Image Map

10 junho 2016

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DOS/AS PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nos dias 17, 25, 30 e 31 de maio aconteceram os primeiros Encontros de Formação Continuada em Serviço dos/as Professores/as da Educação Infantil. Os próximos acontecerão nos meses de junho e julho, fechando o primeiro ciclo de formação. A parceria entre Rede Municipal de Educação e Universidade, representada pela Equipe Pedagógica de Emei e pela Docente da Unesp Profª Drª Elieuza Aparecida de Lima, tem oportunizado aos docentes e Equipe Gestora das escolas importantes reflexões acerca dos processos de desenvolvimento da inteligência e personalidade na infância e das atividades que melhor orientam as relações das crianças com o mundo em cada período da Educação Infantil mediadas intencionalmente pelo Professor para promoverem aprendizagens e desenvolvimento em níveis cada vez superiores.
Os encontros têm se configurado como um diálogo entre elementos teóricos e práticas pedagógicas, tendo as contribuições das Professoras Letícia de Campos Laurette, da Emei Meu Anjo e Karolyne Aparecida Ribeiro Kusunoki, da Emei Arco-íris/Equipe Pedagógica de Emei da Secretaria Municipal de Educação. São diálogos fecundos sobre a necessidade de planejar, desenvolver e avaliar as propostas realizadas com as crianças com o principal objetivo de ampliar e sofisticar suas aprendizagens e, assim, promover o seu máximo desenvolvimento. Segundo a Profª Drª Elieuza “Elas (as crianças) merecem a beleza! A escola precisa ser o lugar do belo, do sofisticado!” Sua fala primorosa possibilita a reflexão sobre a necessidade de oportunizarmos às crianças vivências que propiciem o acesso à cultura mais elaborada, isto é, ao que de melhor e mais sofisticado o ser humano produziu ao longo da história. 
As avaliações dos profissionais que participaram dos encontros reforçam a importância da formação continuada dos/as Professores/as que atuam na Educação Infantil: “Eu felicito esta iniciativa da formação durante o horário de trabalho”; “Gostei muito de pensar como a Teoria caminha com a prática no trabalho com as crianças, oportunizando a elas uma riqueza de vivências que contribuirão para o seu desenvolvimento”; “Esses momentos prazerosos de estudo resgatam o prazer dessa profissão maravilhosa que perpassa a alegria e o encantamento de ser ensinante e aprendiz”. 
Os encontros contam também com a participação dos artistas locais João Henrique Tolentino e Pedro Henrique Buske e da musicista Talita Araújo Sepulveda que propiciam a todos os participantes o acesso à cultura com belíssimas apresentações. Por Karolyne A. Ribeiro Kusunoki

Nenhum comentário:

Postar um comentário