“Defino a avaliação da aprendizagem como um ato amoroso, no sentido de que a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo”. Cipriano Carlos Luckesi
No dia 23/04/14 reuniram-se, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, as professoras coordenadoras de EMEF e EMEFEI com o objetivo de preparar a reunião do Conselho de Classe que acontecerá nesta sexta-feira, dia 25/04/14, em todas as Unidades Escolares. Entre outros assuntos tratados, retomamos temas já abordados anteriormente, tais como:
Definição - O Conselho de Classe é um órgão colegiado, presente na organização da escola, em que os vários professores que atuam nos diversos anos (1º ao 5º), juntam-se a equipe pedagógica, para refletir e avaliar o desempenho pedagógico dos alunos das diversas turmas, anos a cada bimestre.
Função - Trocar informações sobre cada classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões metodológicas da escola.
Vantagens - Favorece a integração entre professores, a análise do currículo e a eficácia das propostas e facilita a compreensão dos fatos pela troca de pontos de vista entre os docentes.
Atenção - Os professores são orientados pela equipe gestora a fazer observações objetivas e não rotular o aluno. Enfatizamos a necessidade da equipe tomar cuidado para que a reunião não vire só uma confirmação de aprovação ou reprovação dos alunos, mas sobretudo, que as discussões efetuadas possam contribuir para a melhoria e o avanço da aprendizagem de cada criança.
Planejamento - Como cada Unidade Escolar conhece antecipadamente a quantidade de alunos que farão parte das discussões do Conselho, orientamos as professoras coordenadoras a organizar os materiais, tempo e espaço a fim de otimizar o trabalho e possibilitar e facilitar a participação. Todos devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos problemas
Análise - O resultado final deve levar a um consenso em relação às intervenções necessárias no processo de ensino e aprendizagem e a avaliação final do aluno.
Como utilizar as informações - Discutimos a importância de utilizar essas reuniões como ferramenta de autoanálise. A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária como no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário.
Arquivo utilizado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário