Image Map

29 março 2015

O TRABALHO COM JORNAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

No último dia 25 de março, reuniram-se no auditório da Secretaria Municipal da Educação os professores da Educação de Jovens e Adultos. Na ocasião Vanilda G. de Lima, professora da EMEFEI “Chico Xavier” e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESP-Marília, apresentou o trabalho: “A construção do jornal como atividade de estudo na sala de aula”. A Professora Vanilda destacou importantes pressupostos da Teoria Histórico Cultural e com base no trabalho que desenvolve com seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental desde o ano passado, deixou claro as implicações pedagógicas desta teoria no trabalho com jornal no contexto da sala de aula. 
O momento de formação com a professora Vanilda trouxe importantes subsídios para os professores da EJA iniciarem o trabalho que culminará na elaboração de um jornal com textos variados produzidos pelos alunos. Nesse contexto, por ser um suporte de gêneros textuais diversos, o jornal será de grande importância, pois se constituirá um instrumento de veiculação e projeção social dos textos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, valorizando seus atos de escrita e motivando o processo de apropriação do sistema de escrita.
A publicação da primeira edição do jornal elaborado pelos alunos da EJA está prevista para o final do mês de maio. Por Odirlei de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário