O que é o projeto
O projeto Khan Academy nas escolas é uma parceria entre a Fundação Lemann e a Khan Academy, com apoio do Instituto Natura, Instituto Península, ISMART e Fundação Telefônica.
O projeto tem como objetivo contribuir com o aprendizado de matemática de alunos de escolas públicas brasileiras, com uso de tecnologia. Atualmente, cerca de 10 mil alunos, em seis cidades diferentes – São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André, Lençóis Paulista, no estado de São Paulo, além de Rolândia, no Paraná e Sobral, no Ceará – utilizam a plataforma com vídeo-aulas, exercícios e relatórios de acompanhamento para professores. Esse conjunto de recursos permite a personalização do ensino, porque auxilia professores a trabalhar as dificuldades, demandas e potenciais individuais. Os professores podem intervir com os alunos que apresentam mais dificuldade ou estimular quem já pode avançar para o próximo assunto. Ninguém fica para trás.
Em 2013, a plataforma esteve restrita apenas às escolas integrantes do projeto. Em 2014, estará aberta para todos, de forma gratuita, na internet. Mesmo assim, o projeto Khan Academy nas escolas irá continuar ampliando as parcerias, com o objetivo de acompanhar de perto, orientar e dar apoio às redes participantes para utilização da plataforma.
Como funciona
A Fundação Lemann acredita que ferramentas como a Khan Academy podem contribuir com o aprendizado dos estudantes de várias formas. Uma delas é a implementação em escolas, integrando tecnologia ao currículo, planejamento e objetivos de aprendizagem.
O projeto prevê formação inicial e continuada de todos os educadores envolvidos com as turmas participantes. Pode ser implementado em sala de aula ou nos laboratórios de informática (ver critérios de elegibilidade), preferencialmente durante as aulas de matemática. A plataforma possui vídeos e exercícios para todo o Ensino Fundamental I, podendo ser utilizada pelos professores da forma como acharem mais interessante, a depender de seus objetivos.
Público alvo
Alunos e professores dos 3ºs, 4ºs, 5ºs, 6ºs, 7ºs, 8º e 9ºs anos. Será dada preferência para as turmas de 3º a 6º anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário