Image Map

17 junho 2016

O ensino da coesão

Realizamos nesta quinta-feira 16/06, a continuidade da discussão iniciada na semana passada, no HEC da EMEF Célio Corradi
Neste encontro, focalizamos os procedimentos linguísticos que permitem fazer, de um texto, um texto bem formado. Nosso objetivo foi examinar como alguns termos ou palavras formam mecanismos textuais, conhecidos como coesão textual. Enfatizamos como a ligação entre esses termos torna-se responsável por articular os sentidos de cada parte de um texto ao sentido do todo. 
Mostramos ao grupo que, metaforicamente, podemos dizer que a coesão assemelha-se à linha que costura que mantém unidas as partes de um vestido, explorando e valorizando o tecido de que é feito esse vestido. A coesão pode ser comparada, também, à cola ou ao cimento, que fazem de meros pedaços ou tijolos um objeto mais consistente e que firma o muro, a parede ou a casa.
Juntamente com a coerência, a coesão é a responsável por manter a continuidade significativa do texto; é por causa delas – da coesão e da coerência – que um texto pode ser definido como uma unidade de sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário