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25 abril 2014

A apropriação da Língua Escrita em suas diferentes etapas

No dia 22 de abril, terça-feira, ocorreu o 5º encontro de coordenadores e professores dos 4ºs e 5ºs anos da rede municipal de Marília na sede da Secretaria da Educação. O objetivo foi refletir e discutir como se dá os processos de ensino e aprendizagem da escrita pela criança nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Lembrando que estes momentos visam possibilitar aos professores participantes, momentos de formação e reflexão sobre a língua materna com foco na integração entre o domínio conceitual dos conteúdos à abordagem metodológica-prática dos mesmos e a significação desses junto aos alunos. Os participantes do encontro apresentaram suas ideias e preocupações no que se refere à análise e produção de textos dos alunos nesta faixa etária. Percebe-se uma grande preocupação dos professores em pensar no aprendizado do aluno a partir das experiências pessoais como docentes, mas também, junto com os colegas de profissão, buscar alternativas para melhor atender as necessidades das crianças e as exigências da sociedade.

"Tem gente que sabe dizer o que quer escrever, mas só consegue dizer; tem gente que escreve para o leitor adivinho; tem aqueles que acham difícil organizar as informações; há ainda os que escrevem, não convencem, e pensam que o texto ficou ótimo; outros tentam impressionar com palavras “difíceis”. É... escrever um bom texto não é fácil. Mas tem gente que aprende a escrever melhor, seja um relatório, projeto, e-mail para tratar de negócios ou um simples bilhete". Fonte

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