A partir desse semestre os alunos da classe de Educação de Jovens e Adultos (EJA) instalada na Fundação Mariliense de Recuperação Social (Fumares) poderão fazer uso da informática no processo educativo. A instalação de diversos computadores na sala de aula proporcionará oportunidade de aquisição de conhecimentos básicos de informática e utilização de recursos digitais para pesquisa e aprofundamento dos estudos. Atualmente a referida classe conta com dez acolhidos e as aulas são ministradas pela Professora de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Marília, Janaina Salimon Sasso. O trabalho educacional é realizado de segunda à sexta-feira das 8h00 às 11h00.
A Fumares tem como objetivo principal favorecer o processo de reintegração social de moradores de rua em situação de risco, nesse sentido, a oportunidade de escolarização vem de encontro com essa proposta, pois permite o acesso à alfabetização, formação e conhecimento, contribuindo, portanto, no processo de humanização e facilitando a inclusão na sociedade. A classe de EJA da referida instituição foi implantada no ano de 2014, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria da Assistência Social e tem trazido resultados muito positivos. No ano passado três alunos da Fumares concluíram o primeiro segmento do Ensino Fundamental, participando de uma belíssima cerimônia de formatura realizada nas dependências da Unimar.
Os abrigados se referem ao trabalho educacional desenvolvido na instituição com muito carinho e respeito, valorizando a oportunidade de aprendizagem e a figura docente. Empolgado, Francisco dos Santos, 57 anos e que está matriculado no curso, afirma: “Já passei várias vezes pela Fumares, mas agora está sendo diferente, com novo jeito de atendimento e esses estudos. É bom a gente atualizar os estudos e mexer com os computadores. Nunca imaginei que conseguiria fazer isso”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário