Image Map

07 junho 2016

Curso: "O ensino de ciências por investigação"

O décimo e último encontro do curso: “O ensino de ciências por investigação” aconteceu no dia 24 de maio na sede da Secretaria Municipal da Educação. Na ocasião, estiveram presentes os professores cursistas de Rede Municipal de Educação e a supervisora de Ensino Fundamental, Rosemary Correa Galvão de Castro Batista, que iniciou o encontro agradecendo a Profª Drª Tatiana Schneider Vieira de Moraes do Departamento de Didática da UNESP campus de Marília, pela brilhante atuação e contribuições como formadora junto aos professores que participaram do curso.

No referido encontro foi proposta a análise e discussão da Base Comum Nacional de Ciências do Ensino Fundamental I. Em pequenos grupos os cursistas foram convidados a analisar e fazer apontamentos em relação à organização dos eixos de conteúdos em cada ano escolar que, de acordo com o documento mencionado, embasarão o ensino de Ciências. Nessa tarefa, os participantes valeram-se das informações e reflexões provocadas pelo curso e ainda fizeram a relação com a Proposta Curricular, documento que regulamenta o trabalho pedagógico na Rede Municipal de Educação de Marília.

A professora cursista Viviam Brabo Perinetti socializou com o grupo um experimento realizado com seus alunos de 1º ano que busca evidenciar a fusão de cores primárias dando origem a novas tonalidades.
Por fim, foi realizada a avaliação do curso, que, com certeza, trouxe importantes contribuições na formação e qualificação dos professores da Rede Municipal, melhorando ainda mais o ensino de Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário