertório das crianças por meio de vivências significativas e do contato com elementos da cultura elaborada (as máximas produções humanas) é condição para que ela possa criar com liberdade.
O encontro foi muito motivador. Possibilitou diferentes análises e reflexões. Na próxima semana, falaremos sobre a expressão corporal.
Juliana e Silvana
Vídeo utilizado:
Arquivo utilizado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário