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12 maio 2016

Tablets nas escolas: a tecnologia aliada à aprendizagem

O mundo da tecnologia pode ser uma aliada promissora dos processos de ensino e de aprendizagem até mesmo porque as crianças nascem inseridas nesse contexto midiático. Preocupada com a formação geral dos alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria da Educação de Marília enviou, no dia 6 de maio, três representantes das equipes técnicas de educação infantil, de ensino fundamental e de informática, à cidade de Curitiba/PR para uma visita técnica a fim de conhecer como foi o processo de implantação de tablets naquela rede municipal.

A visita iniciou-se na sede da secretaria municipal de Curitiba/PR onde, por meio de diálogo com a equipe técnica de educação infantil, foi apresentado como se deu o processo de implantação dos tablets, instrumento atualmente em uso nas escolas de educação infantil. A opção de uso dessa mídia para auxiliar a prática pedagógica em todas as escolas foi devido a compreensão de que é um direito da criança ter acesso as novas tecnologias o quanto antes. A ideia partiu do fato de que hoje, os pais e professores em sua maioria possuem smartfones, desse modo, o tablet não seria um acessório tão complexo quanto parece. No entanto, o uso do material causou inquietações nos professores, principalmente os que trabalham com bebês.

Tomada a decisão de uso em sala de aula, o próximo passo foi promover encontros de formações com os coordenadores pedagógicos, pois eles seriam os responsáveis, tanto pela implantação, quanto pelo acompanhamento do trabalho. Além disso, houve também momentos de formação com os próprios professores junto à equipe de informática para um melhor aproveitamento técnico dos tablets.

Com a finalidade de introduzir os tablets junto às crianças, a equipe técnica de Curitiba, sugeriu que os professores fizessem um caça ao tesouro, ou levassem o material numa caixa de presente. Foi solicitado que os professores registrassem esse encontro com fotos e o resultado foi surpreendente para os professores que haviam se preparado para dar muitas informações para as crianças sobre o uso dos tabletes e perceberam que não foi preciso dizer nada.

A segunda etapa da visita foi conhecer uma escola de educação infantil e observar uma turma de crianças de 5 anos manusear os aparelhos. Os representas da SME de Marília foram levados até uma escola de Curitiba, onde puderam conhecer a estrutura da creche e seus espaços muito bem distribuídos. As salas de aulas são organizadas por cantos de aprendizagem. A turminha visitada possui 32 crianças matriculadas e é acompanhada por duas professoras. Não há, necessariamente, a prerrogativa das crianças terem que fazer sempre a mesma atividade ao mesmo tempo. Há um grupo pequeno na sala manuseando os tablets, enquanto outro está fora da sala no solário fazendo outra atividade. Vejam as fotos.

A experiência foi bem significativa. Conhecer a realidade de outra rede de ensino, auxiliou a ampliar o olhar das equipes técnicas e planejar a utilização dos tablets como possível e positivo instrumento que contribuirá para a prática pedagógica nas escolas municipais de Marília.

Joice Ribeiro Machado da Silva
Doutora em Educação
Assistente Técnica de Área da SME

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