Image Map

18 maio 2016

Curso: "O ensino de ciências por investigação"

Ocorreu no dia 10/05, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, o oitavo encontro do curso "O ensino de ciências por investigação" ministrado pela Profa. Dra. Tatiana Schneider Vieira de Moraes - Docente do Departamento de Didática da UNESP.

No desenvolvimento dos encontros, alguns aspectos importantes a serem considerados foram abordados no sentido de compreendermos os fenômenos científicos existentes em nosso cotidiano, na formação cidadã dos estudantes para o domínio e uso dos conhecimentos científicos e seus desdobramentos nas mais diferentes esferas de sua vida.

Nessa vertente, os professores participantes foram convidados a elaborar projetos de trabalho, de acordo com o ano em que lecionam, que seriam socializados aos demais participantes. Nesse dia houve a socialização, da professora do 1° ano da EMEF Américo Capelozza, de um projeto já desenvolvido com a turma acerca da metamorfose das borboletas. Houve ainda a apresentação das professoras do segundo e terceiros anos, que conjuntamente apresentaram um projeto inicial do trabalho com as plantas.

Num segundo momento, a Profª Tatiana realizou um estudo que envolvia o trabalho com correntes elétricas, movimento da carga elétrica ou corrente elétrica, materiais condutores ou isolantes. Os professores puderam manipular diferentes materiais e verificar diferentes reações. Por Camila Pereira da Silva de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário