Image Map

09 maio 2016

Horário de Estudo Coletivo - HEC

Realizamos nesta quinta-feira, 05/05 mais um encontro de orientação em HEC. O tema abordado nesse encontro foi como utilizar a metodologia da descoberta de texto com os alunos dos anos finais - quartos e quintos anos. 
Os professores e a equipe gestora da EMEF Nicácia Garcia Gil, acompanharam e participaram ativamente da proposta de trabalho apresentada. De acordo com as orientações do professor Élie Bajard esse instrumento introduz uma solução de continuidade no processo de compreensão na medida em que ela deixa de ser exercitada pelo canal sonoro como ocorre na escuta (sessão de mediação), para ceder lugar as operações visuais da leitura. 
Destacamos entre outros pontos os passos da descoberta, a saber:
Passo 1 – Escolha do texto 
• Sugere-se escolher um texto instigante, desconhecido, que não tenha sido lido nem escutado. 
Passo 2 - Exposição 
• O texto pode ser apresentado por meio de um cartaz, um data show, um flipchart. O professor escolhe o recurso de acordo com a sua necessidade e disponibilidade para o momento.
Passo 3 – O encontro 
• O texto é revelado aos alunos de maneira que o primeiro contato seja visual e silencioso. “Leitura pelos olhos, em pensamento”
Passo 4 – Pergunta inicial 
• O mestre instiga os alunos pela pergunta de abertura. “Do que trata esse texto”
Passo 5 – Exploração do texto 
• O mestre faz perguntas específicas, e os alunos justificam suas respostas dentro do texto. 
• As crianças deslocam-se até a lousa e intervêm no texto. As questões surgem e as respostas brotam. Com o giz de várias cores as crianças: 
• Sublinham, cercam, enquadram sufixos, palavras ou expressões; 
• Traçam flechas para manifestar relações (acordos, anáforas) entre palavras, ou entre o texto e as notas em suas margens; 
• Introduzem sinônimos ou antônimos entre linhas.
• O mestre registra as descobertas ao lado do texto como pistas.
Passo 6 – Fechamento da sessão de descoberta do texto
 O mestre avalia a manutenção ou esgotamento do interesse por parte dos alunos para fechar essa fase com a síntese do conteúdo resgatado, a partir das pistas registradas. O educador faz a síntese do conteúdo. 
Passo 7 – Texto ao vivo 
 Para chegar ao passo do texto ao vivo é necessário que a criança tenha compreendido o texto previamente. A partir daí, a criança pode transmiti-lo vocalmente aos ouvidos dos outros. A transmissão vocal pode ser efetuada uma vez pelo mestre e, na sessão seguinte, pelos alunos. O texto, já compreendido, é dito com expressão e escutado pelos outros com prazer. 
DICAS TEÓRICAS – ÉLIE BAJARD
Há quatro tipos de pistas a serem exploradas: 
Tipo 1 – Pistas da forma da palavra 
Tipo 2 - Pistas da localização da palavra na frase (sintaxe) • Tipo 3 – Pistas da localização da palavra no texto (gramática do texto) 
Tipo 4 – Pistas da localização do fragmento na obra ou da sua vizinhança com a imagem.
A avaliação dos participantes foi muito positiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário