Image Map

17 junho 2016

A FORMA E O CONTEÚDO NA ANÁLISE DE TEXTOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Mantendo o foco na formação continuada em serviço dos professores da rede municipal de ensino Marília, a Secretaria da Educação, por meio da Equipe Pedagógica de EMEF, participou do Horário de Estudo em Conjunto na Escola Municipal Profª Edméa Braz Rojo Sola. O objetivo do encontro foi discutir as possibilidades de análise dos textos a partir de 10 (dez) elementos compositores do texto.
A preocupação maior está em trabalhar a FORMA e o CONTEÚDO do texto produzido pelas crianças, criando uma tessitura harmônica e capaz de cumprir a sua função comunicativa. Sabemos que a forma contribui para a apropriação do conteúdo.
Diante do exposto, no HEC junto com os professores, foi realizada a análise do texto: Dona Cotinha, Tom e Gato Joca - Cléo Busatto (http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/dona-cotinha-tom-gato-joca-689870.shtml) e, a partir dele, fizemos as discussões para a melhor compreensão dos elementos compositores do texto avaliados por esta Secretaria. Sendo eles: título, proposta, paragrafação, coesão, coerência, pontuação, vocabulário, estrutura (interna e externa), apresentação e ortografia.
Cumprir a função comunicativa do texto é uma das preocupações da rede municipal. Visamos a formação de leitores e produtores de textos autônomos e conscientes no uso da língua em sua prática. A Secretaria Municipal da Educação de Marília, por meio dessas ações, visa contribuir para um olhar para atento às práticas de produção textual no Ensino Fundamental. Por Silvana Paulina de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário