Image Map

22 maio 2015

Conferência Municipal de Educação de Marília

O município de Marília, realizou no dia 13 maio de 2015, a Conferência Municipal de Educação: Elaboração do Plano Municipal de Educação, nas dependências da UNIMAR, com a participação dos profissionais da Educação e dos diversos segmentos da sociedade civil.
A Conferência teve por objetivo propor políticas públicas para a Educação do Município nos próximos dez anos, período de vigência do Plano.
No período da manhã, ocorreu o credenciamento, a abertura oficial do evento com a presença da responsável pelo expediente da Secretária Municipal da Educação, Profª Maria de Fátima Leiva Gatti; do Diretor de Gestão Escolar, Prof.Joaquim Bento Feijão; da Dirigente de Ensino da rede Estadual, Profª Ivanilde Elias Zamae; da vereadora Profª Sônia Tonin representando a Câmara Municipal e do Presidente do Conselho Municipal de Educação Prof. Fábio Borges dos Santos. Após a Profª Drª Elianeth Kanthack Hernandes proferiu a palestra: “PME .. contexto, desafios e perspectivas”.
As atividades da manhã encerraram-se com a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência.
No período da tarde, com a coordenação dos membros do Conselho Municipal de Educação, Marcia Vinholo e Luzimábille Zaparolli, os participantes foram divididos por eixos temáticos para debaterem as propostas do Texto Base Preliminar, elaborado em consonância com o Plano Nacional de Educação, conduzidos por mediadores:
  • Eixo I - Educação Infantil: 
Mediadores: Fernanda Fernandes dos Santos Lanza e Renata de Fátima Fazolin Ferrés de Souza (SME), Dirce Crepaldi e Lucia Helena Guandalin (rede privada) 
  • Eixo II – Ensino Fundamental:
Mediadores: Nádia Maria Julian (SME), Olga Valéria dos Anjos Andrade e Luiz Carlos Lopes Martins (rede privada), Ilza Luciene Penitente Gonçales Piai (DE) 
  • Eixo III – Ensino Médio / Ensino Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos: 
Mediadores: Sueli e Claudia (DE), Fábio Borges dos Santos (CME), Odirlei de Oliveira (SME), Orlando Rodrigues (rede privada)
  • Eixo IV – Educação Inclusiva / Escola de Tempo Integral:
Mediadores: Rosemeire Fernanda Frazon Modesto e Sabrina Alves Dias (CEMAEE), Beatriz Muzi (DE)
  • Eixo V – Ensino Superior / Educação a Distância: 
Mediadores: Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegaline (UNIMAR) e Graziela Abdian Maia (UNESP)
  • Eixo VI – Gestão Democrática/ Formação, Valorização dos Trabalhadores da Educação e Financiamento da Educação: 
Mediadores: Sônia Maria Ribeiro Tonin (SME/Legislativo), Bárbara Cibele da Silva Monteagudo (DE).

Os mediadores apresentaram as propostas dos grupos dos eixos temáticos na plenária geral e após as discussões, o texto base foi aprovado. 
O próximo passo é realizar a revisão geral da versão final do texto e encaminhá-lo em forma de projeto de lei para aprovação na Câmara Municipal, cumprindo o prazo estipulado pelo Plano Nacional de Educação. Por Márcia Vinholo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário