Ocorreu no dia 19 de maio, no auditório da EMEF Profª Edméa Sola, uma formação específica para os professores dos 1ºs anos da nossa rede de ensino. O encontro teve como objetivo refletir sobre o processo de alfabetização, considerando esse processo como a conquista de uma nova linguagem e não como simples domínio do código alfabético.
Estavam presentes aproximadamente 75 professores titulares das salas de 1° ano, alguns integrantes da equipe técnica pedagógica da SME, bem como a supervisora do Ensino Fundamental Rosemary Correa Galvão de Castro Batista e o Diretor de Gestão Escolar Prof. Joaquim Bento Feijão.
Foram abordadas questões referentes à relevância do trabalho com a línguagem por meio de diferentes práticas: as sessões de mediação e as diferenças entre Contação de História e Mediação de Leitura; a Descoberta do texto e as atividades de retorno como momento de utilizar a escrita para refletir sobre as características do código alfabético e ainda o trabalho com a estratégia de leitura de visualização e seu uso para o desenvolvimento da compreensão leitora.
Atividades que consideram a língua com seu aspecto discursivo de linguagem, tendo enquanto atribuição a contextualização e a necessidade de um trabalho significativo que impulsione o desenvolvimento dos educandos. Por Camila Pereira da Silva Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário