Cada biblioteca conta com mil livros e kit multimídia; parceiros são CPFL e Instituto Ecofuturo
O prefeito Daniel Alonso assinou, nesta quarta-feira (28), o Acordo de Cooperação com Instituto Ecofuturo para a implantação da primeira Biblioteca Comunitária “Ler é Preciso” em Marília, que funcionará na Emef (escola municipal de ensino fundamental) Nelson Gabaldi, na zona oeste da cidade. A parceria de incentivo à leitura conta com a participação da CPFL Energia.
A analista administrativa do Instituto Ecofuturo e responsável pela implantação na cidade, Bianca Corrêa, foi recebida pelo prefeito ao lado da diretora da escola, Vanessa Cristina Passarelli Barbacozi, e do coordenador de gestão escolar da Secretaria Municipal de Educação, professor Joaquim Bento Feijão. A biblioteca entrará em funcionamento ainda neste semestre.
Daniel agradeceu a implantação da Biblioteca e lembrou da importância das parcerias. “Temos que valorizar as empresas e organizações que investem em nossa cidade. Esse projeto será um sucesso e vai qualificar ainda mais o atendimento que a nossa rede faz em relação a oferta de livros”, disse.
O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, parabenizou a representante do Instituto Ecofuturo, a diretora Vanessa, o prefeito Alonso e todas as pessoas que trabalham pela Biblioteca “Ler é Preciso” na cidade. “Um país que prioriza a educação é um país que prioriza a formação de leitores e escritores”, disse o dirigente da educação municipal.
FORMAÇÃO
Neste quinta-feira (29) foi encerrado na cidade curso gratuito sobre Promoção de Leitura, oferecido pelo Instituto Ecofuturo. A formação faz parte do projeto de implantação da Biblioteca Comunitária na Emef Nelson Garibaldi e foi ministrada por profissionais da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), responsável pela execução técnica da iniciativa.
O curso reuniu cerca de 30 pessoas, entre educadores do município, representantes da comunidade onde a biblioteca será instalada e pessoas que desejam atuar na área, tem como objetivo familiarizar os participantes com o texto escrito em suas diversas formas literárias e informativas, tornando-os aptos a ler com e para crianças e jovens, de forma a contribuir para a formação leitora.
A próxima formação (curso) em Marília, visando a implantação, será realizado no dia 23 de agosto, das 08h às 17h, no Bosque Municipal. Os instrutores abordarão o Ambiente Natural como Espaço Educador.
O PROGRAMA
A iniciativa financiada pela CPFL contempla, além de Marília, as cidades de Campinas e Bebedouro. Cada biblioteca terá mil livros, 30 profissionais capacitados para a promoção de atividades de leitura e gestão das instalações – sendo que dois serão selecionados para trabalhar integralmente nas unidades, dois computadores, uma TV, um leitor de blu-ray e uma impressora multifuncional.
Outros sete funcionários de cada uma das três prefeituras serão treinados sobre acesso e uso de recursos públicos para a sustentabilidade de bibliotecas. A previsão é que, por ano, cerca de 10 mil pessoas frequentem os locais.
O Instituto Ecofuturo é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) mantida pela Suzano Papel e Celulose. O patrocínio da CPFL no programa das bibliotecas comunitárias prevê um investimento de R$ 1 milhão.
Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis