Image Map

04 agosto 2017

Conselho Municipal de Educação visita obras; duas novas Emeis serão entregues

Secretário com conselheiros que representam diretores, servidores, pais e setores da Educação,



 Professor Beto Cavallari convidou o grupo; reunião in loco na ‘Flauta Mágica’ e ‘Catavento’ agradou conselheiros


A Secretaria Municipal de Educação de Marília promoveu, nesta quarta-feira (02), uma visita dos integrantes do CME (Conselho Municipal de Educação) às obras de duas novas escolas municipais na cidade. As unidades têm estrutura de berçários, para atender crianças de quatro meses a três anos, uma das faixas etárias com maior demanda na rede.

Convite foi feito pelo titular da pasta, professor Beto Cavallari, que acompanhou o grupo. Ele conta que, somadas, as Emeis Flauta Mágica e Catavento têm capacidade para 600 crianças em regime parcial.

As unidades estão localizadas, respectivamente, nas regiões oeste e sul da cidade, em áreas que receberam grande população nos últimos anos e necessitam das vagas. Marília já é uma das cidades com maior número de bebês matriculados em berçários no país, com número absoluto próximo a cidades como Londrina (650 mil habitantes).

A construção das novas escolas está contemplada no Plano Municipal de Educação, cumprido com rigor pela Administração Municipal. A presidente do Conselho e diretora da Emei Bem-te-vi, Fernanda Fernandes, afirma que a participação mais efetiva junto às ações da pasta era um anseio dos conselheiros.

Ela explica que a Secretaria Municipal de Educação é o órgão normativo. Já o Conselho tem funções deliberativas, atuando em parceria. São inúmeras atribuições, com destaque para a fiscalização do uso dos recursos financeiros.

“O secretário, desde o início, colocou-se de forma aberta e acessível, para que pudéssemos estar mais próximos. Nos reunimos regularmente para analisar documentos, dados contábeis, revisar papéis. O convite nos permitiu uma reunião diferente, muito mais prática”, disse Fernanda.

Localizada no Jardim Cavallari, a Emei Flauta Mágica está praticamente pronta para a instalação do mobiliário. Já a Catavento, no Nova Marília IV, ainda recebe acabamentos. A expectativa é que as duas unidades estejam funcionando para o início do próximo ano letivo.

Representante da classe dos professores no Conselho, a servidora Patrícia Felicíssimo, avaliou as instalações. “As escolas foram muito bem planejadas, com ambientes amplos, adequados para esta fase da criança, quando ela precisa de liberdade e segurança para explorar o espaço”, destacou.

O secretário Beto Cavallari destacou a gestão democrática na Educação e a valorização do CME e das instâncias deliberativas, que garantem voz à sociedade por meio da representação.

“O êxito diante dos desafios na área da Educação são frutos do diálogo e da parceria. Nosso cotidiano de gestão da Educação é muito intenso, e o Conselho deve ser um parceiro para fiscalizar e também legitimar as ações da Secretaria, quando vê e reconhece que estão sendo bem executadas. Estamos construindo uma relação democrática e com base no ser humano e na eficiência”, destacou o professor Beto.

Texto: Carlos Rodrigues 
Fotos: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário