Image Map

21 agosto 2017

Educação firma parceria e recebe programa de Educação para o Trânsito no CMEEC

Equipe da Fundación Mapfre monta o circuito que será usado pelas crianças
Tem início nesta terça-feira (22), no Cemeec – Centro Municipal Educacional, Esportivo e Cultural “Professora Neuza Maria Bueno Ruiz Galetti” – popular ginásio da avenida Santo Antônio,  o programa “Na Pista Certa”, executado pela Fundación MAPFRE em parceria com os municípios. De forma lúdica, na linguagem adequada, alunos da Secretaria Municipal de Educação receberão lições de trânsito brincando.

Cerca de 1.300 alunos, matriculados em sete escolas, estão sendo contemplados. As atividades serão realizadas a partir desta terça-feira até a próxima sexta (25). No sábado (26), o espaço será aberto a todo o público. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer das 08h às 15h.

A assistente técnica Leila Regina Zilio Zambom, articuladora da parceria, explica que a iniciativa é direcionada a crianças de cinco a nove anos, que participam de experiências lúdicas e pedagógicas realizadas em um espaço cenográfico, com estrutura modular e itinerante.

“Nessas atividades, eles aprendem brincando a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que estão no trânsito”, explica.

Leila destacou a importância da adesão do município, por meio do prefeito Daniel Alonso e do titular da pasta, professor Beto Cavallari, às ações realizadas em parceria com a iniciativa privada. Ações com fins educacionais, realizadas com organizações da sociedade civil, estão ainda mais frequentes. 

Os programas “Jovens Empreenderes” (Sebrae), “Biblioteca Comunitária” (EcoFuturo/CPFL), bem como o “Pensar global, agir local” e “Implantando a cultura da pacificação nas escolas (Unimar), são exemplos de parcerias fortes em andamento, que geram benefícios aos alunos e educadores.

Leila explica que o programa “Na Pista Certa”, para sua execução, requer espaço adequado e interesse das Prefeituras, para o deslocamento seguro das crianças até o local e a inclusão da atividade como prática pedagógica. 

O secretário municipal de Educação destaca as parcerias e importância da formação dos pedestres e futuros motoristas. “A mobilidade urbana e o trânsito na cidade são problemas de todos nós. Em parcerias com a Emdurb e as organizações da sociedade civil, buscamos qualificar ao máximo a educação das crianças com programas que impactam diretamente na formação do cidadão. Estamos muito agradecidos a Fundación Mapfre e ao prefeito Daniel Alonso, por mais essa conquista”, destacou.

Foto: Carlos Rodrigues
Fotos: Júlio César de Carlis



Nenhum comentário:

Postar um comentário