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19 agosto 2015

Jogo – recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem

Objetivo:
  • Entender o jogo como um recurso didático que proporciona aos educandos autonomia, consciência crítica, interpretação, concentração e aprendizagem
O trabalho com jogos auxilia no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização que estão estreitamente relacionadas ao chamado raciocínio lógico.
Todo jogo, por natureza, encanta, desafia, traz movimento, barulho e uma certa alegria – dimensão que não pode ser perdida, mesmo envolvendo conceitos da matemática – ela é determinante para que os alunos participem das atividades com interesse.
Por sua dimensão lúdica, jogar desenvolve o espírito construtivo, a imaginação, a capacidade de sistematizar e abstrair e a capacidade de interagir socialmente. Envolve desafio, surpresa, possibilidade de fazer de novo, de querer superar os obstáculos iniciais e o incômodo por não controlar todos os resultados e auxilia na resolução de problemas.
A formação continuada se apresenta útil e fundamental para o desenvolvimento desse projeto.
São várias as ferramentas que se tem como suporte e que permitirão trabalhar de forma mais prazerosa os conteúdos curriculares.

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