Image Map

27 julho 2015

Secretaria Municipal da Educação encerra o Programa de Atendimento de Férias referente a julho de 2015

O município de Marília por meio da Secretaria Municipal de Educação executou o Programa de Atendimento de Férias referente a julho de 2015. O evento foi considerado um sucesso e acolheu alunos matriculados na rede municipal , que estão de férias, filhos de pais trabalhadores. Todas as regiões da cidade foram atendidas, sendo que na zona oeste, funcionou a Emei Chapeuzinho Vermelho, na zona norte, a Emei Leda Casadei, na zona sul, a Emei Pingo de Gente e na zona leste, a Emei Saci Pererê. O horário de atendimento se deu entre 08h00 e 17h00. A Prefeitura de Marília disponibilizou servidores, professores, equipes gestoras e ofereceu todo suporte para o programa, desde a infra-estrutura funcional, pedagógica e alimentar, com fornecimento de merenda balanceada, atividades lúdicas e recreativas e claro, muita afetividade. Ao final, os números apontaram frequência das mais positivas, com 50% de comparecimento de alunos inscritos. A próxima etapa é o retorno das aulas na segunda-feira, dia 27/7, referente ao segundo semestre, com atividades normais. Por Luzimábile Zaparolli.

17 julho 2015

Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal receberam bebetecas com 220 títulos

Município adquiriu acervo com 220 títulos (7920 volumes) para crianças na faixa etária dos 4 meses a 3 anos de idade
As 36 escolas de Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Marília, receberão uma bebeteca com 220 títulos (7920 volumes) para crianças com idade de 4 meses a 3 anos de idade. A conquista é fruto de um investimento da Prefeitura Municipal de Marília que adquiriu cerca de oito mil livros infantis. O material é diversificado, com livros de diferentes texturas: de pano, cartonados, de banho, sonoros, com guizos, fechos, formas, cores e até mesmo aromas, que, além de despertar o interesse à leitura, vão proporcionar a exploração dos sentidos e permitir interatividade com os bebês. Os novos títulos contribuirão para a ampliação do acervo das bibliotecas mantidas nas Unidades Escolares e auxiliarão no desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a formação de leitores. Os educadores poderão promover momentos de contação de histórias recorrendo a diferentes recursos, estimular a percepção das letras, formas e cores, além de fomentar o manuseio dos livros com a atividade de bibliotecas itinerantes com a integração de pais e membros da comunidade. 
É essencial que, desde bem pequenas, as crianças tenham amplo contato com livros; pois, favorecem sua interação cultural e social. Na medida em que a criança tem contato frequente com os livros de qualidade e participa ativamente de práticas significativas de leitura, vai se apropriando de seu uso social, desenvolvendo suas funções psíquicas superiores (tais como memória, linguagem, atenção, dentre outras) ampliando seu conhecimento de mundo e formando seu comportamento leitor. As bebetecas da Rede Municipal (36) foram constituídas para contribuir com o desenvolvimento dos bebês e favorecer a formação de novos leitores.

Prefeitura Municipal de Marília em parceria com a Triunfo Transbrasiliana promove entrega de material de apoio no trabalho com Educação Ambiental.

A Prefeitura Municipal de Marília em parceria com a Triunfo Transbrasiliana promove entrega de material de apoio no trabalho com Educação Ambiental. 
Aconteceu nesta quarta-feira, 15/07, a cerimônia de entrega dos cadernos elaborados no ‘Programa de Educação Ambiental’, desenvolvido pela Triunfo Transbrasiliana, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília através das secretarias de Educação e Meio Ambiente. Dividido em módulos, o curso teve a participação efetiva dos professores da rede, onde as atividades realizadas durante os encontros de capacitação resultaram nestes cadernos de atividades que serão utilizados como material paradidático nas escolas do município. 
O curso, montado especialmente para educadores, teve como meta promover conceitos e ferramentas de sensibilização dentro das escolas, auxiliando na implantação de atitudes que colaborem para a preservação do meio ambiente. O projeto veio complementar as atividades escolares, agregando novos valores e conhecimento ecológico concatenado à realidade local. Em outras palavras, é a valorização da riqueza natural encontrada no próprio município. 
Multiplicadores ambientais: como funcionou 
O curso apresentou quatro módulos de etapas teóricas e práticas, num total de 16 horas cada, objetivando oferecer subsídios aos professores da Rede Municipal no desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental em sala de aula. No decorrer das atividades os docentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre boas práticas ambientais, biomas brasileiros (Mata Atlântica e Cerrado) com olhar especial para a região, a relação entre as rodovias frente ao homem e a natureza, bem como o papel destes empreendimentos na preservação do próprio meio ambiente. Os professores, agentes estratégicos nesta ação, elaboraram um caderno para cada módulo, que serão entregues agora e servirão como material de apoio a ser utilizado em sala de aula. 
Diante do investimento realizado, a Triunfo Transbrasiliana espera trazer a comunidade o mais próximo possível das iniciativas voltadas para a preservação ambiental. A empresa busca ainda dar publicidade e potencializar os esforços da comunidade em geral, governos e empresas na preservação da natureza. Ao investir nos professores, profissionais fundamentais para semear o conhecimento junto às novas gerações, a Companhia cumpre com seu papel social de executar obras e processos de forma sustentável, visando sempre a modernização e o aperfeiçoamento do mapa rodoviário sob sua administração.

15 julho 2015

Programa Permanente de Atendimento de Férias e Recesso Escolar de Julho/2015

A Secretaria Municipal da Educação definiu o “Programa de Atendimento de Férias” de 2015, que acontecerá entre 13 e 24 de julho, período do recesso, para alunos entre quatro meses e cinco anos, das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil).
Foram cadastradas 415 crianças do período integral. O programa tem o objetivo de atender os pais que trabalham nesse período e precisam do atendimento. A apresentação do atestado de trabalho pelos pais é pré-requisito para a inscrição. Nesse período a criança terá uma estrutura preparada, com ambiente acolhedor, seguro e o cuidado necessário para ficar no horário das 8h00 às 17h00, enquanto a mãe e o pai estiverem trabalhando.
As escolas que estarão atuando como pólos são: “Emei Leda Casadei” (Zona Norte), “Emei Pingo de Gente” (Sul), “Emei Chapeuzinho Vermelho” (Oeste) e “Emei Saci Pererê” (Leste).
As crianças terão atividades lúdicas com corpo docente da rede municipal, desenvolvendo brincadeiras, roda cantada, contação de histórias, jogos e artes. A merenda será oferecida normalmente. O transporte das crianças está assegurado pela Secretaria Municipal de Educação. Por Luzimábile Zaparolli

13 julho 2015

Reposição dos dias paralisados pelos servidores, em virtude da greve

A Secretaria Municipal da Educação, conforme o disposto nas normas legais vigentes, orientou as unidades escolares sobre a elaboração do plano de reposição de dias e horas não trabalhadas pelos docentes e demais servidores no período de paralisação (14 de maio a 19 de junho de 2015).
A reposição terá início no período reservado ao recesso escolar (13 a 24/07), de acordo com o plano elaborado pela equipe escolar e homologado pela Secretaria Municipal da Educação.
As Escolas de Educação Infantil (EMEIs) atenderão os alunos no período de recesso em pólos específicos por região, visado o Programa de Atendimento de Férias e a reposição dos dias paralisados pelos servidores.
Neste sentido, foram instituídos, em consenso com os Diretores de Escola, os seguintes pólos:
Programa Permanente de Atendimento de Férias e Recesso Escolar:
· EMEI “Pingo de Gente” (Zona Sul)
· EMEI “Leda Casadei” (Zona Norte)
· EMEI “Chapeuzinho Vermelho” (Zona Oeste)
· EMEI “Saci Pererê” (Zona Leste)

Escolas para Reposição:
· EMEI “Walt Disney” (Zona Oeste/Zona Leste)
· EMEI “Criança Feliz” (Zona Norte)
· EMEI “Príncipe Mikasa” (Zona Norte)
· EMEI “Raio de Sol” (Zona Sul)
As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), que tiveram servidores paralisados, oferecerão a reposição de conteúdos curriculares a todos os alunos que participarem das aulas no período de recesso.
Toda a infraestrutura necessária ao atendimento ao aluno (alimentação escolar e serviços de limpeza) será planejada pelas escolas, através dos parâmetros orientados pela Secretaria Municipal da Educação. Por Luzimábile Zaparolli

03 julho 2015

Conselho Municipal de Educação destaca trabalho na Câmara na aprovação do PME

No dia 23 de junho, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada a reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação de Marília, quando foi debatida a seguinte pauta :
. avaliação do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME)
. aprovação do Plano Municipal de Educação pela Câmara de Vereadores.
. entrega dos certificados de participação na comissão de elaboração do PME.
. proposta de estudo dos eixos referente ao PME e assuntos diversos.
Na oportunidade, o presidente comentou sobre a aprovação do Plano Municipal de Educação pela Câmara de Marília, no dia 22/6, por unanimidade.
Os vereadores enalteceram o trabalho desenvolvido pelo Conselho e pela Secretaria da Educação.
Destacaram o PME como de relevância e muita seriedade pois vai nortear o rumo da educação mariliense nos próximos 10 anos. Na aprovação do PME, estiveram presentes membros do Conselho que participaram ativamente de todo o processo até sua conclusão. Por Luzimábile Zaparolli

Escola de Gestores: Capacitação fortalece os Conselhos Escolares

A Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 26/6, a última reunião do semestre referente ao Curso de Capacitação Escola de Gestores, que será retomado a partir de agosto. 
O Curso de Capacitação Escola de Gestores tem como público alvo, os diretores do município.
Com a coordenação da Supervisora de Ensino da Educação Básica, Profª Márcia Vinholo e a Assessora Especial de Políticas Educacionais, Profª Luzimabille Zaparolli, os encontros são ministrados pelas professoras Elianeth Dias Kanthack Hernandes e Graziela Zambão Abdian, da UNESP-Marília. 
Neste encontro, o curso foi dividido em três etapas: a apresentação de um vídeo da cantora Ana Carolina, para reflexão; a discussão do texto “Relações de Poder na Escola”, de Mauricio Tragtenberg e na sequência foi retomado o debate para a elaboração junto aos diretores, de uma minuta de lei, que norteará os Conselhos Escolares em todas as escolas municipais. 
O Curso tem possibilitado a oportunidade para os gestores refletirem sobre as escolas, emitirem suas opiniões e sugestões, com o objetivo único de fortalecer os Conselhos Escolares. Por Luzimábile Zaparolli

01 julho 2015

O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AMPLIAR REPERTÓRIOS vivenciais e culturais das crianças – como seres sócio-históricos que somos, interagimos com a realidade e somos afetados por relações, imagens, situações, acontecimentos, emoções, que formam nossos repertórios ao longo da vida. Acionamos esses repertórios a cada encontro com pessoas, lugares, paisagens, obras, objetos, conceitos e assim vamos significando o mundo, fazendo a leitura do que nos rodeia e nos acontece. Quanto maior o repertório, maior a possibilidade de estabelecer diálogo com as “coisas do mundo”.

(OSTETTO, L. E. Educação infantil, arte e criação: ensaios para transver o mundo. Texto produzido para conferência realizada para os educadores da Rede Municipal de Ed. Infantil – SME/Florianópolis, em 11 de agosto de 2008., p. 57).

A Secretaria de Educação de Marília encerrou no último dia 16 de junho o curso O ensino da arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os encontros foram realizados no auditório da SME todas as terças-feiras das 18h às 21h e contou com a participação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – I ciclo. 
Os encontros foram divididos em três partes: teórica, prática e reflexão sobre a aplicação da teoria e prática. Durante as discussões buscou-se pensar sobre a aplicabilidade de cada proposta na sala de aula dos diferentes anos. 
Outra preocupação dos monitores do curso e dos professores foi a disponibilidade dos materiais. Neste sentido, buscamos apresentar propostas que utilizassem materiais disponibilizados pela Secretaria da Educação. Somente o arame de artesanato, as ataduras de gesso e a argila foram os únicos materiais utilizados e que a Secretaria não tem para disponibilizar. 
O objetivo do curso foi proporcionar vivências e experiências pessoais aos professores, inclusive o contato com a produção histórica da humanidade por meio da viagem cultural a São Paulo. As vivências foram provocadas por leituras deleite, audição de músicas de diferentes estilos e épocas e contato com obras de arte. As experimentações tiveram a intenção de proporcionar o manuseio de material com todas as suas especificidades: densidade, mobilidade, espessura, aderência, enfim conhecer s qualidades do material permite a adequação das proposições.
O curso contou com a participação da Professora Miriam Pires Borges que compartilhou com o grupo a sua experiência na área da educação musical e a Professora Yara Lúcia L. Aguiar que apresentou o tema: Psicomotricidade, Expressão Corporal e Jogos Teatrais. Como os demais encontros, as duas professoras também fizeram a apresentação teórica e prática dos temas e a reflexão sobre a aplicação na sala de aula.
Agradecemos as equipes de EMEI e de EMEF pela colaboração na elaboração do curso e preparação do material, aos professores pela presença alegre e participativa mesmo depois do dia de trabalho, as escolas pela divulgação e permissão para as diferentes experimentações e a Secretaria Municipal da Educação de Marília na pessoa da Prof.ª Maria de Fátima Fernandes Leiva Gatti, Diretora de Gestão Administrativa, Responsável pelo Expediente da Secretaria Municipal da Educação que possibilitou a aplicação do curso e a vivência de apreciação de obra de arte na cidade de São Paulo. 
Ao final do curso, podemos avaliar positivamente ao levar os professores a pensar sobre a TRÍADE DA ARTE: Fazer, Apreciar e Refletir.
Profª Silvana Paulina de Souza

APROVADO O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Em sessão da Câmara dos Vereadores, no dia 22 de junho, foi aprovado o Plano Municipal de Educação - PME, lei nº 7824/2015, norteando os rumos da educação municipal e estabelecendo objetivos e metas para o próximo decênio.
Depois de meses de trabalho, iniciado em agosto de 2014, o Conselho Municipal de Educação coordenou todas as etapas de construção do plano em consonância com o Plano Nacional de Educação e a legislação vigente.
A Conferência Municipal de Educação, realizada no dia 13 de maio, com a participação democrática dos vários segmentos da sociedade, culminou com a elaboração do documento final. 
O Plano Nacional de Educação, aprovado no ano passado, estabeleceu prazo de um ano para que todos os municípios brasileiros finalizassem seus planos, sob pena de terem suspensos os repasses de recursos do governo federal para o setor educacional. 
O município de Marília elaborou, aprovou e sancionou dentro do prazo estabelecido. Por Luzimábile Zaparolli