Image Map

18 maio 2016

Formação do Projeto Khan Academy

Desde de 2014 o projeto Khan Academy está presente em nossa rede de ensino. Inicialmente firmamos uma parceria com a Fundação Lemman que é a responsável pela divulgação, formação e acompanhamento do uso da plataforma Khan. 

Mas o que é o Khan Academy? Desenvolvido nos EUA, trata-se de uma plataforma Khan que visa ensinar matemática de maneira gratuita a todas as crianças. Atualmente tem sido utilizada em diversos países e trazida para a realidade brasileira através da Fundação Lemman.

Inicialmente, eram participantes do projeto quatro escolas de ensino fundamental envolvendo as turmas de 3º ao 5º anos. Nesse ano, teremos mais 3 participantes, com um total de 1703 alunos que acessam a plataforma semanalmente.

Em virtude da adesão dessas escolas junto ao khan, realizamos no dia 12 de maio a formação inicial oferecida aos professores dos iniciantes no projeto que receberam formação específica dada pelos formadores da Fundação Lemman. O objetivo foi o de aprender a manusear a plataforma e ter assim um bom proveito dela para a aprendizagem matemática das crianças.

Também estavam presentes na formação os representantes das equipes técnicas do ensino fundamental e da informática. Tais equipes têm a incumbência de realizar o acompanhamento das escolas e de elo entre a Fundação Lemman e secretaria da educação. 

Também faz parte do projeto os instrutores de informática das escolas evolvidas, pois eles são responsáveis em dar todo o suporte técnico necessário para o funcionamento dos computadores nas salas de informática. A equipe de informática da secretaria realiza o acompanhamento e monitoramento dos instrutores auxiliando-os quando necessário e é responsável ainda pela instalação de uma rede de internet mais ágil, visto que o uso da plataforma é on-line e individual, ou seja, cada aluno precisa ter um computador ou notebook com uma boa qualidade de acesso à internet para acessar os conteúdos. Por Joice Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário