Image Map

05 março 2015

Ser professor também é uma profissão - Por Max Butlen

Nessa terça-feira dia 03/03/15 a Secretaria Municipal da Educação recebeu a visita do professor Max Butlen pesquisador reconhecido da Universidade de Cergy-Pontoise, França. Ao longo de sua carreira acadêmica atuou como docente da Escola Normal, fundou a revista Argos (http://www.educ-revues.fr/argos), foi diretor-adjunto do CRDP da Academia de Créteil (http://www.cndp.fr/crdp-creteil/) e encarregado de vários projetos junto ao Ministério da Educação francês e de projetos de cooperação junto ao Ministério da Educação brasileiro, sobretudo na área de formação de professores. Foi professor da IUFM da Academia de Versailles (atual ESPÉ - www.espe-versailles.fr/) e responsável na área de formação no Institut National de Recherche Rédagogique - INRP (atual IFE - http://ife.ens-lyon.fr/ife), onde também foi um dos coordenadores. De 01 de março a 03 de abril de 2015 estará na Unesp de Marília e de Assis como professor-visitante, financiado pela FAPESP. 
A visita ocorreu em duas etapas. Na primeira o professor Max acompanhou uma aula de leitura com alunos do primeiro ano da professora Rebeca, docente da EMEF Edmea Sola. 
Logo em seguida, o professor conheceu as dependências da Secretaria Municipal da Educação e conversou com o professor Joaquim Bento Feijão, professora Fátima Gatti e Supervisoras Rosemary, Juliana e Luzimábile. 
Conheça mais do professor:
Professor francês, Max Butlen, defende no 'Unesp em Pauta' a valorização dos docentes. A valorização da atividade docente como uma profissão ainda é uma das barreiras quando se fala em formação de professores. No "Unesp em Pauta", o professor Max Butlen, da Universidade Cergy-Pontoise na França, explica por que ainda há essa desvalorização.
O professor, que já atuou na Educação Básica, destaca a importância da escola para resgatar o papel dos professores e problematiza como a Universidade pode contribuir para o debate da profissionalização docente.
Os convidados desta primeira temporada do "Unesp em Pauta" participaram do II Congresso Nacional e do XII Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores, organizado pela Pró-reitoria de Graduação da Unesp na cidade de Águas de Lindoia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário