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01 julho 2015

O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AMPLIAR REPERTÓRIOS vivenciais e culturais das crianças – como seres sócio-históricos que somos, interagimos com a realidade e somos afetados por relações, imagens, situações, acontecimentos, emoções, que formam nossos repertórios ao longo da vida. Acionamos esses repertórios a cada encontro com pessoas, lugares, paisagens, obras, objetos, conceitos e assim vamos significando o mundo, fazendo a leitura do que nos rodeia e nos acontece. Quanto maior o repertório, maior a possibilidade de estabelecer diálogo com as “coisas do mundo”.

(OSTETTO, L. E. Educação infantil, arte e criação: ensaios para transver o mundo. Texto produzido para conferência realizada para os educadores da Rede Municipal de Ed. Infantil – SME/Florianópolis, em 11 de agosto de 2008., p. 57).

A Secretaria de Educação de Marília encerrou no último dia 16 de junho o curso O ensino da arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os encontros foram realizados no auditório da SME todas as terças-feiras das 18h às 21h e contou com a participação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – I ciclo. 
Os encontros foram divididos em três partes: teórica, prática e reflexão sobre a aplicação da teoria e prática. Durante as discussões buscou-se pensar sobre a aplicabilidade de cada proposta na sala de aula dos diferentes anos. 
Outra preocupação dos monitores do curso e dos professores foi a disponibilidade dos materiais. Neste sentido, buscamos apresentar propostas que utilizassem materiais disponibilizados pela Secretaria da Educação. Somente o arame de artesanato, as ataduras de gesso e a argila foram os únicos materiais utilizados e que a Secretaria não tem para disponibilizar. 
O objetivo do curso foi proporcionar vivências e experiências pessoais aos professores, inclusive o contato com a produção histórica da humanidade por meio da viagem cultural a São Paulo. As vivências foram provocadas por leituras deleite, audição de músicas de diferentes estilos e épocas e contato com obras de arte. As experimentações tiveram a intenção de proporcionar o manuseio de material com todas as suas especificidades: densidade, mobilidade, espessura, aderência, enfim conhecer s qualidades do material permite a adequação das proposições.
O curso contou com a participação da Professora Miriam Pires Borges que compartilhou com o grupo a sua experiência na área da educação musical e a Professora Yara Lúcia L. Aguiar que apresentou o tema: Psicomotricidade, Expressão Corporal e Jogos Teatrais. Como os demais encontros, as duas professoras também fizeram a apresentação teórica e prática dos temas e a reflexão sobre a aplicação na sala de aula.
Agradecemos as equipes de EMEI e de EMEF pela colaboração na elaboração do curso e preparação do material, aos professores pela presença alegre e participativa mesmo depois do dia de trabalho, as escolas pela divulgação e permissão para as diferentes experimentações e a Secretaria Municipal da Educação de Marília na pessoa da Prof.ª Maria de Fátima Fernandes Leiva Gatti, Diretora de Gestão Administrativa, Responsável pelo Expediente da Secretaria Municipal da Educação que possibilitou a aplicação do curso e a vivência de apreciação de obra de arte na cidade de São Paulo. 
Ao final do curso, podemos avaliar positivamente ao levar os professores a pensar sobre a TRÍADE DA ARTE: Fazer, Apreciar e Refletir.
Profª Silvana Paulina de Souza

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