Image Map

24 maio 2016

Encontro com Professores da Rede Municipal

Ocorreu no dia 19 de maio, no auditório da EMEF Profª Edméa Sola, uma formação específica para os professores dos 1ºs anos da nossa rede de ensino. O encontro teve como objetivo refletir sobre o processo de alfabetização, considerando esse processo como a conquista de uma nova linguagem e não como simples domínio do código alfabético. 
Estavam presentes aproximadamente 75 professores titulares das salas de 1° ano, alguns integrantes da equipe técnica pedagógica da SME, bem como a supervisora do Ensino Fundamental Rosemary Correa Galvão de Castro Batista e o Diretor de Gestão Escolar Prof. Joaquim Bento Feijão.
Foram abordadas questões referentes à relevância do trabalho com a línguagem por meio de diferentes práticas: as sessões de mediação e as diferenças entre Contação de História e Mediação de Leitura; a Descoberta do texto e as atividades de retorno como momento de utilizar a escrita para refletir sobre as características do código alfabético e ainda o trabalho com a estratégia de leitura de visualização e seu uso para o desenvolvimento da compreensão leitora. 
Atividades que consideram a língua com seu aspecto discursivo de linguagem, tendo enquanto atribuição a contextualização e a necessidade de um trabalho significativo que impulsione o desenvolvimento dos educandos. Por Camila Pereira da Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário