No dia 10 de junho de 2016 foram entregues 300 Tablets à 7 escolas da Rede Municipal de Educação de Marília, sendo 3 EMEIs (1,2, Feijão com Arroz; Sementinha e Primavera) e 4 EMEFs (Isaltino de Campos; Paulo Freire; Antônio Moral e Célio Corradi).
Os equipamentos serão utilizados por estas escolas em um Projeto Piloto que envolverá inicialmente 13 turmas de Infantil II (5 anos) da Educação Infantil, num total de 287 crianças e 16 turmas de 1º ano (6 anos) do Ensino Fundamental, num total de 305 crianças envolvidas.
A iniciativa visa garantir aos alunos o direito de acesso ao que há de mais elaborado produzido social e culturalmente. Essa garantia é expressa em documentos nacionais como as Diretrizes Curriculares. O amplo uso da tecnologia é uma característica do momento histórico que vivemos, pois ela faz parte da vida de todos nós (e de muitas crianças) por isso, não há como deixá-la fora da escola.
Temos, com este trabalho, o objetivo de oportunizar o uso social desses dispositivos móveis, a fim de que as crianças se apropriem dos modos mais elaborados de ação com esse recurso tecnológico, aprendendo e se desenvolvendo nesse processo.
Muitas crianças já fazem uso desses instrumentos tecnológicos, porém o papel da escola é ampliar as possibilidades, oferecendo experiências significativas, criando nas crianças as necessidades de:
- pesquisar para conhecer mais sobre diversos assuntos, para responder suas questões, para contribuir com um projeto da turma;
- registrar suas experiências, o que viu e aprendeu – usando diversos recursos como filmagem, fotografia, gravação de voz, edição de textos, entre outros;
- socializar o que aprendeu - desenhando, gravando, escrevendo, filmando, fotografando;
- criar utilizando recursos variados;
- ler e escrever em contextos reais de comunicação;
- jogar vivenciando desafios.
Esse trabalho possibilita, assim, a ampliação da memória e atenção voluntárias, expressão/ criação, imaginação, habilidade de pesquisar, capacidade de comunicar-se, capacidade de relacionar-se, compreensão e uso da escrita e da leitura em sua função social, pensamento/raciocínio lógico, entre outros.
Todo o trabalho será implementado a partir de orientação técnica e pedagógica aos professores para articular os recursos do equipamento ao currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Por Roselene Targa (Assistente Técnica de Área de EMEI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário