Image Map

10 agosto 2015

Capacitação do Projeto Mind Lab

Trata-se de uma proposta curricular pedagógica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais, éticas, por meio de jogos de raciocínio, com ênfase na aprendizagem com significado e no papel do professor mediador. Na Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Projeto da Mind Lab está presente em mais de 30 países, onde é líder mundial na pesquisa e desenvolvimento de metodologias para o desenvolvimento de habilidades e competências utilizando Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e intervenções intencionais do Professor-Mediador. O projeto iniciou-se no Brasil em 2006 e está presente em escolas particulares e públicas que implantaram o Projeto em seus currículos, atendendo milhares de crianças e jovens. 
A utilização de jogos cria um ambiente propício para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O estudante é acompanhado por um mediador que introduz esquemas de raciocínio pertinentes à experiências de aprendizagem. O mediador e os alunos conversam sobre o novo conhecimento e como ele se relaciona a situações do cotidiano. A Educação do futuro prevê mudanças de paradigma para atender às necessidades do mundo contemporâneo, marcado por velozes transformações. 
A formação dos professores será dividida em dois momentos: Formação inicial – 16 horas (capacitação) e Formação Continuada – Encontros de 2 horas – (supervisões – realizadas pela equipe do programa na própria Unidade Escolar uma vez ao mês até novembro). O material recebido é composto de jogos e atividades para serem trabalhados durante todo o ano letivo.
Na ideia central do trabalho está a compreensão de que a maneira mais adequada de aprender é através de uma experiência significativa e mediada, que provoca a pessoa a querer mais. A ênfase está no jogo como instrumento mediador e na ação intencional do educador ao mediar a relação do da criança e do jovem com a situação de jogo. O jogo é um recurso didático privilegiado, pois possibilita viver experiências que representam os desafios da realidade, além de ser divertido, acolhedor e empolgante, e assim criar um maior envolvimento na relação de ensino-aprendizagem. Nosso objetivo é desenvolver, nas futuras gerações, múltiplas habilidades, com foco na transposição para outras esferas do cotidiano, que irão ajudar os estudantes a maximizar seu potencial, tornando-se mais reflexivos, bem sucedidos, contribuindo na formação de pessoas mais felizes, que agem com mais respeito em relação a seus iguais, superando desafios e indo além.
Estão envolvidas as duas escolas de tempo integral: EMEF Célio Corradi e Nicácia Garcia Gil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário