Ocorreu no dia 26/04 mais um encontro do curso "O ensino de ciências por investigação" ministrado pela Profa. Dra. Tatiana Schneider Vieira de Moraes
Docente do Departamento de Didática da UNESP.
O desenvolvimento desta alfabetização envolve alguns aspectos, a saber:
- Compreensão de fenômenos científicos existentes em nosso cotidiano,
- Aplicação de conhecimentos e competências científicas para poder resolver ou opinar sobre problemas existentes no nosso dia a dia.
Objetivo do ensino de Ciências:
- Formação cidadã dos estudantes para o domínio e uso dos conhecimentos científicos e seus desdobramentos nas mais diferentes esferas de sua vida.
- Construção de benefícios práticos para as pessoas, a sociedade e o meio-ambiente.
Alfabetização científica:
Baseada na ideia de alfabetização concebida por Paulo Freire: “A alfabetização é mais que o simples domínio psicológico e mecânico de técnicas de escrever e de ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes.” (...) (p.111, 1980).
Alfabetização Científica: ensino que tem o intuito de promover entre os estudantes, capacidades e competências que possibilite a participação dos mesmos em processos de decisões do cotidiano, bem como a formação cidadã desses alunos.
Em um mundo repleto de produtos de indagação científica, a Alfabetização Científica se transformou em uma necessidade para todos. Todos necessitam utilizar a informação científica para tomar decisões que se apresentam a cada dia. Todos necessitamos sermos capazes de utilizar a informação científica para nos engajarmos em discussões públicas e debates envolvendo questões importantes sobre ciência e tecnologia. E todos merecemos compartilhar a emoção e a realização pessoal que pode ser resultado da compreensão e aprendizagem do mundo natural.
Hoje, mais do que nunca é necessário fomentar e difundir a Alfabetização Científica em todas as culturas e todos os setores da sociedade, assim como as capacidades de raciocínio e as competências práticas e uma apreciação dos princípios éticos, a fim de melhorar a participação dos cidadãos na adoção de decisões relativas à aplicação de novos conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário