Os novos Professores que integram a Rede Municipal de Educação de Marília receberam, no dia 25 de abril, as boas-vindas do Sr. Prefeito Vinícius Camarinha e da Secretária Municipal da Educação, Profa Fátima Gatti. Esse primeiro encontro também ofereceu orientações administrativas a todos os funcionários contratados pelo Processo Seletivo Simplificado – Professores, Auxiliares de Desenvolvimento Escolar e Atendentes de Escola.
Nos dias 27 e 29 de abril, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, os Professores participaram de Encontros Pedagógicos cujo principal objetivo foi contribuir com o processo de formação docente. Após a acolhida, a Equipe Pedagógica de EMEI fez importantes apontamentos sobre os Documentos Oficiais que norteiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil, bem como oportunizou um rico momento de socialização de saberes relacionados às especificidades da prática docente com as crianças pequenas.
Foram realizadas discussões sobre a organização dos espaços como elementos mediadores para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, estratégias metodológicas (Projetos Investigativos, Rodas de Conversa, Cantos de Trabalho, dentre outros) e instrumentos pedagógicos (Planejamento semanal, avaliação, dentre outros) essenciais para a prática dos Professores; ainda foram abordadas questões relacionadas à formação da personalidade da criança na Educação Infantil.
Nos Encontros, os Professores também tiveram a oportunidade de conhecer os materiais (Livros da Vida, Jornais, Álbuns, Telas, Portifólios, cartazes, dentre outros) produzidos com as crianças de algumas EMEIs do Município de Marília. Tais materiais, que ficaram expostos para a exploração dos Professores, ilustraram práticas pedagógicas pautadas na concepção de que o processo de formação da criança não é natural e, por isso, o papel do Professor é garantir e mediar o acesso da criança aos bens produzidos pela cultura a fim de que ela aprenda e se desenvolva em suas máximas possibilidades. (por Karolyne Kusunoki)
Nenhum comentário:
Postar um comentário