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09 maio 2016

Concurso de redação do Programa Município Verde Azul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Como forma de incentivar a criatividade e conscientizar os alunos e a população da importância da preservação ambiental, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Programa ReciclaETEC, promove o concurso de redação “Lixo eletrônico”.

O objetivo é que os professores trabalhem a temática em sala de aula como forma de promover o Dia do Meio Ambiente e incentivar a criatividade dos alunos e o pensamento crítico em relação à questão ambiental. 

As regras para participação foram divulgadas em reunião com as professoras coordenadoras de EMEF ocorrida no dia 09/05.

Os trabalhos vencedores serão conhecidos na semana do Meio Ambiente - de 06/06 a 10/06 - com a participação de alunos e comunidade escolar. 

REGRAS DO CONCURSO DE REDAÇÃO
· A redação deverá ser registrada em papel pautado (não timbrado), manuscrita pelo aluno – autor –, com letra legível; identificação do aluno e da escola no cabeçalho.
· Os dados do aluno e o corpo do texto deverão ser escritos com caneta esferográfica de cor azul ou preta, sem rasuras ou amassadas. 
· Não será aceito preenchimento a lápis, acarretando a desclassificação do aluno.
· Deverá ter no mínimo 20 linhas e, no máximo, 35 linhas.
· Não será permitido nenhum tipo de adereço, desenho, gliter ou adesivo como forma decorativa da Redação. 
· A Redação que não atender as regras estabelecidas no concurso está automaticamente desclassificada pela comissão avaliadora.

06 maio 2016

ENCONTRO INTERMUNICIPAL DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Diretoras e coordenadoras das Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral participaram no dia três de maio, de uma visita às escolas do município de Pompeia, com o objetivo de conhecer as experiências de implantação, de organização administrativa e pedagógica, da forma de otimização do tempo e espaço das unidades locais de Educação Integral.
Esta visita faz parte do Projeto, iniciado no ano de 2015, “Educação Integral em Tempo Integral: promovendo debates e ações para o fortalecimento de uma política pública”, sob a coordenação da Profª Dra. Claudia da Mota Darós Parente, docente da UNESP-Marília.
As escolas municipais que integram este Projeto são: EMEF Prof. Célio Corradi, EMEF Prof. Paulo Reglus Neves Freire, EMEF Profª Cecília Alves Guelpa e EMEF Profª Nicácia Garcia Gil.
Participaram da visita escolas dos municípios de Marília, Canitar e Ourinhos.
No mês de junho, as diretoras e coordenadoras socializarão as experiências dos municípios de Canitar e Ourinhos. Por Márcia Vinholo

Projeto Piloto de Educação Musical da EMEF Prof. Antonio Moral é apresentado em Congresso de Formação de Professores

No período de 11 a 13 de abril de 2016 a estagiária curricular da licenciatura em música da USC, Fabiana Oliveira Koga, esteve como participante no evento “III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores – Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas”. Promovidos pela Pró-Reitoria de Graduação da UNESP, realizados em Águas de Lindóia/SP. 
Neste evento a estagiária pode compartilhar com os participantes durante comunicação oral, as experiências vivenciadas nas aulas de Educação Musical que, atualmente é um projeto piloto, iniciado em 2016, de cunho experimental da EMEF Prof. Antonio Moral, unidade de ensino da Rede Municipal marilense. 
O projeto conta com o trabalho colaborativo das estagiárias Fabiana Oliveira Koga e Camila Caroline Luiz da Silva, sob orientação da Equipe gestora, que tem como Diretor Wilson Roberto Batista. 
As aulas ocorrem às quartas-feiras, com turmas do 2º e 4º anos do período da manhã, oportunizando as docentes contar com esta estratégia no desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, bem como, na apreensão dos conteúdos didáticos pelos discentes. Por Wilson Roberto Batista

05 maio 2016

Encontros de Formação Continuada para os Professores contratados pelo Processo Seletivo Simplificado

Os novos Professores que integram a Rede Municipal de Educação de Marília receberam, no dia 25 de abril, as boas-vindas do Sr. Prefeito Vinícius Camarinha e da Secretária Municipal da Educação, Profa Fátima Gatti. Esse primeiro encontro também ofereceu orientações administrativas a todos os funcionários contratados pelo Processo Seletivo Simplificado – Professores, Auxiliares de Desenvolvimento Escolar e Atendentes de Escola. 

Nos dias 27 e 29 de abril, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, os Professores participaram de Encontros Pedagógicos cujo principal objetivo foi contribuir com o processo de formação docente. Após a acolhida, a Equipe Pedagógica de EMEI fez importantes apontamentos sobre os Documentos Oficiais que norteiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil, bem como oportunizou um rico momento de socialização de saberes relacionados às especificidades da prática docente com as crianças pequenas.

Foram realizadas discussões sobre a organização dos espaços como elementos mediadores para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, estratégias metodológicas (Projetos Investigativos, Rodas de Conversa, Cantos de Trabalho, dentre outros) e instrumentos pedagógicos (Planejamento semanal, avaliação, dentre outros) essenciais para a prática dos Professores; ainda foram abordadas questões relacionadas à formação da personalidade da criança na Educação Infantil.

Nos Encontros, os Professores também tiveram a oportunidade de conhecer os materiais (Livros da Vida, Jornais, Álbuns, Telas, Portifólios, cartazes, dentre outros) produzidos com as crianças de algumas EMEIs do Município de Marília. Tais materiais, que ficaram expostos para a exploração dos Professores, ilustraram práticas pedagógicas pautadas na concepção de que o processo de formação da criança não é natural e, por isso, o papel do Professor é garantir e mediar o acesso da criança aos bens produzidos pela cultura a fim de que ela aprenda e se desenvolva em suas máximas possibilidades. (por Karolyne Kusunoki)

03 maio 2016

Curso "O ensino de ciências por investigação"

Ocorreu no dia 26/04 mais um encontro do curso "O ensino de ciências por investigação" ministrado pela Profa. Dra. Tatiana Schneider Vieira de Moraes Docente do Departamento de Didática da UNESP. 
O desenvolvimento desta alfabetização envolve alguns aspectos, a saber:
  • Compreensão de fenômenos científicos existentes em nosso cotidiano,
  • Aplicação de conhecimentos e competências científicas para poder resolver ou opinar sobre problemas existentes no nosso dia a dia.
Objetivo do ensino de Ciências:
  • Formação cidadã dos estudantes para o domínio e uso dos conhecimentos científicos e seus desdobramentos nas mais diferentes esferas de sua vida. 
  • Construção de benefícios práticos para as pessoas, a sociedade e o meio-ambiente.
Alfabetização científica:
Baseada na ideia de alfabetização concebida por Paulo Freire: “A alfabetização é mais que o simples domínio psicológico e mecânico de técnicas de escrever e de ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes.” (...) (p.111, 1980).
Alfabetização Científica: ensino que tem o intuito de promover entre os estudantes, capacidades e competências que possibilite a participação dos mesmos em processos de decisões do cotidiano, bem como a formação cidadã desses alunos.
Em um mundo repleto de produtos de indagação científica, a Alfabetização Científica se transformou em uma necessidade para todos. Todos necessitam utilizar a informação científica para tomar decisões que se apresentam a cada dia. Todos necessitamos sermos capazes de utilizar a informação científica para nos engajarmos em discussões públicas e debates envolvendo questões importantes sobre ciência e tecnologia. E todos merecemos compartilhar a emoção e a realização pessoal que pode ser resultado da compreensão e aprendizagem do mundo natural.
Hoje, mais do que nunca é necessário fomentar e difundir a Alfabetização Científica em todas as culturas e todos os setores da sociedade, assim como as capacidades de raciocínio e as competências práticas e uma apreciação dos princípios éticos, a fim de melhorar a participação dos cidadãos na adoção de decisões relativas à aplicação de novos conhecimentos.

02 maio 2016

8 motivos para as Secretarias aderirem à Olimpíada

1. Intensifica o processo formativo em consonância com as políticas públicas
2. Instrumentaliza os técnicos da área pedagógica das secretarias de educação para atuarem como formadores.
3. Concretiza os princípios didáticos presentes nas políticas educacionais para o ensino da Língua Portuguesa.
4. Sistematiza a formação de educadores com vistas a estreitar o diálogo entre teoria e prática.
5. Proporciona, em parceria com a Olimpíada, turmas exclusivas de cursos on-line para professores de suas secretarias. 
6. Auxilia a secretaria a identificar pontos fortes e fragilidades em suas redes de ensino para melhor planejar suas ações e políticas. 
7. Adensa o conhecimento do espaço geográfico em que vivem professores e alunos. 
8. Têm seus esforços reconhecidos e conquista visibilidade por parte da comunidade escolar. 

9 motivos para o professor inscrever-se na Olimpíada

1. Possibilita a integração das atividades propostas nos materiais da Coleção da Olimpíada com a programação curricular oficial de língua portuguesa. 
2. Articula a produção de textos aos demais eixos do ensino-aprendizagem da língua portuguesa: leitura, oralidade e reflexão sobre a língua e a linguagem.
3. Incentiva, de forma planejada, a colaboração e socialização dos conhecimentos: é preciso fazer junto para depois fazer sozinho.
4. Propicia a oportunidade de refletir sobre a prática e de compreender a função social da escrita.
5. Tem a oportunidade de trabalhar a escrita em situações reais de comunicação: quem escreve; com qual objetivo; sob quais condições de produção; para quem ler; onde vai circular; em que suporte.
6. Apropria-se da metodologia da sequência didática para o ensino de outros gêneros textuais.
7. Realiza as oficinas com todos os estudantes, sem perder de vista o diagnóstico da primeira produção – o que eles já sabem, os pontos que precisam ser fortalecidos, complementados, adaptados nas atividades propostas no Caderno do Professor.
8. Familiariza-se, por meio do Caderno Virtual, com as múltiplas linguagens, internaliza os esquemas de navegação e amplia a cultura digital.
9. Adensa o conhecimento do espaço geográfico e da comunidade em que vivem os estudantes.
Professor, confira o passo a passo para realizar a inscrição: