Image Map

22 agosto 2017

Ecofuturo promove oficina sobre educação socioambiental em Marília

Menino vive a descoberta da leitura, em biblioteca comunitária do Instituto Ecofuturo; ação chegou a Marília
Encontro é uma das etapas do projeto de implantação da Biblioteca Comunitária na EMEF Nelson Garibaldi, realizado pelo instituto com investimento da CPFL Energia e apoio da Prefeitura

O Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano Papel e Celulose, promove, na manhã desta terça-feira (23), no Bosque Municipal “Rangel Pietraroia”, uma oficina de educação socioambiental para cerca de 40 pessoas, entre educadores da Secretaria Municipal de Educação e representantes da comunidade do Conjunto Habitacional VI Comerciários II, onde está sendo implantada uma Biblioteca Comunitária na Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Nelson Garibaldi, com investimento da CPFL Energia e apoio da Prefeitura.

Prefeito Daniel Alonso assina convênio para o programa
A formação, que foi recentemente incorporada como uma das etapas do projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, reforça a integração entre as duas principais frentes de atuação do Instituto, educação e meio ambiente, e tem como objetivo promover o uso do ambiente natural como espaço educador interdisciplinar e para a promoção de leitura, estimulando a conexão entre as pessoas e a natureza e a reflexão sobre sustentabilidade. 

O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, destacou a atividade “A Educação ambiental provoca um impacto muito positivo em relação ao meio que nos cerca. Sensibiliza, para o mundo à nossa volta. Com essa experiência, nossos educadores e os integrantes da comunidade, multiplicadores dessa proposta, estarão ainda mais motivados”, destacou Beto.

Marcela Porto, superintendente do Ecofuturo, afirma que, com a iniciativa, o Instituto reitera a indissociabilidade dos temas educação e meio ambiente. “É no contato com a natureza que despertamos nossa consciência socioambiental e por meio da leitura acessamos conhecimento e desenvolvemos nossa imaginação. Ao conectarmos a criança com a natureza e o conhecimento, estamos construindo as bases para a formação de cidadãos responsáveis e, consequentemente, para a construção de um futuro mais sustentável”, afirma 

Atividades já começaram em escola da zona oeste da cidade
A oficina é destinada apenas ao grupo previamente inscrito e será ministrada por Michele Martins, responsável pelo Meu Ambiente, programa de Educação Socioambiental realizado desde 2010 pelo Ecofuturo. Com formato participativo, o encontro terá dinâmicas e reflexões para despertar o olhar dos participantes à promoção de leitura sobre e na natureza, apresentando o livro como um excelente instrumento para potencializar e incentivar a vivência em ambientes naturais. “O contato da criança com a natureza impacta todos os aspectos do seu desenvolvimento, inclusive a construção do respeito ao meio e de vínculos de qualidade com as outras pessoas. Alguém que tem esse contato desde cedo, se torna um adulto com mais consciência ambiental e com maior repertório sobre sustentabilidade. E a leitura contribui muito para essa formação”, explica Michele.

A Biblioteca Comunitária em implantação na EMEF Nelson Garibaldi atenderá a cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental, Educação Especial e Supletivo, além da comunidade da região. A inauguração está prevista para dezembro deste ano e parte do acervo, composto por 1 mil livros de literatura, será dedicado ao tema meio ambiente. Além dessa oficina, os participantes já realizaram formações sobre Promoção de Leitura e Gestão de Biblioteca, também oferecidas gratuitamente pelo projeto.

Sobre o projeto Biblioteca Comunitária 

A aquisição de competências de leitura e escrita são a base para a educação de qualidade e desenvolvimento da consciência crítica. Com esta visão, o projeto tem como objetivo contribuir para a implantação e qualificação de política pública de leitura e de biblioteca, para a democratização do acesso ao livro, formação de leitores e a universalização de bibliotecas no País. Em parceria com o poder público, iniciativa privada e comunidade local, o Ecofuturo trabalha na implantação de bibliotecas em escolas públicas, abertas à comunidade, e no incentivo à promoção de leitura. 

Entre os destaques, 107 bibliotecas implantadas em 12 estados; média de 6 mil atendimentos por ano em cada unidade; quatro mil pessoas formadas nos cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promotor de Leitura e realização de oficinas de gestão e sustentabilidade com representantes do poder público.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo, criado e mantido pela Suzano Papel e Celulose, acredita que é a partir da integração do homem com a natureza, do entendimento de sua relação com o todo, que a intenção se transforma em ação para mudar o presente e o futuro para melhor. Desde 1999, atua como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado, buscando contribuir para a expansão da consciência socioambiental por meio do compartilhamento de saberes, práticas de cuidado e mensuração de impactos. Mantém projetos que contribuem para o fortalecimento da prática de leitura e pela conservação do meio ambiente. Para mais informações, visite www.ecofuturo.org.br.

Mais Informações 
Edelman Significa
Lara Mengatti – (11) 3066-7766 – lara.mengatti@edelmansignifica.com
Juliana Sampaio – (11) 3060-3157 – juliana.sampaio@edelmansignifica.com

Fotos: Prefeitura de Marília / Instituto EcoFuturo

Nenhum comentário:

Postar um comentário