Refletindo juntos, mais uma vez, professores de 1º, 2º e 3ºs anos do Ensino Fundamental e professores coordenadores se reuniram, na sede da Secretaria Municipal da Educação de Marília, para participar do segundo encontro da oficina destinada à discussões sobre os processos de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O encontro abordou questões relacionadas à descoberta do texto.
Objetivando embasar o professor, para que ele possa desafiar os alunos à leitura e colocar a criança numa verdadeira situação de descoberta de texto, a organização das discussões retomou conceitos e abordagens. Com a finalidade de proporcionar ao aluno tornar-se capaz de “tomar conhecimento de um texto gráfico desconhecido”, partindo da perspectiva do educador francês Élie Bajard, juntos repensamos a responsabilidade da escola em ensinar a criança a compreender o texto.
Como fazer a descoberta do texto
|
1. A escolha do texto: deve ser instigante,
desconhecido, que não tenha sido lido e nem escutado;
2. Exposição: apresentado em um cartaz, data show
ou flipchart;
3. O encontro: o texto é revelado aos alunos, de
maneira que o primeiro contato seja visual e silencioso - "leitura pelos
olhos, e pensamento";
4. Pergunta inicial: Do que trata esse texto?
5. Exploração do texto: perguntas específicas e
os alunos justificam suas respostas dentro do texto - "como você sabe?
Mostre onde aparece essa palavra no texto" - sublinhar, marcar,
circular, comparar, fazer flechas etc.
6. Fechamento: o professor avalia o interesse
para fechar com uma síntese resgatando as pistas deixadas.
7. Texto ao vivo: depois de compreender o texto
previamente, o prof. pode fazer a transmissão vocal e depois pedir que alguma
criança também o faça.
Bajard (2012)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário