Image Map

30 junho 2017

Prefeito Daniel Alonso assina parceria para instalação de biblioteca comunitária

Cada biblioteca conta com mil livros e kit multimídia; parceiros são CPFL e Instituto Ecofuturo

O prefeito Daniel Alonso assinou, nesta quarta-feira (28), o Acordo de Cooperação com Instituto Ecofuturo para a implantação da primeira Biblioteca Comunitária “Ler é Preciso” em Marília, que funcionará na Emef (escola municipal de ensino fundamental) Nelson Gabaldi, na zona oeste da cidade. A parceria de incentivo à leitura conta com a participação da CPFL Energia.

A analista administrativa do Instituto Ecofuturo e responsável pela implantação na cidade, Bianca Corrêa, foi recebida pelo prefeito ao lado da diretora da escola, Vanessa Cristina Passarelli Barbacozi, e do coordenador de gestão escolar da Secretaria Municipal de Educação, professor Joaquim Bento Feijão. A biblioteca entrará em funcionamento ainda neste semestre.

Daniel agradeceu a implantação da Biblioteca e lembrou da importância das parcerias. “Temos que valorizar as empresas e organizações que investem em nossa cidade. Esse projeto será um sucesso e vai qualificar ainda mais o atendimento que a nossa rede faz em relação a oferta de livros”, disse.

O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, parabenizou a representante do Instituto Ecofuturo, a diretora Vanessa, o prefeito Alonso e todas as pessoas que trabalham pela Biblioteca “Ler é Preciso” na cidade. “Um país que prioriza a educação é um país que prioriza a formação de leitores e escritores”, disse o dirigente da educação municipal.

FORMAÇÃO

Neste quinta-feira (29) foi encerrado na cidade curso gratuito sobre Promoção de Leitura, oferecido pelo Instituto Ecofuturo. A formação faz parte do projeto de implantação da Biblioteca Comunitária na Emef Nelson Garibaldi e foi ministrada por profissionais da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), responsável pela execução técnica da iniciativa. 

O curso reuniu cerca de 30 pessoas, entre educadores do município, representantes da comunidade onde a biblioteca será instalada e pessoas que desejam atuar na área, tem como objetivo familiarizar os participantes com o texto escrito em suas diversas formas literárias e informativas, tornando-os aptos a ler com e para crianças e jovens, de forma a contribuir para a formação leitora. 

A próxima formação (curso) em Marília, visando a implantação, será realizado no dia 23 de agosto, das 08h às 17h, no Bosque Municipal. Os instrutores abordarão o Ambiente Natural como Espaço Educador. 

O PROGRAMA

A iniciativa financiada pela CPFL contempla, além de Marília, as cidades de Campinas e Bebedouro. Cada biblioteca terá mil livros, 30 profissionais capacitados para a promoção de atividades de leitura e gestão das instalações – sendo que dois serão selecionados para trabalhar integralmente nas unidades, dois computadores, uma TV, um leitor de blu-ray e uma impressora multifuncional.

Outros sete funcionários de cada uma das três prefeituras serão treinados sobre acesso e uso de recursos públicos para a sustentabilidade de bibliotecas. A previsão é que, por ano, cerca de 10 mil pessoas frequentem os locais.

O Instituto Ecofuturo é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) mantida pela Suzano Papel e Celulose. O patrocínio da CPFL no programa das bibliotecas comunitárias prevê um investimento de R$ 1 milhão.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis

12 junho 2017

Equipe da Educação Especial faz curso em SP e multiplica conhecimentos em Marília


Grupo de Marília durante curso no Centro Inclusão Eficiente

Beto participa de evento que discute política, gestão e cotidiano escolar na Unesp

Secretário municipal mariliense foi convidado pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação/SP


Alunos de graduação e de pós-graduação, profissionais da educação básica e superior, além de pesquisadores em geral, debateram em Marília os desafios teóricos e práticos da política, da gestão e cotidiano escolar, em um contexto de crise. O evento realizado na Unesp (Universidade Estadual Paulista), Campus Marília, contou com a participação do secretário municipal da Educação, professor Beto Cavallari.

A iniciativa é da Anpae/SP (Associação Nacional de Política e Administração da Educação de São Paulo), que promoveu na cidade a 14ª edição do encontro estadual. O evento aconteceu nos dias 08 e 09 de junho, com conferências, mesa temática e apresentação de trabalhos.

Alunos, profissionais e pesquisadores participaram
Durante as discussões, foram focados o cotidiano escolar e seus desafios teóricos e práticos no contexto brasileiro de radicais mudanças políticas, em relação ao financiamento, modelo de gestão e diretrizes curriculares e de avaliação da educação básica e da educação superior.
Apresentação de dança do ventre, durante a abertura

Beto agradeceu ao convite da professora Graziela Abdian, do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp Marília. Para o secretário, foi uma honra fazer parte de fórum de debate tão relevante.

“Fiquei contente por ver meu amigo, o professor Rodrigo Pelloso Gelamo, que esteve lá representando a Pós-Graduação na Unesp de Marília, o professor Marcelo Tavera, diretor da instituição, a Dulce, secretária de Educação da cidade de Assis e a Nilcéia, representando a Diretoria de Ensino. Juntos, estamos avançando”, disse o secretário.

Professora Graziela Abdian
O secretário destacou que o diálogo intersetorial, o diálogo e compartilhamento de informação e conhecimento, entre profissionais da educação básica e superior, docentes de todos os níveis e pesquisadores em geral, qualifica a Educação no Brasil.

Marcelo Tavera, diretor da Unesp
“São Paulo está na vanguarda desse processo. Para Marília, é um privilégio contar com uma instituição dotada de uma área de Educação tão bem estruturada, como tem a Unesp. A Secretaria Municipal de Educação conta com essa força, para que nossos alunos tenham o melhor ensino e as melhores escolas”, finalizou o secretário.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis

09 junho 2017

Prefeito assina prorrogação de contrato para garantir novo berçário na zona oeste

Da esquerda para a direta; Ricardo Pinheiro Santana (Assis), primeira dama Selma Regina Alonso, Prefeito Daniel Alonso, secretário de Educação do Estado José Renato Naline, secretário municipal de Administração, José Alcides Faneco, e presidente da FDE João Cury
Emei Flauta Mágica, no Jardim Cavallari, terá cerca de 150 vagas por período para bebês

O prefeito Daniel Alonso, durante agenda em Campinas e São Paulo esta semana, esteve na Secretaria de Estado de Educação e assinou a prorrogação do Termo de Convênio para prosseguimento da construção da Emei Flauta Mágica, localizada na zona oeste da cidade. O chefe do Executivo mariliense foi recebido pelo secretário estadual da Educação, José Renato Naline.

A escola municipal de 754 m² está sendo edificada em um terreno da Rua Pedro Marun. Funcionará como berçário (crianças de quatro meses a um ano e oito meses) e já está com cerca de 94% das obras executadas.

Daniel foi acompanhado do secretário municipal de Administração, José Alcides Faneco, do presidente da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e ex-prefeito de Botucatu, João Cury, e do ex-prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana.

A construção começou em 2014 e deveria ter sido concluída no ano passado, mas houve atraso no cronograma. “A educação está entre as maiores prioridades da nossa administração. As famílias precisam desse berçário funcionando e estamos trabalhando para consolidar essa conquista”, disse o prefeito Daniel.

A supervisora administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Nascimento, explica que a falta de assinatura do termo de prorrogação implicaria na impossibilidade de lançamento de pagamentos no Siafem (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios).

O secretário Beto Cavallari e a equipe trabalham para concluir outras obras, ainda 2017, ampliando a oferta de vagas na rede municipal. “É um compromisso que assumimos nessa gestão. Os desafios são grandes e passam também pelos Recursos Humanos e equipamentos para estas novas escolas, mas estamos trabalhando para superar as dificuldades”, disse Beto.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Divulgação

Ginásio administrado pela Educação está entre os maiores e com maior potencial do interior

Secretário Beto Cavallari, com a supervisora de patrimônio Isabel Costa,
durante visita ao CMEEC

01 junho 2017